domingo, 30 de abril de 2017

Criação literária para alunos da periferia

“Dedo de Verso” oferece prática de criação literária para 120 alunos da periferia de Uberlândia

crédito: Douglas Luzz
Atividades, que apontam para transversalidade artística, promovendo diálogos com as linguagens teatral e musical, resultarão em cinco saraus abertos à comunidade.

O projeto Dedo de Verso está possibilitando gratuitamente oportunidade ímpar para 120 crianças e adolescentes da periferia de Uberlândia, uma vez que vai além do ensino de Literatura oferecido na Educação Formal. 

De acordo com o realizador do Projeto, o músico e compositor, Enzo Banzo, as atividades são voltadas para a Criação Literária, e não somente para o estudo das obras da historiografia literária (que podem ser usadas como referência). “Dedo de Verso aborda a performance literária, na qual o poema ganha voz e vida, ao não se reduzir ao espaço do papel. Na perspectiva da palavra falada ou cantada, o projeto aponta para a transversalidade artística, promovendo diálogos com as linguagens teatral e musical”, explica Banzo, que tem extensa e reconhecida participação na cena cultural uberlandense.

Assim, constituído por um processo de formação em criação e performance literária, Dedo de Verso irá resultar em cinco saraus que serão apresentados ao público na sede do Programa Transforma no bairro Alvorada - onde as oficinas semanais e gratuitas do Projeto acontecem; em um teatro da cidade; e também em escolas públicas. 

Entre as atividades do Projeto, estão previstos 32 workshops com escritores, cantores e professores da área sobre: técnicas de criação literária, criação de letra sobre melodia e perfomance literária. 

Os participantes do Projeto já vivenciaram os primeiros workshops de criação literária com a escritora, Cleusa Bernardes, e em Maio terão workshops com o próprio idealizador do Projeto, Enzo Banzo.

Dedo de Verso é um projeto realizado em parceria com Programa Transforma e patrocinado pelo Instituto Algar.

Sobre Enzo Banzo

Compositor com mais de 20 canções gravadas por Porcas Borboletas, Daniela Borela, Quarteto Vagamundo e EMCANTAR, é integrante da banda Porcas Borboletas desde 1999, com a qual circulou por todo território nacional e exterior, e gravou os CDs "Porcas Borboletas", "A passeio" e "Um Carinho com os Dentes”. Foi assessor de Articulação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia entre 2014 e 2016, e também Arte-Educador, Músico e diretor musical no Grupo Emcantar por mais de 10 anos. É ainda autor do livro "Poesia Colírica”.

Sobre Cleusa Bernardes

Professora de Ensino Fundamental e Ensino Médio pelo Estado de Minas Gerais, publicou o livro “Djanira na Janela e outros poemas”, e compôs letras para canções em parceria com Enzo Banzo e Daniela Borela, gravadas nos discos Daniela Borela (2011), Mutirão, do Grupo Emcantar (2003) e Emcantar (1999). Foi coordenadora artística do Projeto "Flor de Chita, memórias, vivências, bordados", e ministrou oficinas de Criação Literária nos Projetos “Ideias Incontidas” e “Tecnologia Escutatória”.

Sobre Instituto Algar

Por acreditar que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor, o Grupo Algar investe, desde 1994, em programas sociais voltados à comunidade. A ideia é contribuir com a melhoria da qualidade da educação brasileira. Ao longo dos anos, estes programas cresceram e, em 2002, passaram a ter a gestão do Instituto Algar e uma atuação em três dimensões: social, ambiental e cultural. Os programas sociais chegam a 25 cidades, 102 escolas parceiras, 8.020 mil alunos beneficiados, 225 educadores envolvidos e a participação voluntária de 1.150 associados da Algar.

Michele Borges | Ciclo

HCU-UFU promove Semana de Controle de Infecção Hospitalar

Em comemoração ao Dia Mundial de Higienização das Mãos, 5 de maio, e ao Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar, 15 de maio, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (SCIH-HCU-UFU) promove ações educativas para a prevenção e controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). 

De 08 a 12 de maio, haverá no saguão do hospital, distribuição de folhetos explicativos e informes para profissionais de saúde, pacientes, acompanhantes e visitantes. Segundo os organizadores, um dos objetivos desta semana é conscientizar familiares e acompanhantes da importância do seu papel na prevenção destas infecções. 

