Gradativamente, mais três bairros vêm sendo contemplados pela Coleta Seletiva, da Prefeitura de Uberlândia.
As próximas localidades beneficiadas serão os bairros Martins, Bom Jesus e Osvaldo Rezende que estão recebendo as orientações dos servidores da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.
A previsão é que até abril o projeto se consolide nesses locais. Antes da coleta se efetivar, em uma nova região, a Secretaria realiza visitas de casa em casa para explicar o funcionamento aos moradores.
Em determinados dias da semana, um ecocaminhão passa pelas ruas para recolher os materiais separados (papel, plástico, vidro e metal), conhecidos como lixo seco. Para ser diferenciado da coleta comum, o veículo é plotado com a logomarca da coleta seletiva e emite uma sonorização peculiar. Dessa maneira, os moradores sabem que o caminhão está passando próximo à residência e colocam o saco com os materiais recicláveis na lixeira.
Ao todo, 13 bairros já consolidaram a Coleta Seletiva. São eles, Centro, Daniel Fonseca, Dona Zulmira, Fundinho, Luizote de Freitas, Mansour, Nosso Lar, Jardim Patrícia, Roosevelt, Santa Mônica, Segismundo Pereira, Tibery e Tabajaras.
Todo o lixo recolhido durante a operação será encaminhado às entidades parceiras da prefeitura na reciclagem de lixo: Associação dos Recicladores e Catadores Autônomos de Uberlândia (Arca), Cooperativa dos Recicladores de Uberlândia (Coru) e Associação dos Coletores de Plástico, Pets, PVC e Outros Materiais Recicláveis (Acopppmar).
"A proposta é facilitar a separação e a destinação do material para reciclagem. O projeto consolida o sistema municipal de gerenciamento de resíduos, formado por outros projetos como o Cidade Limpa e os Ecopontos", explicou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Wilmar Ferreira.
Encontre aqui um EcoPonto em Uberlândia
Secom PMU