Com apresentação da Petrobras e realização do SESI FIEMG, depois de passar por Ituiutaba, o Grupo Galpão segue sua Turnê Triângulo – Alto Paranaíba por Uberlândia, com uma programação intensa, toda gratuita, que traz o espetáculo “De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão”, bate-papo e oficina. Depois o grupo continua por Uberaba (13 e 14/11) e Patos de Minas (15 e 16/11).
De Tempo Somos - Grupo Galpão
Crédito da foto: Guto Muniz
www.focoincena.com.br
|
O sarau musical “De Tempo Somos - um sarau do Grupo Galpão”, dirigido por Lydia Del Picchia e Simone Ordones, será apresentado no dia 11, sexta-feira, no SESI Uberlândia - Escola Guiomar De Freitas Costa (Rua Ernesto Vicentini, 231 – Bairro Presidente Roosevelt). Tel.: (34) 3228-5200, e no dia 12/11, sábado, 18h, no Pátio do Teatro Municipal (Av. Rondon Pacheco, s/n, Tibery). A classificação indicativa é livre.
O bate-papo com o Grupo Galpão acontecerá no dia 11/11, sexta-feira, entre 14h às 16h, na FIEMG – Regional Vale do Paranaíba (Av. João Naves de Ávila, 206 – Centro). O acesso é gratuito. A oficina com o Grupo Galpão será no dia 12/11, das 9h às 13h, na Escola SESI (Rua Ernesto Vicentini, 245 - Pres. Roosevelt). Inscrições gratuitas até 08/11 pelo site: www.grupogalpao.com.br. Dúvidas: oficina.grupogalpao@gmail.com ou pelo tel.: (34) 3230 5200.
Toda a programação do Grupo Galpão em Uberlândia é gratuita e é apresentada pela Petrobras e realizada pelo SESI FIEMG.
“De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão”
Direção: Lydia Del Picchia e Simone Ordones
Crítica: “Sarau Literário celebra o eterno namoro entre o grupo e o público. (...) Chegou a vez de a música ser protagonista, e ela tem missão especial: de fazer viajar no tempo. (...) (O espetáculo) faz o Galpão, com leveza, rir de si mesmo. E se confraternizar com a própria história.” (Jornal Estado de Minas – Carolina Braga - 2014)
Sobre o espetáculo
Uma cantoria de atores à beira-rio, durante uma das turnês da companhia pelo Vale do Jequitinhonha, foi inspiração para a criação do novo trabalho do Grupo Galpão. Com direção de Lydia Del Picchia e Simone Ordones, o experimento foge ao rótulo de um espetáculo, lançando aos atores do grupo o desafio de se reinventar em cena e na relação com o público. Mais próximo de um sarau literário musical, “De Tempo Somos” traduz um sonho antigo do Galpão de celebrar, em formato prático e reduzido, o encontro da música com o teatro, que se tornou uma marca do grupo, em mais de 30 anos de história.
Com direção musical e arranjos de Luiz Rocha, os atores cantam e executam, ao vivo, 25 canções de trabalhos mais antigos como “Corra enquanto é tempo” (1988) e “Álbum de Família” (1990), passando por “Romeu e Julieta” (1992), “Um Moliére Imaginário” (1997), “Partido” (1999), até espetáculos mais recentes como “Tio Vânia” e “Eclipse” (ambos de 2011), além de músicas que surgiram em workshops internos e que chegam a público pela primeira vez. “A cantoria é a celebração do encontro, da festa, da disposição para seguir em frente (apesar de tudo que nos faz pender para o chão!), do espírito libertário e contestador inerente a toda reunião festiva”, explica Lydia Del Picchia.
A etimologia da palavra “recordar”, que vem do latim “recordis”, significa passar de novo pelo coração. Segundo Simone Ordones, várias músicas que marcaram o repertório de espetáculos do grupo são revisitadas e recontextualizadas: “o foco desse sarau não é nostálgico, mas visa o futuro, o que está por vir; celebra o que foi feito para apontar possíveis caminhos para o futuro”, explica.
A cantoria vem acompanhada de textos escolhidos por Eduardo Moreira e Lydia Del Picchia que falam da passagem do tempo e do estado embriagado e libertador que é inerente à criação artística. Reflexões e poemas de Eduardo Galeano, Anton Tchékhov, Olga Knipper, Calderón de la Barca, Charles Baudelaire, Manuel Bandeira, Nelson Rodrigues, Jack Kerouac, Paulo Leminski e José Saramago compõem esse caleidoscópio em que os atores do Galpão compartilham, com o público, suas indagações e vivências artísticas.
Elenco
Antonio Edson
Beto Franco
Eduardo Moreira
Fernanda Vianna
Júlio Maciel
Luiz Rocha (ator convidado)
Lydia Del Picchia
Paulo André
Simone Ordones
*Inês Peixoto (atriz curinga)
Equipe de Criação
Direção: Lydia Del Picchia e Simone Ordones
Direção musical, arranjos e trilha sonora: Luiz Rocha
Pesquisa de texto: Eduardo Moreira
Figurino: Paulo André
Preparação vocal: Babaya
Preparação corporal: Fernanda Vianna
Iluminação: Rodrigo Marçal
Design sonoro: Vinícius Alves
Aulas percussão: Sérgio Silva
Assessoria na cena “A Carteira”: Diego Bagagal
Assessoria de iluminação: Chico Pelúcio
Revisão de textos: Arildo de Barros
Voz em off: Teuda Bara
Arranjos baseados em arranjos originais de Babaya, Ernani Maletta e Fernando Muzzi, do repertório musical do Grupo Galpão.