No dia 11, no Anfiteatro do Bloco 2A, Campus Umuarama, haverá palestras com os temas "Epidemias e pandemias e o seu impacto na prevenção e controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde”; “Prevenção e Controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde no Brasil”; “Estudo Multicêntrico de IRAS em UTIs de Adultos em Minas Gerais”, com palestrantes de renome nacional na área de Controle de Infecção, dentre outras, além de apresentação cultural sobre a importância da lavagem das mãos. 

De acordo com os especialistas, a higiene de mãos de maneira adequada, o uso de equipamentos de proteção individual e a correta limpeza de ambientes e superfícies são fundamentais para a prevenção da disseminação de micro-organismos patogênicos evitando a transmissão das infecções.

Cristiane Guimarães | HCU/UFU

Projetos de adoção do grupo Pontes de Amor ganham apoio da Brazil Foundation

Parceria estimula iniciativas junto à criança e o adolescente

Ilustração | geralt/pixabay
O primeiro grupo de apoio à adoção legal de Uberlândia ganhou novos motivos para acreditar no futuro de várias famílias da região. Essa semana, a Pontes de Amor foi selecionada pela Brazil Foundation para receber incentivos em projetos de atenção e acompanhamento desenvolvidos pela instituição. A escolha foi definida por meio de edital e avaliação técnica, que avalia estrutura, metodologia, impacto social e capacidade de multiplicação entre diversas organizações da sociedade civil. Além do patrocínio, a parceria também envolve treinamentos nas áreas de gestão e captação de recursos.

Com objetivo de promover a igualdade, justiça social e oportunidades para todos os brasileiros, a Brazil Foundation trabalha com líderes e outras organizações e uma rede global de apoiadores. Para a presidente da Pontes de Amor, Sara Vargas, o apoio da entidade é resultado de um conjunto de fatores que possibilitaram que todos os envolvidos crescessem juntos. 

"É com grande alegria que dividimos essa conquista com todos colaboradores, voluntários e parceiros. Sabemos que é fruto da benção de Deus e do trabalho de muitos. A Brazil Foundation é uma das maiores e mais respeitadas organizações sociais e sentimos muito honrados por termos sido selecionados para esta parceria. Entendemos como um selo de qualidade e excelência das ações desenvolvidas, sem contar que os recursos serão muito importantes para dar sequência a algumas de nossas iniciativas", afirmou.

Um dos projetos destacados por Sara é o "Missão de Amor", que estimula ações de responsabilidade social com jovens e adolescentes do ensino médio e superior direcionadas para os acolhidos em instituições de Uberlândia. Os trabalhos, difundidos entre encontros quinzenais, são supervisionados pela equipe técnica da organização, que integra ainda uma pedagoga, uma psicóloga e uma assistente social, favorecendo a autoestima e a criação de um ambiente onde se possa acreditar que sonhos se tornam realidade. 

Além do "Missão de Amor", outro projeto a receber o patrocínio da Brazil Foundation será sobre o preparo e acompanhamento na adoção, com atendimentos especializados às famílias adotivas em situação desafiadora de vulnerabilidade social. A Pontes de Amor está localizada na rua Roosevelt de Oliveira, 611, centro. 

Para outras informações, acesse: http://www.pontesdeamor.org.br/

Paulo Cesar Gianini | Serifa

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Atletas de Uberlândia fazem bonito no Open Internacional de Atletismo e Natação

O Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação chegou ao fim neste domingo, 23, em São Paulo e os representantes do CDDU/FUTEL retornam para casa com 5 medalhas, 3 de Ruiter Silva (natação) e 2 de Rodrigo Parreira (atletismo).

Ruiter Silva (camiseta Brasil): arquivo pessoal

Nos três dias de provas no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, Ruiter Silva, que representou a Seleção Brasileira na competição, nadou três provas e conquistou 3 medalhas de OURO na classe S9, 50m livre, 100m livre e 400m livre. 

Ruiter terá ainda duas oportunidades para alcançar o índice classificatório para o Mundial de Para Natação que acontece em outubro na Cidade do México.


Já Rodrigo Parreira competiu nas provas de Salto em Distância e 200m, também representando a Seleção Brasileira, e conquistou duas medalhas, uma de prata e outra de bronze, na sua classe (T36), e garantiu sua vaga no Mundial de Para Atletismo que acontece em julho em Londres ao fazer o índice na prova de 200m.

