Mais de 700 árvores dos canteiros laterais da avenida Rondon Pacheco estão sendo replantadas em outras áreas da cidade. A medida faz parte das obras da Nova Rondon, projeto que integra o conjunto de intervenções viárias e urbanísticas do programa Uberlândia Integrada, idealizado pela Administração Municipal.
Já receberam espécies retiradas da avenida locais como Córrego do Carvão, Parque Linear do Rio Uberabinha e rotatórias de acesso ao aeroporto. A remoção e o transporte são feitos pela empreiteira responsável pelas obras da Nova Rondon, enquanto que o replantio fica por conta do Horto Municipal, que também monitora o desenvolvimento das espécies.
Para fazer as modificações, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente elaborou um levantamento sobre as árvores plantadas na avenida. Foram identificadas espécies de chorão, ipê, jasmin-manga, pata de vaca, pau-ferro, resedá, sibipiruna, entre outras. A partir do diagnóstico, a Secretaria definiu os pontos mais adequados para comportar cada tipo.
Os trabalhos serão concluídos no início de 2012. Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Raquel Mendes, todas as condições sanitárias das árvores são respeitadas no processo. "Houve um cuidado para as espécies replantadas continuarem exercendo suas funções, tanto para tornar o clima agradável quanto para ajudar a conter a água que se infiltra no solo", disse.
Ainda de acordo com a secretária de Meio Ambiente, a recomposição da área verde na Rondon Pacheco ocupará uma faixa junto à ciclovia que será implantada. "Plantaremos cerca de 800 mudas de ipês amarelo, branco e rosa, criando uma paisagem com as árvores que permanecerem sem prejudicar o acesso de veículos. O canteiro central também terá um enriquecimento paisagístico, com poda das árvores existentes e plantio de espécies ornamentais para não comprometer a iluminação concentrada naquele ponto", acrescentou.
Nova Rondon
Com investimentos de R$ 48 milhões da Prefeitura de Uberlândia, em parceria com o Governo de Minas, o projeto Nova Rondon contempla obras de drenagem pluvial, pavimentação, urbanização, sinalização e iluminação da via.
A avenida passará a contar com cinco pistas, sendo quatro de rolagem e uma para estacionamento em cada lado, assim como a substituição de retornos à esquerda por alças de retorno à direita. Pedestres e ciclistas também serão beneficiados com a construção de faixas elevadas para travessia de pedestres e calçadão de seis metros de largura, com ciclovia e áreas verdes.
Além de beneficiar mais de 140 mil pessoas que passam diariamente pela via, o projeto complementa as obras de requalificação do Centro. O intuito é dar mais fluidez ao trânsito e diminuir o risco de acidentes.
via Secom PMU
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