Acontece nesta sexta-feira (19/08), a partir das 19 horas, no Centro Educacional Maria de Nazaré, a "Ponte, uma escola sem muros", com o professor português José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte, que promove há 25 anos a educação inclusiva. A psicopedagoga Ely Paschoalick, falará sobre sua pedagogia dos 4Ps: proteção, permissão, potência e punição. "A pedagogia leva ao educador a ideia de não superproteger, mas também não abandonar, encontrando o equilíbrio da proteção. É cuidar do ambiente, dar informações, ensinar a criança a dominar as dificuldades do ambiente", afirmou.
"Será indispensável alterar a organização das escolas, interrogar práticas educativas dominantes. É urgente interferir humanamente no íntimo das comunidades humanas, questionar convicções e, fraternalmente, incomodar os acomodados", afirma José Pacheco.
É uma escola muito engraçada, não tem salas de aula, não tem turmas divididas por faixa etária, não tem testes, não tem nada. Nada da escola tradicional que conhecemos. É uma escola feita com muito esmero em Vila das Aves, Portugal.
Na Escola da Ponte, as crianças decidem o que e com quem estudar. Em vez de classes, grupos de estudo. Independente da idade, o que as une é a vontade de estar juntas e de juntas aprender. Novos grupos surgem a cada projeto ou tema de estudo.
Vale a pena conferir a palestra do professor José Pacheco.
Local: Sede do Centro Educacional Maria de Nazaré. Rua Ângelo Zoccoli, 583, bairro Custódio Pereira, zona leste.
Data: sexta-feira, dia 19, às 19h
Inscrição feita no local.
Preço: R$ 20
Mais informações — 3226-9600
veja vídeos sobre a Escola da Ponte
Frank Barroso | Movimento Cidade Futura
--
FarolCom | Coletivo de Imprensarede web de informação e cultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.