O objetivo é orientar e esclarecer, buscando reduzir o número de acidentes envolvendo a comunidade em situações corriqueiras, através de simples cuidados e atenção. Os desenhos retratam situações de risco envolvendo cabos partidos, pipas, manuseio de antenas e materiais de construção civil em contato ou próximos à rede elétrica.
Essa prática faz parte da busca constante de alternativas para elevar o grau de conhecimento da população sobre esse produto, a energia, que é entregue continuamente a quase sete milhões de clientes no Estado.
Outras ações, com a mesma finalidade, são realizadas ao longo do ano, como parte da Campanha Externa de Prevenção de Acidentes com a População – Cepap, através de palestras em escolas, construção civil, igrejas e encontros comunitários em parceria com as prefeituras, além de blitze no trânsito.
O projeto acontece em todo o Estado. Na região, além de Uberlândia, a iniciativa está presente em Araguari, Ituiutaba, Tupaciguara, Indianópolis, Cascalho Rico, Centralina, Monte Alegre de Minas, Araporã, Prata, Campina Verde, Ipiaçú, Canápolis, Capinópolis, Cachoeira Dourada, Gurinhatã e Santa Vitória.
Como funciona
A Cemig busca, no mercado local, artista plástico, pintor ou outro profissional com experiência comprovada e que já desenvolva trabalhos na cidade. Os desenhos seguem uma política de comunicação da Empresa com questões relacionadas à segurança de terceiros.
Segurança em casa
· Ao manusear trilhos de cortinas ou qualquer objeto semelhante, fique atento para que eles não saiam pelas janelas e encostem nos cabos da rede elétrica.
· Nunca instale antenas de TV e rádio debaixo ou próximo da rede elétrica e esteja certo de que elas não irão tocar na rede elétrica em caso de queda.
· Não faça "gatos" ou instalações clandestinas na rede elétrica. Além de ilegais, eles sobrecarregam o sistema elétrico e podem provocar acidentes.
Segurança na construção civil
· Antes de transportar ou manusear vergalhões, tábuas, canos e calhas verifique a distância da rede elétrica em relação à obra e, se necessário, instale barreiras protetoras.
· Quando for operar guindastes, caminhões, caçambas, gruas e retroescavadeiras tome cuidado com as redes aéreas e subterrâneas.
· Ao içar ou descer materiais através de carretilhas, roldanas, elevadores ou guinchos tenha cuidado para não tocar na rede elétrica.
Segurança no campo
· Ao fazer sua instalação elétrica rural, não coloque postes debaixo da rede da Cemig.
· Cercas próximas à rede elétrica devem ser seccionadas e aterradas em vários pontos. O aterramento conduz a energia para o solo e reduz o risco de choque.
· Não faça queimadas debaixo da rede elétrica. O fogo pode atingir a rede elétrica e causar interrupção de energia a cidades inteiras.
Mesmo com esses cuidados outros fatores podem provocar danos à rede elétrica, como chuvas, raios e sobrecargas. Nesses casos, ligue para o Fale com a Cemig - telefone 116, a ligação é gratuita. A Agência Virtual, disponível no site da Cemig (www.cemig.com.br), também oferece diversos serviços com conforto e segurança.
Ivan Magela Rodrigues | Cemig
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.