segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Mais três bairros ganharão Coleta Seletiva

Gradativamente, mais três bairros vêm sendo contemplados pela Coleta Seletiva, da Prefeitura de Uberlândia. 

As próximas localidades beneficiadas serão os bairros Martins, Bom Jesus e Osvaldo Rezende que estão recebendo as orientações dos servidores da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. 

A previsão é que até abril o projeto se consolide nesses locais. Antes da coleta se efetivar, em uma nova região, a Secretaria realiza visitas de casa em casa para explicar o funcionamento aos moradores.

Em determinados dias da semana, um ecocaminhão passa pelas ruas para recolher os materiais separados (papel, plástico, vidro e metal), conhecidos como lixo seco. Para ser diferenciado da coleta comum, o veículo é plotado com a logomarca da coleta seletiva e emite uma sonorização peculiar. Dessa maneira, os moradores sabem que o caminhão está passando próximo à residência e colocam o saco com os materiais recicláveis na lixeira.

Ao todo, 13 bairros já consolidaram a Coleta Seletiva. São eles, Centro, Daniel Fonseca, Dona Zulmira, Fundinho, Luizote de Freitas, Mansour, Nosso Lar, Jardim Patrícia, Roosevelt, Santa Mônica, Segismundo Pereira, Tibery e Tabajaras.

Todo o lixo recolhido durante a operação será encaminhado às entidades parceiras da prefeitura na reciclagem de lixo: Associação dos Recicladores e Catadores Autônomos de Uberlândia (Arca), Cooperativa dos Recicladores de Uberlândia (Coru) e Associação dos Coletores de Plástico, Pets, PVC e Outros Materiais Recicláveis (Acopppmar).

 "A proposta é facilitar a separação e a destinação do material para reciclagem. O projeto consolida o sistema municipal de gerenciamento de resíduos, formado por outros projetos como o Cidade Limpa e os Ecopontos", explicou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Wilmar Ferreira.

Encontre aqui um EcoPonto em Uberlândia

Secom PMU