Rodrigo Parreira: Divulgação CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) 

Os dois atletas seguem em suas preparações para as competições do ano, principalmente os Mundiais de cada modalidade, e retornam aos treinos no decorrer da semana, Rodrigo no SESI Gravatás,sob a supervisão do prof. Leandro Garcia e Ruiter na faculdade de Educação Física da UFU, sob a supervisão do seu técnico Felipe Maia.

Valeriana Medrado | Ares

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Selo Empresa Cidadã 2017

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberlândia e Fundação CDL e Câmara Municipal realizarão no próximo dia 25 de abril, às 8h, na sede da CDL, a abertura das inscrições de projetos que vão ser avaliados e, posteriormente, julgados como aptos a receber o selo de reconhecimento, confiado pelo Projeto Empresa Cidadã. 

O Selo é concedido a cada dois anos e está em sua 12ª edição. Concorreram ao prêmio projetos sociais com cunho em áreas como qualidade de vida, equidade e desenvolvimento humano da comunidade, assim como da preservação do meio ambiente, em três categorias: Empresa Cidadã Excelência Cidadã com seus respectivos indicados à Cidadão Benemérito.

Estarão presentes representantes da Câmara Municipal de Uberlândia, diretores da CDL Uberlândia e Fundação CDL, membros da comissão julgadora do Selo Empresa Cidadã edição 2017. Esta comissão julgadora, formada por uma equipe multidisciplinar autônoma e voluntária de profissionais especialistas na área de sustentabilidade, meio ambiente e responsabilidade social, bem como por entidades representativas da sociedade civil, representantes do meio empresarial e governo.

Na ocasião do encontro para a abertura das inscrições, os presentes poderão tirar dúvidas para preenchimento das inscrições, que podem ser feitas até 25 de junho pelo site www.empresacidada.cdludi.org.br. O período de avaliação dos projetos participantes será de 26 de junho a26 de agosto e os vencedores receberão o reconhecimento em evento social no dia 31 de maio. Na edição anterior, em 2015, foram premiados 15 empresas e 7 cidadãos beneméritos. 

Segundo a coordenadora da Fundação CDL Uberlândia, Bânia Vieira Poli, o Selo incentiva as empresas e o cidadão a mostrarem sua ideia para o mundo. “O Selo Empresa Cidadã é um estímulo ao Investimento Social Privado das empresas com fins lucrativos, do município de Uberlândia. O reconhecimento é um incentivo aos esforços das empresa e das instituições do terceiro setor na busca de um novo patamar de civilidade pautado na qualidade de vida, equidade e desenvolvimento humano da comunidade, assim como da preservação do meio ambiente”, disse. 

Empesas ou instituições do terceiro setor poderão inscrever mais de um projeto desde que preencham um roteiro para cada iniciativa e atenda aos requisitos básicos descritos no site do Selo. Todas as empresas concorrerão ao Selo Empresa Cidadã e as entidades do terceiro Setor ao Selo Excelência Cidadã, os projetos classificados darão ás empresas e as entidades o direito ao uso do selo em seus materiais de comunicação internos e externos, no período de dois anos.

Requisitos

Para concorrer aos Selos, devem estar cumprindo com as obrigações fiscais e em conformidade com a legislação vigente. E atender aos requisitos que constam no Decreto que instituiu o projeto, um deles é não empregar mão de obra infantil, nem comprar produtos ou serviços de empresas que o façam. Outro aspecto importante, é a continuidade dos projetos, assim, a empresa ou instituição precisa estar desenvolvendo o projeto há pelo menos um ano.

Durante o processo de avaliação será levado em conta o objetivo do projeto, tendo como indicador a relevância social e a prioridade para a comunidade. Estratégias de originalidade da iniciativa e potencial de evolução do projeto, bem como execução e resultados benéficos para a comunidade também serão avaliados. Para a classificação das concorrentes ainda serão levados em conta a defesa dos direitos humanos e sociais, do trabalho, da vida e da cidadania.

Sobre o projeto Empresa Cidadã

O Projeto Empresa Cidadã visa fomentar ações e projetos sociais, incentivando e capacitando as empresas para que elas possam solucionar problemáticas sociais no município de Uberlândia e contribuir para um mundo mais sustentável.

