segunda-feira, 20 de maio de 2013

Exposição Pétalas de Rosa Pires na Galeria Virmondes



Pétalas

Neste trabalho que é na realidade  um "resgate" de trabalhos anteriores,  represento partes de mim  em "minhas pétalas" .

Nele me visto de Rosa e me sinto completamente desnuda.

Muitas destas pétalas que surgiram no decorrer de minha  vida; marcaram fases... desenhos com ou sem  títulos  que afinal encontraram sua busca...

O Anônimo..O Louco..e muitos mais...e   alguns outros, guardados dentro  de mim e  debaixo do meu guarda roupa.

É..simplesmente complicada mente porém, unicamente  sou   Rosa  Pires, não poderia ser diferente. 

Em meu sarcástico mundo de doido  e nesse, o  encontro.

Há a figura humana bem feita feia e nesta, minha lógica.

De Rosa, solitária como o verme , por escolha própria.

Pétalas despertá-las onde for, onde estiver, que não, sim poética!!!                                                                        

Rosa Pires

Pétalas
Nesta exposição Rosa Maria Pires nos apresenta: “Pétalas.” Trata-se de uma obra aonde a artista resgata assuntos que foram tema durante sua trajetória. A autenticidade e irreverência são a marca registrada de seus trabalhos. Rosa Pires se define na poesia que abre a exposição: “represento partes de mim, minhas pétalas”. 

A artista expressionista escolheu  na maioria de seus trabalhos   o pastel seco  sob papel para representar sua visão do homem e da sociedade. Ela imprime em seus desenhos um pouco do seu mundo consciente e subconsciente e nos revela por entre  traços soltos diversos graus de realidade. 

É impossível contemplar uma obra sua e ficar indiferente. Há sempre um mistério, uma crítica ou um questionamento presente. Para Rosa essa é a função primordial da arte. Sua obra possui tons alegres e às vezes macabros, mas todos possuem profundidade.

Uma coisa é certa, visitar esta exposição se faz mister. É uma ótima oportunidade de conhecer o trabalho inconfundível de Rosa Pires e correr o risco de voltar pra casa com um enigma na cabeça.
                                 
Hermínio Pires