segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Grupo hacker LulzSec derruba site da Câmara Municipal

A versão brasileira do grupo hacker LulzSec atacou na noite de domingo passado, dia 31 de junho, o site da Câmara Municipal de Uberlândia, o www.camarauberlandia.mg.gov.br e todo seu conteúdo que contém informações do Legislativo. A ação, por volta das 19h30, foi divulgada pelo próprio grupo em uma conta no Twitter. Logo depois do anúncio, o Departamento de Informática em ação conjunta com o Departamento de Comunicação da Câmara, conseguiram tirar o site do ar.

"O grupo LulzSec Brazil, que ficou conhecido por derrubar sites do governo em junho, copiou durante toda a semana passada arquivos em PDF com gastos da Câmara Municipal de Uberlândia. Nossos departamentos de Informática e Comunicação conseguiram retirar o site do ar pouco depois da meia-noite desta segunda-feira e nos informaram que não houve prejuízos nem danos morais para a Casa e nem para nenhum dos vereadores e tudo o que o hacker publicou estava no link de transparência da Câmara, inclusive o contas a pagar", disse o presidente da Casa, vereador Vilmar Resende (PP) em entrevista aos órgãos de Imprensa durante a abertura das sessões ordinárias do mês de agosto. 

"Esta presidência ao lado de todos os companheiros de Mesa Diretora, faz um trabalho de direção desta Casa de Leis, com total transparência e tudo pode ser conferido em nosso site, que está sendo devidamente formatado e deverá retornar á sua normalidade ainda nesta semana, afirmou o presidente.
 
Histórico de invasões
Nos últimos dois meses, o grupo LulzSecurity assumiu a autoria de vários ataques. Entre as vítimas estiveram a Sony (SonyPictures e a versão japonesa do site SonyMusic), a desenvolvedora de jogos Bethesda, o site da Fox, da Nintendo, do Senado norte-americano e até o site da CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos).

Só no final da semana passada, além do site da Câmara de Uberlândia, invadiram os sites com dados da Presidente Dilma Rousseff e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; Ministério do Esporte; Petrobras; AI5 Digital; Prefeitura de Itajaí e as senhas da USP, uma das maiores universidades em termos tecnológicos da América Latina.

Destaque-se que o Departamento de Informática da Câmara Municipal de Uberlândia é totalmente independente da Prodaub – a empresa de processamentos de dados da Prefeitura Municipal.
--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.