quinta-feira, 16 de maio de 2013

Evento gratuito debate o apagão de talentos


Faculdade Pitágoras promove evento gratuito para debater a questão do apagão de talentos em Uberlândia

Programa Aprimorar é uma iniciativa para se aproximar das empresas e fomentar o desenvolvimento de profissionais no mercado de trabalho da região

Nesta sexta-feira, dia 17 de maio, das 9h às 12h, a Faculdade Pitágoras de Uberlândia receberá no auditório da instituição dois grandes profissionais de renome: um dos mais influentes headhunters do mundo, Alfredo José Assumpção, e o criador do modelo acadêmico e vice-presidente de ensino a distância da Kroton Educacional, Rui Fava. Ambos estarão reunidos em um café da manhã com gestores das áreas de Recursos Humanos de diversas empresas privadas da cidade para conversar sobre um tema que merece bastante atenção no cenário atual, o apagão de talentos. As inscrições gratuitas para vagas limitadas poderão ser feitas direto no site www.programaaprimorar.com.br.

A iniciativa integra o Programa Aprimorar, uma ação organizada para as instituições de ensino superior do grupo Kroton Educacional e criada para facilitar o acesso à educação e qualificação profissional. Além disso, o objetivo é estimular o intercâmbio de conhecimento entre essas importantes esferas da sociedade, a academia e o setor privado, ao reforçar a parceria e fomentar oportunidades por meio do desenvolvimento de profissionais. “Investir na qualificação profissional é fundamental para conseguir uma boa oportunidade de emprego. O projeto conhecerá de perto as necessidades mercadológicas por meio do diálogo aberto com os responsáveis de RH das empresas da região. Diante deste cenário, a academia contribuirá com um banco de talentos preparado para enfrentar o mercado competitivo e em busca constante por mão-de-obra qualificada”, ressalta a diretora geral da unidade, Marcia Nóbrega.

Segundo o headhunter, Alfredo José Assumpção, é importante que o profissional de recursos humanos seja atualizado e tenha consciência sobre a nova parametrização que surge neste novo século para aferição adequada dos talentos necessários para a organização, sem os quais a corporação tende a desaparecer. “A palestra auxiliará os gestores no trabalho de desenvolvimento de talentos junto ao mundo acadêmico, ajudando como demandar o curso ou o treinamento correto para manter os talentos da empresa atualizados. Nesta configuração, a empresa torna-se o cliente da instituição de ensino, que desenvolverá cursos sob medida para atender com precisão e eficácia as necessidades de desenvolvimento do capital humano da empresa”, ressalta.  

No caso do papel da instituição de ensino superior, a função é preparar o aluno para o mercado de trabalho, além de se comprometer com a formação de um cidadão completo para o exercício da profissão, atuando em um mundo cada vez mais competitivo e globalizado, exatamente o foco do modelo acadêmico inovador usado na Faculdade Pitágoras. “Para atrair as atuais gerações Y e Z dentro da sala de aula e incentivar a aprendizagem, o processo de ensino precisa ser dinâmico e fazer referência à realidade fora da academia, com atividades que despertam o saber e com conteúdo disponível antes, durante e após a disciplina”, completa o VP, Rui Fava.

“Com o mercado de trabalho permanentemente aquecido, as empresas buscam diferenciais que agreguem novos conhecimentos e tecnologias aos colaboradores. Uma peça fundamental nessa visão de crescimento em curto prazo são os minicursos e palestras que a Faculdade Pitágoras de Uberlândia está apta a oferecer para atender às demandas de treinamento e de capacitação de profissionais, independente da área de atuação”, completa a diretora Marcia Pereira. “Como nem sempre o ensino superior atende às expectativas das empresas com o portfólio de cursos regulares, nos minicursos e palestras é possível definir conteúdos focados e estrategicamente direcionados a partir de um levantamento personalizado, com metodologia e recursos adequados criados por docentes capacitados, como pedagogos, especialistas, mestres e doutores, de diversas áreas do conhecimento”.

Programa Aprimorar
Data: 17 de maio
Horário: 9h às 12h
Local: Auditório da Faculdade Pitágoras de Uberlândia
Av. dos Vinhedos, 1.200 – Morada da Colina
Informações: www.programaaprimorar.com.br

Érica Almeida | S2Publicom