quinta-feira, 17 de junho de 2010

Cemig realiza blitz educativa em Uberlândia

A Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig realiza, dia 18 de junho, em Uberlândia, blitz educativa para orientar a população sobre como utilizar a energia elétrica com segurança. A ação faz parte da Campanha Externa de Prevenção de Acidentes com a População – Cepap e acontece nos cruzamentos das avenidas João Naves de Ávila com Floriano Peixoto e Afonso Pena com rua Duque de Caxias, das 8 às 11 horas. Serão distribuídos folhetos e cartilhas contendo dicas sobre o uso seguro da energia elétrica.                    

A Cepap acontece ao longo do ano, quando são realizadas palestras educativas nas escolas estaduais de ensino fundamental e nos canteiros de obra da construção civil sobre os riscos da energia elétrica. A ação é realizada em toda a área de concessão da Cemig.

Desde 2006, a Cepap é reforçada, promovendo uma maior aproximação entre a Empresa e a comunidade. Neste ano, a campanha será intensificada no período de 7 a 18 de junho. A expectativa é de que, nesse período, sejam alcançados diretamente 140 mil estudantes e 60 mil profissionais da construção civil em todo Estado.

A Cepap tem a finalidade de fortalecer a cultura de segurança entre os empregados da Cemig, prestadores de serviços e população, conscientizando sobre o uso adequado e responsável da energia elétrica.

Serão distribuídos, ainda, 2 milhões de cartilhas e outros materiais educativos, como folhetos e baralhos com temas relacionados à segurança da população.

"Este ano, estamos implantando o cartaz-calendário mensal, material com o objetivo de divulgar temas diferenciados sobre segurança da população, que iremos disponibilizar para entidades sociais e comerciais", afirma o gerente de Segurança, Saúde e Bem-Estar da Cemig, João José Magalhães Soares. As entidades que desejarem se cadastrar para receberem o material devem enviar um e-mail para rh/st@cemig.com.br.

A Cemig conta com a parceria do Sindicato da Construção Civil – Sinduscon, Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de Minas Gerais – Crea-MG, Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel e de empresas contratadas.

Acidentes
Levantamento da Cemig aponta que as causas mais frequentes de acidentes com a rede elétrica em 2009 foram as seguintes: construção/manutenção predial (31,2%); instalação de antena TV e rádio (7,2%); execução de serviços rurais (7,2%); poda de árvores (6,4%); soltura de papagaio ou pipa (5,6%); execução de serviços telefonia (3,2%); obra em via pública (1,6%); furto de materiais e energia (0,8%); outras formas de contato com a rede elétrica por utensílios condutores diversificados, tais como trilhos de cortina, arames, pedaços de madeira e bambu, além do contato direto entre a rede elétrica e partes do corpo (36,8%).

Ivan Magela Rodrigues
CEMIG | Imprensa

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.