Em 2007, o projeto Selo Empresa Cidadã ampliou as oportunidades para que instituições do 3º setor e pessoas físicas também pudessem participar. O Selo Excelência Cidadã é um estímulo ao Investimento Social Público das instituições do Terceiro Setor do município e visa reconhecer os esforços da instituição na busca de um novo patamar de civilidade pautado na qualidade de vida, equidade e desenvolvimento humano da comunidade, assim como da preservação do meio ambiente.

Mais informações pelo site do Selo Empresa Cidadã ou pelo telefone (34) 3239-3415.

Abertura inscrições Selo Empresa Cidadã 2017
Local: CDL Uberlândia (avenida Belo Horizonte, 1.290, Martins)
Data: 25 de abril
Horário: 8h
*Período de inscrições: 25 de abril a 25 de junho pelo site 

Serifa

CDL fará primeira Feira de Oportunidades do ano em maio

A partir de maio, a CDL Uberlândia realiza novas edições da Feira de Oportunidades, voltada para associados de vários segmentos que terão a chance de trocar ideias, conhecer produtos e serviços e divulgar suas marcas. Serão quatro edições este ano, com realização a cada dois meses no CDL Convenções e Eventos. A primeira edição será no dia 3 de maio, a partir das 17h. A entrada é 1kg de alimento não perecível.

O evento tem uma proposta diferente de negócios por oferecer um espaço para que o empresário exponha produtos de sua preferência ou a própria marca, além de interagir com representantes de outros setores no mesmo ambiente. A feira contempla ao final de cada edição uma palestra gratuita no auditório em parceria com o Sebrae voltada para ampliar o desempenho profissional através de orientações, dicas e novidades.

No evento do dia 3 de maio, a palestra, que acontece a partir das 19h30, será com a consultora Daniela Augusta. Ela irá abordar o tema “Atitude Empreendedora – um jeito diferente de fazer negócios”. O enfoque da palestra ainda servirá de estratégia para empresários e vendedores se prepararem para o Dia das Mães, considerada a segunda melhor data para o comércio.

A Feira de Oportunidades vai acontecer no Foyer. As empresas que investirem num espaço exclusivo poderão fazer ações promocionais, divulgar materiais informativos, expor o banner com sua marca ou produto e ainda terão seus nomes citados na abertura do evento e no material destinado a divulgação em geral. O evento é destinado a empresários, lojista, gerentes e colaboradores interessados em estratégia de vendas e em aumentar a sua rede de relacionamento. Interessados em expor seus produtos podem entrar em contato com a CDL (3239-3465).

Alitéia Milagre | Serifa

Ingressos para o show de Paulinho Moska estão à venda

Artista sobe ao palco do Teatro Municipal no dia 12 de maio. Apresentação em voz e violões faz parte do projeto Música Importa.

A menos de um mês para o show do cantor Paulinho Moska, marcado para o dia 12 de maio, os ingressos para única apresentação em Uberlândia estão à venda. Interessados podem acessar o site Box T ou comprar a entrada na loja Armazen Ateliê, que fica na rua Professor Pedro Bernardo 3 A, praça da Bicota, no Centro.

O show Violoz traz as melhores músicas dos seus 25 anos de carreira solo. Para essa apresentação, Moska colocou na estrada seus instrumentos preferidos: violão com cordas de nylon, de aço, de barítono (afinado em Si), um híbrido e um ukelelê. Tudo para deixar o ambiente mais harmônico, dando proximidade ao tema central que é o amor pela vida.

No repertório canções como Pensando em Você, A Seta e o Alvo, A Idade do Céu, Lágrimas de Diamantes, Relampiano, Quantas Vidas Você Tem?, entre outras. Moska também apresentará regravações de músicas famosas como Enrosca (da novela “Império” - Guilherme Lamounier), Tudo Que Acontece de Ruim É Para Melhorar (da novela “Êta Mundo Bom!” - Moska e Mú Carvalho) e Impaciente Demais (da novela “A Lei do Amor” - Moska e Ricardo Leão), que foram sucessos nas rádios brasileiras.

