segunda-feira, 30 de maio de 2011

Festival de Fotografia do Cerrado terá participação da comunidade

A partir de terça (31) começam as atividades. Serão cursos, palestras, workshops e exposições.

Além da capacitação de fotógrafos através do congresso técnico, o Festival de Fotografia do Cerrado, cuja proposta também é estimular a interação com a comunidade, proporcionará ao longo dos próximos dias diversas atividades gratuitas em Uberlândia. Um dos eventos de maior destaque é a "II Mostra Mineira de Fotografia", uma exposição realizada em parceria com o Festival de Tiradentes que estará aberta ao público no SESC Minas Unidade UBERLÂNDIA, a partir do dia 06 de junho, das 10h às 18h.

De acordo com a diretora do SESC Minas Unidade UBERLÂNDIA, Roseane Cence Lopes, o Festival tem o objetivo de fornecer formação continuada ao profissional e ao mesmo tempo sensibilizar a população para a importância do olhar por meio da fotografia. "Pretendemos consolidar Uberlândia como uma referência na capacitação de fotógrafos e oferecer à comunidade a oportunidade de ter contato com esse meio", afirma Roseane.

Confira abaixo a programação gratuita. As inscrições para todas as atividades devem ser feitas pelo site:  www.cerradoemfoco.com.br

Curso Básico de Fotografia "Luzes Noturnas"

 De 31 de maio a 02 de junho - 19h às 22h no SESC Minas Unidade UBERLÂNDIA, Rua Benjamin Constant, 844.

Objetivo: ensinar alguns preceitos básicos da fotografia (tais como: enquadramento, luz e outros), o manuseio da máquina e a técnica de fotografia noturna.

Requisitos: qualquer pessoa da comunidade que tenha uma máquina fotográfica reflex (máquina que tem opção de ser operada no manual, controle de abertura e de velocidade da lente.). Sairá uma van às 19h do SESC com destino a diversos pontos da cidade para a fotografia noturna.

Palestra "A fotografia contemporânea brasileira"

Dia 06 de junho - 20h30 no SESC Minas Unidade UBERLÂNDIA

Ministrante: Eugênio Sávio

Objetivo: Apresentação de fotógrafos brasileiros que estão se destacando na fotografia no Brasil e no Mundo, tratando de questões estéticas e mercadológicas

Workshop "Do Portfólio à Exposição"

Dias 04 (das 13h às 17h) e 05 (das 8h às 17h) de junho no SESC Minas Unidade UBERLÂNDIA

Ministrante: Tibério França

Objetivo: Curso com abordagem teórica sobre a II Mostra Mineira de Fotografia

PHOTOCHOPP no Mercado Municipal

Nos dias 08 e 09 de junho a partir das 20h os bares do mercado municipal vão respirar fotografia. Nestes espaços, além de conferir obras de diversos fotógrafos, os participantes terão a oportunidade de bater um bom papo regado a chopp e a música de Calvino com interpretações de grandes nomes da MPB.

Varal Fotográfico no Mercado Municipal

09 de junho a partir das 20h

É um espaço destinado à comunidade em geral, para exposição de imagens fotográficas diversas e com temas variados. Além dos varais de exposições, haverá a atividade denominada "Foto Escambo",  que visa a troca de fotografias entre os participantes como forma de incentivar o colecionismo.

Projeções de fotografias no Mercado Municipal

08 de junho

20h00 - Projeção de fotos de diversos artistas

Tema: "Patrimônio - Um olhar sobre o Mercado Municipal"

21h00 - Projeção de Fotografias "Luzes Noturnas"

Mostra dos resultados do Workshop de Fotografia digital


09 de junho

20h00 - Álbum de Família

Projeção de imagens do cotidiano familiar enviadas por membros da comunidade

21h00 – Vestígios da impermanência

Artistas convidados que demonstrarão através de suas imagens a impermanência da imagem eletrônica e digital. 

Douglas Luzz | Ciclo

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa