segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Projeto Curupira inicia semestre trazendo novidades

Espetáculo sobre a Arca de Nóe está entre as principais atrações./Foto: Hick Duarte

 

Após um mês de férias, o projeto Curupira, realizado há cinco anos em Araguari (MG) com crianças de 04 a 12 anos frequentadoras do Educandário Lar da Criança, retoma suas atividades a todo vapor, trazendo muitas novidades.

No dia 09/08, foi realizada na CDL Araguari uma reunião de apresentação institucional do Projeto, em que estiveram presentes parceiros, educadores e autoridades municipais, além da comunidade em geral.


Segundo Ana Paula Rabelo, coordenadora do EMCANTAR, organização que desenvolve o Projeto, a intenção foi provocar reflexões sobre as ações que acontecem no Educandário Lar da Criança e despertar novos interessados em continuar construindo esta história feita de arte, cultura e valorização da infância.


Na ocasião, o Curupira, hoje integrado por cerca de 90 crianças, foi convidado para apresentar-se na cidade e, segundo a artista-educadora do EMCANTAR, Mariane de Ávila, já prepara o próximo espetáculo, que revelará o resultado do trabalho desenvolvido neste ano. "As crianças estão trabalhando questões artísticas e socioambientais através da montagem de um espetáculo baseado no conto bíblico sobre a Arca de Nóe. As oficinas acontecem às quartas-feiras e estamos utilizando, como fontes de inspiração, o livro da escritora, Ruth Rocha, e músicas de Vinícius de Moraes", revela.


O espetáculo será apresentado no dia 21/10, às 9h e 15h, para alunos das escolas públicas de Araguari e, no dia 22/10, às 20h, para toda a comunidade com entrada franca no Educandário Lar da Criança.

 

Ação com pais e educadores

Para colocá-los a par da programação que vem pela frente e integrá-los cada vez mais aos ideais do Projeto, o EMCANTAR realizou também neste último sábado, 20/09, uma ação direcionada aos pais das crianças participantes do Curupira. "Desenvolvemos ações como esta, porque acreditamos que, para colaborar significativamente com o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo dessas crianças, é preciso que nossas ações tenham respaldo e continuidade em casa", explica Mariane.


Em cinco anos de existência, o Curupira já atendeu cerca de 500 crianças, buscando privilegiar o desenvolvimento da criatividade, da capacidade de expressão e criação dos participantes, priorizando o estímulo a uma cultura da coletividade pautada na cooperação e no relacionamento responsável com o meio ambiente.


O Educandário Lar da Criança é parceiro do Projeto como ação de cunho social desde o seu surgimento, em 2007. Neste ano, Curupira é apresentado por SICOOB Aracoop, desenvolvido pelo EMCANTAR em parceria de Ozanam – Programa de Assistência Familiar e apoio da CDL Araguari.


Michele Borges | Ciclo

--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.