Além dos trabalhos solo, Paulinho Moska também compõe músicas para vozes famosas da música brasileira. A primeira foi Admito que perdi, gravada em 1995 por Marina Lima. A partir daí outras canções foram gravadas por artistas consagrados como Maria Bethânia e Lenine (Saudade), Elba Ramalho (Relampiano), Ney Matogrosso (O Último Dia e Gotas do Tempo Puro), Maria Rita (Muito Pouco), Mart’nália (Soneto do Teu Corpo, Sem Dizer Adeus e Namora Comigo), Francis Hime (Há Controvérsias) e Zélia Duncan (Carne e Osso, Não e Sinto Encanto), entre tantas.

Música Importa

O show de Paulinho Moska faz parte do projeto Música Importa, do produtor Djalma Filho que nesta edição conta com o reforço do também produtor Arthur Cury. O projeto já trouxe à cidade músicos como Lenine, Tiago Iorc, Liniker e a banda paulista Francisco, el hombre. 

Paulinho Moska em Uberlândia
O que: Show Violoz
Data: 12 de maio
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal de Uberlândia - Av. Rondon Pacheco, 7070 – Tibery
Ingressos:
- Loja física: Armazen Ateliê: rua Professor Pedro Bernardo 3 A, Praça da Bicota

Carolina Portilho | CaSi

Embaixadores do turismo serão homenageados

Uberlândia Convention & Visitors Bureau (UC&VB) vai homenagear personalidades da cidade que contribuem para captação de eventos 

O UC&VB realiza no próximo dia 25, um grande evento para premiar os embaixadores de Uberlândia. Será uma noite de festa no Palácio de Cristal para homenagear as principais personalidades da cidade que contribuem para captação de eventos técnico-científicos e esses ajudam a movimentar a economia e o trade local. Além das homenagens, a noite será ainda mais especial devido à comemoração dos 17 anos da Fundação. 

De acordo com o presidente do UC&VB, Pedro Paulo Schwindt, esse projeto de premiar os embaixadores é antigo, mas ele só começou a ser formatado no ano passado. “Sentimos a necessidade de reconhecer a importância do trabalho dessas pessoas em público. Eles sempre contribuíram para o crescimento do turismo na nossa cidade e nunca receberam uma homenagem formal por isso. Estamos muito felizes em realizar esse evento. Será uma noite muito especial”, disse Pedro Paulo.

O presidente destaca a importância da captação de eventos para Uberlândia. Só para se ter uma ideia, o turista de negócios movimenta por dia um ticket médio de U$ 127, o que equivale a R$ 381 . “Isso quer dizer que um turista de negócios que vem para cidade para participar de um evento de três dias, por exemplo, deixa aqui R$ 1.143. Um evento com 500 pessoas movimenta na cidade quase R$ 572 mil, ou seja, mais de meio milhão de reais. Além de reconhecer publicamente esses embaixadores, a homenagem do dia 25 tem como objetivo incentivar outras pessoas a captarem eventos para Uberlândia e contribuírem com o crescimento econômico de nossa cidade”, finalizou Pedro Paulo. 

Sobre o Uberlândia Convention & Visitors Bureau (UC&VB) 

Uberlândia Convention & Visitors Bureau (UC&VB), é uma entidade sem fins lucrativos criada há 17 anos pela união da Prefeitura Municipal e da iniciativa privada, com o objetivo de trazer eventos técnico-científicos para a cidade. O trabalho realizado pela UC&VB consiste em fazer contato com profissionais de várias áreas para torná-los embaixadores na ação de procurar potenciais eventos que possam vir para a cidade. Assim que são captados a entidade realiza uma rodada de negócios para apresentar as empresas associadas aos organizadores. O UC&VB foi a instituição responsável por captar essas delegações olímpicas que estão em Uberlândia. Toda negociação com consulados, chefes de delegações é feita por meio do UC&VB que apresenta a cidade através de visitas técnicas e visitas de inspeções.

Fabiana Barcelos | Ares

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Callink oferece mais de 600 vagas de emprego em Uberlândia

Oportunidades são para atendimento ao cliente e não é necessário ter experiência

Quem está à procura de emprego deve ficar atento a esta notícia: a Callink está com mais de 600 vagas abertas na área de contact center em Uberlândia. 

As oportunidades são para atendimento ao cliente e representam uma ótima possibilidade para quem está em busca do primeiro emprego ou deseja se recolocar no mercado de trabalho, já que a empresa não exige experiência anterior e oferece oportunidade de crescimento e ascensão profissional. 

