Pétalas
Neste trabalho que é na realidade um "resgate" de trabalhos anteriores, represento partes de mim em "minhas pétalas" .
Nele me visto de Rosa e me sinto completamente desnuda.
Muitas destas pétalas que surgiram no decorrer de minha vida; marcaram fases... desenhos com ou sem títulos que afinal encontraram sua busca...
O Anônimo..O Louco..e muitos mais...e alguns outros, guardados dentro de mim e debaixo do meu guarda roupa.
É..simplesmente complicada mente porém, unicamente sou Rosa Pires, não poderia ser diferente.
Em meu sarcástico mundo de doido e nesse, o encontro.
Há a figura humana bem feita feia e nesta, minha lógica.
De Rosa, solitária como o verme , por escolha própria.
Pétalas despertá-las onde for, onde estiver, que não, sim poética!!!
Rosa Pires
Pétalas
Nesta exposição Rosa Maria Pires nos apresenta: “Pétalas.” Trata-se de uma obra aonde a artista resgata assuntos que foram tema durante sua trajetória. A autenticidade e irreverência são a marca registrada de seus trabalhos. Rosa Pires se define na poesia que abre a exposição: “represento partes de mim, minhas pétalas”.
A artista expressionista escolheu na maioria de seus trabalhos o pastel seco sob papel para representar sua visão do homem e da sociedade. Ela imprime em seus desenhos um pouco do seu mundo consciente e subconsciente e nos revela por entre traços soltos diversos graus de realidade.
É impossível contemplar uma obra sua e ficar indiferente. Há sempre um mistério, uma crítica ou um questionamento presente. Para Rosa essa é a função primordial da arte. Sua obra possui tons alegres e às vezes macabros, mas todos possuem profundidade.
Uma coisa é certa, visitar esta exposição se faz mister. É uma ótima oportunidade de conhecer o trabalho inconfundível de Rosa Pires e correr o risco de voltar pra casa com um enigma na cabeça.
Hermínio Pires