Com a idéia de comunicar, de forma agradável, mas eficaz, os cuidados que a população deve ter com a energia elétrica, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig está produzindo painéis educativos com temas ligados à segurança com a eletricidade em situações cotidianas. A iniciativa está presente nos muros de 10 escolas estaduais e municipais de Uberlândia e na subestação Uberlândia 6, localizada no bairro Vigilato Pereira.
O objetivo é orientar e esclarecer, buscando reduzir o número de acidentes envolvendo a comunidade em situações corriqueiras, através de simples cuidados e atenção. Os desenhos retratam situações de risco envolvendo cabos partidos, pipas, manuseio de antenas e materiais de construção civil em contato ou próximos à rede elétrica.
Essa prática faz parte da busca constante de alternativas para elevar o grau de conhecimento da população sobre esse produto, a energia, que é entregue continuamente a quase sete milhões de clientes no Estado.
Outras ações, com a mesma finalidade, são realizadas ao longo do ano, como parte da Campanha Externa de Prevenção de Acidentes com a População – Cepap, através de palestras em escolas, construção civil, igrejas e encontros comunitários em parceria com as prefeituras, além de blitze no trânsito.
O projeto acontece em todo o Estado. Na região, além de Uberlândia, a iniciativa está presente em Araguari, Ituiutaba, Tupaciguara, Indianópolis, Cascalho Rico, Centralina, Monte Alegre de Minas, Araporã, Prata, Campina Verde, Ipiaçú, Canápolis, Capinópolis, Cachoeira Dourada, Gurinhatã e Santa Vitória.
Como funcionaA Cemig busca, no mercado local, artista plástico, pintor ou outro profissional com experiência comprovada e que já desenvolva trabalhos na cidade. Os desenhos seguem uma política de comunicação da Empresa com questões relacionadas à segurança de terceiros.
Segurança em casa· Ao manusear trilhos de cortinas ou qualquer objeto semelhante, fique atento para que eles não saiam pelas janelas e encostem nos cabos da rede elétrica.
· Nunca instale antenas de TV e rádio debaixo ou próximo da rede elétrica e esteja certo de que elas não irão tocar na rede elétrica em caso de queda.
· Não faça "gatos" ou instalações clandestinas na rede elétrica. Além de ilegais, eles sobrecarregam o sistema elétrico e podem provocar acidentes.
Segurança na construção civil· Antes de transportar ou manusear vergalhões, tábuas, canos e calhas verifique a distância da rede elétrica em relação à obra e, se necessário, instale barreiras protetoras.
· Quando for operar guindastes, caminhões, caçambas, gruas e retroescavadeiras tome cuidado com as redes aéreas e subterrâneas.
· Ao içar ou descer materiais através de carretilhas, roldanas, elevadores ou guinchos tenha cuidado para não tocar na rede elétrica.
Segurança no campo· Ao fazer sua instalação elétrica rural, não coloque postes debaixo da rede da Cemig.
· Cercas próximas à rede elétrica devem ser seccionadas e aterradas em vários pontos. O aterramento conduz a energia para o solo e reduz o risco de choque.
· Não faça queimadas debaixo da rede elétrica. O fogo pode atingir a rede elétrica e causar interrupção de energia a cidades inteiras.
Mesmo com esses cuidados outros fatores podem provocar danos à rede elétrica, como chuvas, raios e sobrecargas. Nesses casos, ligue para o Fale com a Cemig - telefone 116, a ligação é gratuita. A Agência Virtual, disponível no site da Cemig (
www.cemig.com.br), também oferece diversos serviços com conforto e segurança.
Ivan Magela Rodrigues | Cemig