Para se candidatar, é preciso ter idade mínima de 18 anos e ensino médio completo, sendo que há vagas para todos os turnos.

Os interessados podem enviar currículo para o e-mail: vagas@callink.com.br ou entrar em contato pelo telefone: 3228-5385. Os candidatos também podem obter mais informações sobre as vagas e realizar o agendamento de processo seletivo nos canais de atendimento da Callink, por meio dos aplicativos WhatsApp ou Telegram, no número 98415-2771, ou ainda via mensagem direta na página do Facebook da Callink. Além do salário, os colaboradores da empresa possuem diversos benefícios como vale transporte e vale refeição, convênio médico, odontológico e em farmácias, auxílio creche, e descontos especiais em instituições de ensino e estabelecimentos de alimentação.

Empresa desenvolve programas de reconhecimento e incentivo a ascensão profissional 

A Callink também desenvolve programas internos que são voltados para o reconhecimento e incentivo ao desenvolvimento profissional dos colaboradores. Entre os destaques está o programa Callíder, que é voltado para a formação de líderes desenvolvidos internamente por meio de capacitação de colaboradores com potencial para exercer atividades de liderança. Além disso, a empresa também desenvolve programas como o Elo Plus e o Clube do Tempo, que são desenvolvidos como forma de reconhecer o desempenho e o tempo de casa com premiações especiais. Os colaboradores também podem participar de processos seletivos que são realizados constantemente visando oferecer oportunidades de ascensão profissional e atuação nas diversas áreas da empresa. 

Sobre a Callink

A Callink é uma empresa do Grupo Arcom que nasceu em seis de outubro de 2006 com apenas seis posições de atendimento e 17 colaboradores e hoje se consolida como um dos principais players de contact center do mercado, com aproximadamente 6 mil colaboradores e estrutura para quatro mil PA’s. Instalada em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a Callink oferece serviços e soluções para empresas dos mais variados setores, seja como consultoria, soluções tecnológicas, ou assumindo os seus atendimentos em SAC, televendas, recuperação de crédito, backoffice, outsourcing de infraestrutura, service desk, soluções de negócios com projetos (processos), PCP (qualidade) e treinamentos. 

Dhiego Borges | GA

Feira de Produtos Rurais

Praça Cívica recebe Feira de Produtos Rurais hoje (19)

Quitutes e produtos do campo serão comercializados até às 19h

Produtos do campo, como doces, queijos, verduras e artesanatos são comercializados, tradicionalmente às quartas-feiras na Praça Cívica do Centro Administrativo Municipal. 

Semanalmente, entre 10h e 19h, acontece a Feira de Produtos Rurais, ainda com delícias preparadas na hora, como tapioca, batata assada, pão de queijo, pamonha e pasteis.

Esta é uma realização da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos.

Feira de Produtores Rurais
Quarta-feira (19), das 10h às 19h
Praça Cívica - Centro Administrativo Municipal
Avenida Anselmo Alves dos Santos, 600, bairro Santa Mônica

Secom PMU

CDL promove palestra sobre prevenção de crimes no comércio

Tema será abordado nesta quarta-feira pelo Coronel Cláudio Vitor, comandante da 9ª Região da Polícia Militar

O número de roubos e furtos consumados em comércio cresceu nos últimos dois anos em Uberlândia. 

De acordo com a 9ª Região da Polícia Militar (RPM), no primeiro trimestre de 2016, foram 88 roubos consumados e, em 2017, 99. 

 Já os furtos consumados somaram 284 registros em 2016, contra 373 em 2017. 

No balanço do ano, os furtos consumados em 2015 saltaram de 1136 para 1175 em 2016. Já em relação aos roubos consumados houve crescimento, sendo 408 em 2015 e 416 em 2016.

Com o objetivo de fortalecer ainda mais as Câmaras Setoriais e colaborar com a Polícia Militar (PM) a fim de que a segurança seja mais efetiva nos estabelecimentos comerciais, a CDL Uberlândia receberá a classe lojista para uma palestra gratuita nesta quarta-feira (19), às 19h, com o tema: “Ações para prevenção criminal”, ministrada pelo Coronel Cláudio Vitor, comandante da 9ª Região da Polícia Militar. A palestra será realizada na CDL Convenções e Eventos (Avenida Belo Horizonte, 1290, bairro Osvaldo Rezende).