Fragmentos de textos: Eduardo Galeano, Charles Baudelaire, Olga Knipper, Jack Kerouak, Nelson Rodrigues, Anton Tchékhov, José Saramago, Paulo Leminski e Calderón de La Barca.
Agradecimentos: Carlos Del Picchia, Cia. Pierrot Lunar, Coven, Fernanda Werneck, Liliane Rebehy, Marcelo Alvarenga, Márcio Medina, Milton Nascimento, Mônica Ribeiro, Suzana Bastos, Tim Rescala e Wilson Lopes. Agradecemos especialmente a Babaya, Ernani Maletta e Fernando Muzzi, que foram responsáveis pela introdução e desenvolvimento da música em nosso teatro.
Oficina
(Acesso gratuito mediante inscrição/seleção)
Encontro com o Grupo Galpão
A oficina propõe fazer uma exposição de alguns princípios artísticos que norteiam a prática dos atores do Galpão. Com exercícios e jogos de sensibilização, atenção e concentração, o trabalho busca trazer o ator para o jogo com o outro, numa presença viva que se realiza sempre no momento do aqui e do agora. Estimulando a ludicidade a partir de jogos coletivos, a oficina celebra a prática do teatro como uma construção essencialmente coletiva.
Duração: 4 horas
Público-alvo: atores, estudantes de artes cênicas e interessados em teatro
Faixa etária: a partir de 16 anos
Vagas limitadas: 20
Informações e inscrições até 8/11: www.grupogalpao.com.br
Dúvidas: oficina.grupogalpao@gmail.com ou pelo tel.: (34) 3230 5200.
Bate-papo
(acesso gratuito)
Bate-Papo com o Grupo Galpão
Exposição sobre a história e os principais dilemas e soluções encontradas na trajetória de construção e de consolidação do Grupo Galpão. Haverá exibição de vídeo, com imagens das 23 montagens realizadas pelo grupo, em seus 34 anos de existência, que ilustram e testemunham as transformações e a evolução de um dos trabalhos artísticos mais reconhecidos e celebrados no país como o do Grupo Galpão.
Duração: 2 horas
Público alvo: atores, estudantes de artes cênicas e público em geral
Faixa etária: a partir de 16 anos
Galpão e Petrobras
O Grupo Galpão conta com o patrocínio da Petrobras há 14 anos. Foram muitos espetáculos montados, temporadas nacionais, turnês por todas as regiões do Brasil e presença em festivais proporcionados por essa parceria. A Petrobras sempre apostou no compromisso do Galpão: reinventar a vida através da arte, possibilitando ao maior número de pessoas a vivência do teatro como alegria e transformação.
O SESI FIEMG e a turnê Triângulo e Alto Paranaíba
O Serviço Social da Indústria – SESI, com 70 anos completados em 2016, atua nas áreas de Educação, Esporte, Responsabilidade Social, Saúde e Cultura, levando qualidade de vida ao trabalhador da indústria e à sociedade objetivando o crescimento econômico e social.
Com o tema “Se fizermos juntos, podemos fazer muito”, a campanha publicitária de 2016 do Sistema FIEMG demonstra o compromisso da entidade de, junto com o Grupo Galpão, realizar o acesso e a democratização da cultura no estado de Minas Gerais.
Atores do Grupo Galpão
Antonio Edson
Arildo de Barros
Beto Franco
Chico Pelúcio
Eduardo Moreira
Fernanda Vianna
Inês Peixoto
Júlio Maciel
Lydia Del Picchia
Paulo André
Simone Ordones
Teuda Bara
Equipe do Grupo Galpão
Conselho executivo
Beto Franco
Eduardo Moreira
Fernando Lara
Gilma Oliveira
Lydia Del Picchia
Gerência executiva – Fernando Lara
Coordenação de produção – Gilma Oliveira
Coordenação de planejamento – Aline Pereira
Coordenação de comunicação – Beatriz França
Coordenação administrativa – Wanilda D’artagnan
Coordenação técnica e iluminação – Rodrigo Marçal
Produção executiva – Beatriz Radicchi
Cenotécnico – Helvécio Izabel
Sonorização – Fábio Santos
Analista de comunicação – Ana Carolina Diniz
Assistente de planejamento – Soraya Monteiro
Assistente financeiro – Cláudio Augusto
Assistente financeiro – Cleber Bordinhon
Assistente administrativa – Andréia Oliveira
Auxiliar técnico – William Teles
Recepção – Cídia Edvânia Santos
Serviços gerais – Andréa Pereira
Consultoria de planejamento – Romulo Avelar
Assessoria jurídica – Drummond & Neumayr Advocacia
Gestão financeira de projetos – Artmanagers
Assessoria contábil – Maurício Silva
A Petrobras é patrocinadora do Grupo Galpão
O SESI FIEMG é realizador da turnê Triângulo e Alto Paranaíba
Michele Borges | Ciclo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.