Um dos trabalhos da PM é a implementação do programa Rede de Comércios Protegidos, que visa melhorar as relações entre vizinhos, despertar a consciência solidária e incentivar a vigilância informal, coibindo a ação de possíveis criminosos e garantindo a segurança pessoal e patrimonial, por meio de pequenas mudanças de comportamento e compartilhamento de informações de interesse para a segurança.

Além dessa ferramenta, a instalação de câmeras de videomonitoramento e do Centro de Operações Policial Militar (Copom) em mais de 30 pontos, ajudam a reduzir os furtos e roubos na cidade. 

Ações para prevenção criminal
Coronel Cláudio Vitor - comandante da 9ª Região da Polícia Militar. 
Quarta-feira 19/abril - 19hs
CDL Convenções e Eventos
Avenida Belo Horizonte, 1290 - bairro Osvaldo Rezende
Gratuita

Alitéia Milagre | Serifa

Uberlândia na Olimpíada Brasileira de Foguete

Colégio Batista Mineiro Uberlândia prepara seus alunos para a Olimpíada Brasileira de Foguete

Os jovens do ensino fundamental e ensino médio do Colégio Batista Mineiro unidade Uberlândia já estão com a mão na massa e na expectativa de quem construirá o melhor protótipo de foguete que existe. Isso porque, com orientação dos professores de geografia e física, 160 alunos participam de uma atividade extracurricular, intitulada “Astronomia na Escola”, que tem como objetivo de aprofundar o ensino e conhecimento sobre a exploração espacial, física e georreferenciamento. 

A atividade é dividida em três etapas. Esse mês, os alunos estão em fase final de desenvolvimento dos protótipos dos foguetes e na construção da plataforma de lançamento. O momento auge da atividade, quando os foguetes serão lançados, acontecerá no dia 10 de maio em um evento especial. 
A distância percorrida pelo foguete será considerada como índice para competição na Olimpíada Brasileira de Foguete. Vamos todos torcer pelos nossos jovens de Uberlândia! 

Marianna Moreira | Ampla

terça-feira, 11 de abril de 2017

Pontes de Amor discute sobre a adoção

Reunião aborda o tema “Adoção: segredo x revelação”

No dia 12 de abril, a Pontes de Amor – instituição que apoia e incentiva a adoção legal em Uberlândia, realiza mais um encontro mensal às 19h30, na Avenida Fernando Vilela, 2004, bairro Osvaldo Resende. 

A reunião é direcionada para as famílias biológicas e adotivas, pretendentes à adoção, profissionais da rede de garantia das crianças e adolescentes e outros interessados no tema.

O assunto desta quarta-feira será a “Adoção: segredo x revelação”. O objetivo desse encontro é ajudar a tratar as verdadeiras histórias, que nem sempre podem ser negadas. 

A instituição vai orientar como se portar diante desse importante assunto. Como dizer? Quando contar? Como contar? E quem deve contar? Essas são algumas perguntas que serão reveladas no encontro deste mês.

As palestras apresentadas nos encontros mensais são gratuitas e abertas ao público. Mais informações no telefone (34) 3235-5615, pelo site www.pontesdeamor.org.br ou pelo e-mail pontesdeamor@gmail.com.

Serviço
Reunião mensal
Data: 12 de abril
Horário: 19h30
Local: Av. Fernando Vilela, 2004 – Osvaldo Resende
Entrada franca

Sobre a Pontes de Amor

Atuando em Uberlândia e em outras cidades do Triângulo Mineiro, a OSC (Organização da Sociedade Civil) Pontes de Amor é um grupo de apoio e incentivo à adoção legal que conta com a parceria da Vara da Infância e da Juventude, com o intuito de facilitar a convivência familiar das crianças em processo de adoção, assim como a convivência social das famílias que receberão estas crianças. O projeto foi idealizado pelo casal Sara Vargas e Rodrigo Rangel e Pereira, em 2012, oferecendo apoio terapêutico, psicológico, jurídico e psicopedagógico antes e depois da adoção.

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Curso de massoterapia para deficientes visuais

A Adeviudi - Associação dos Deficientes Visuais do Triângulo Mineiro está com inscrições abertas para cursos de massoterapia para Deficientes Visuais.

rhythmuswege/pixabay
O curso é gratuito e tem duas turmas:
de manhã de 9h as 11h e à noite das 19h às 21h

O objetivo e emancipar e garantir renda a esse público.


Mais informações 
Alexia Dias (34) 993226952
Joana (34) 99773 9045



Alexia Dias | Gadis

sábado, 1 de abril de 2017

Banda Municipal no Parque do Sabiá

Banda Municipal se apresenta amanhã, domingo (2) no Parque do Sabiá às 10h, no quiosque principal

Arquivo/Futel 
Com o tema ‘Banda na Praça, Banda do Povo’, a Banda Municipal de Uberlândia se apresenta no próximo domingo (2), no quiosque do Parque do Sabiá. 

Essa será apenas a primeira de nove apresentações gratuitas, que acontecerão no parque sempre no primeiro domingo de cada mês, até o fim de 2017. 

A ideia é levar boa música à população e divulgar a banda da cidade.


Música no Sabiá

Neste domingo, a partir das 10h, pessoas de todas as idades podem acompanhar um repertório composto por música erudita, samba, chorinho e trilhas sonoras de filmes.

Prestes a completar 66 anos, comemorados no próximo 1º de maio, a Banda Municipal conta com 60 músicos e se apresenta em diversas solenidades, eventos, concertos e atendimentos à comunidade em geral, na cidade e na região.

Banda Municipal no Parque do Sabiá
02/04, a partir de 10h
Quiosque principal

- Próximas apresentações: 07/05; 04/06; 02/07; 06/08; 03/09; 01/10; 05/11; 03/12

Maria Paula Martins | Futel/Secom PMU

Vagas para preenchimento urgente

Fundação CDL dispõe de três tipos de vagas para preenchimento urgente. Os interessados devem deixar currículo na CDL

FirmBee/pixabay
A Fundação CDL Uberlândia necessita preencher com urgência três tipos de oportunidades de emprego. 

São vagas para assistente fiscal, gerente de loja e técnico de produtos de EPI. 

Os candidatos em participar do processo de seleção devem comparecer à CDL Uberlândia (Avenida Belo Horizonte, 1290) munidos de documentos de identificação pessoal e currículo. 


Confira o detalhamento das vagas:

Assistente Fiscal

Atividades: Atuar com apuração de impostos (PIS, COFINS, ISS e ICMS), obrigações acessórias (Sped fiscal, contribuição, DCTF, Sintegra), realizar a apuração mensal de débito e crédito do imposto estadual (ICMS), entre outras atividades.

Horário: Segunda a sexta 7:45 às 17:45.
Remuneração: A combinar
Benefícios: Cesta básica + VT.
Requisitos: Ensino superior completo em Ciências Contábeis, ter domínio da área fiscal e conhecimento em obrigações acessórias, apuração de impostos, legislações e lucro real.
Ramo de atividade: Indústria


Gerente de Loja (Center Shopping)

Atividades: Realizar atendimento ao cliente pessoalmente e por telefone, acompanhar a equipe de vendas, realizar treinamentos, acompanhar as metas, atuar na manutenção da organização e limpeza da loja e do estoque.

Remuneração: R$1.500,00 + comissão + VT
Horário: 12:00 às 20:00, domingos alternados. Necessário ter disponibilidade de horário para trabalhar em outros períodos.
Requisitos: Experiência com Gestão comercial de equipes. Será considerado um diferencial experiência com roupas/calçados infantis e em franquias. Preferencialmente que tenha o ensino superior completo em marketing, administração ou gestão de pessoas.


Técnico de Produtos EPI

Atividades: Executar as atividades administrativas relacionadas a processos técnico/comercial, desenvolver produtos junto aos clientes para prospecção de negócios e ministrar treinamento dos produtos.

Horário: Segunda a sexta das 07:45 às 17:45 
Remuneração: R$1.500,00 
Benefícios: Cesta básica de alimentos e plano odontológico.
Requisitos: Formação específica em segurança do trabalho, conhecimento técnicos( EPIS, Normas, técnicas de vendas) e experiência na área.
Ramo de atividade: Equipamentos de segurança


A entidade também tem em seu portfólio vagas de emprego e estágio (www.cdludi.org.br)
Mais informações (34) 3239-3458.

Alitéia Milagre | Serifa