segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Tinker Bell no Rondon Pacheco

Uberlândia vai receber mais um grande espetáculo infantil: Tinker Bell - Aventura no reino das Fadas e Piratas. A peça acontece no Teatro Rondon Pacheco, nos dias 5 e 6/11. Dos mesmos realizadores dos sucessos de público e crítica em SP e Cidades do Interior, MG, MS e RJ : “Branca de Neve – O Musical Encantado” , “Pinocchio - Uma aventura teatral mágica”, “ A Bela e a Fera”, “Adoráveis Monstros- O Musical” a equipe envolvida nestas superproduções, optou por trazer aos palcos em 2016, uma aventura para emocionar , encantar e se divertir. 

Juntamente com suas amigas, a famosa fadinha verde vão encantar o público em uma verdadeira aventura teatral cheia de magia, espadas, fadas e piratas. O espetáculo conta com efeitos especiais, cenários e figurinos mágicos.

O diretor do espetáculo, Edu Rodrigues é responsável por musicais como O Pequeno Príncipe, O Príncipe do Egito, e em parceria com a produtora Cristiane Marques, Branca de Neve – O musical encantado, os Adoráveis Monstros - O Musical, Pinocchio - Uma aventura teatral mágica, A Bela e a Fera – 20 anos e traz em seu 11ª musical mais uma audaciosa produção.

Sinopse

O pozinho azul sumiu do reino das Fadas. A fadinha verde e suas amigas seguem o rastro do pozinho e chegam ao navio dos piratas. O navio é comandado pelo terrível Capitão Gancho e seus atrapalhados piratas. As fadas caem em uma armadilha e Gancho se apodera do pozinho azul. Presas, as fadas tem que unir seus poderes para conseguir escapar, recuperar o pozinho azul e colocar um fim nas maldades de Gancho. Uma aventura teatral cheia de magia, espadas, fadas e piratas.

Serviço

O que: : Tinker Bell - Aventura no reino das Fadas e Piratas.
Quando: 5 e 6/11
Onde: Teatro Rondon Pacheco
Valor: R$ 20 (meia) e R$ 40 (inteira) (Adultos que levarem um brinquedo novo pagam meia). Os ingressos já estão à venda no site: www.megabilheteria.com.br e na loja Don Diego Kids - Av João Naves de Ávila, 70, loja 4

Horários: 16h e 18h
Classificação Livre
Duração: 1h

Ficha Técnica

Direção geral e encenação: Edu Rodrigues
Direção de Produção: Cristiane Marques
Assistente de direção: Reynaldo Sapucaia
Coreografia: Gal Sptizer
Figurinos: Débora Muniz
Musicas: Alexandre Araujo

Cenário: Edu Rodrigues
Preparadora Vocal: Carol Weingrill
Consultoria: Paulo Del Castro
Criação de Luz: Edu Rodrigues
Operador de som: Gilberto Rosa
Operador de Luz: Flavio Oliveira
Maquiagem: Christian Querido
Realização: ER Arte Produções

Elenco

Tawany Rein
Geórgia Querido
Paulo Perez
Reynaldo Sapucaia
Hebert Freitas
Felipe Estevão
Bia Carreira
Camila Mendonça
Gabriela Tavares
Carol Marques
Duração: 60 minutos 
Indicação: Livre

Fabiana Barcelos | Ares

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Sicoob Creditril participa do Projeto Encantando das CCAU

Projeto social, que envolve crianças e adolescentes da periferia de Uberlândia-MG, ganha parceria da Cooperativa para continuar.

A música, a partir de agora, faz parte da história da Cooperativa de Crédito dos Produtores Rurais e de Livre Admissão do Triângulo Ltda. – Sicoob Creditril que acaba de abraçar o Projeto Encantando das Creches Comunitárias Associadas de Uberlândia – CCAU. As cerca de 120 crianças da periferia da cidade de Uberlândia-MG, atendidas pela entidade, receberão apoio para continuar com as aulas de violão, percussão, flauta, violino, canto, dança e coral.

“O projeto é maravilhoso e, desde quando o conhecemos, nós nos apaixonamos por ele. Por unanimidade, o Conselho de Administração aceitou firmar a parceria e a partir de agora somos apoiadores exclusivos do Encantando”, comemora o presidente do Sicoob Creditril, Charles Drake Guimarães Gonçalves.
O Projeto atende crianças e adolescentes, de 04 a 16 anos, que fora do período escolar frequentam o Centro de Formação São Francisco de Assis – parte integrante das CCAU -,  onde participam das aulas de música e dança. “Esse apoio do Sicoob Creditril foi a nossa salvação, pois nós não tínhamos condições financeiras para darmos continuidade ao ‘Encantando’, iríamos encerrar as aulas neste ano”, afirma a coordenadora administrativa das CCAU, Claudiane Maria de Morais. 
​No dia 18 de outubro, os pequenos artistas fizeram uma apresentação, no Centro Administrativo do Sicoob Creditril, onde foram recebidos pelos conselheiros de administração e fiscal, diretoria, funcionários, cooperados e clientes. A performance agradou a todos que incentivaram a parceria entre a Cooperativa e o Projeto. “Nós estamos muito felizes por participar de um projeto tão edificante, que contribui para o desenvolvimento das crianças e adolescentes. Saber que o Sicoob Creditril colaborará para que esses pequenos possam permanecer em contato com a arte, evitando que eles fiquem ociosos, e muitas vezes, expostos à criminalidade nos deixa muito orgulhosos”, celebra a superintendente jurídica da Cooperativa, Jane Silva Gonçalves.

Para o coordenador de música e instrutor de percussão do Projeto, José Aparecido da Silva Costa, ter a parceria do Sicoob Creditril é tudo que eles precisavam no momento. “Esse projeto já está caminhando há quase três anos e as crianças já estão com a musicalidade bem avançada. Seria triste paralisá-lo por falta de recursos. Por isso foi muito importante ter o Sicoob Creditril como parceiro. Estamos muito felizes de continuarmos com o Encantando”, ressalta.

A diretoria do Sicoob Creditril fez questão de conhecer o projeto de perto e, no dia 20 de outubro, realizou uma visita a três unidades das CCAU. “A organização, o carinho para com as crianças atendidas, a estrutura dos espaços nos deixaram ainda mais seguros de que estamos ao lado de um trabalho sério, comprometido com a sociedade, o que tem tudo a ver com a filosofia de nossa Cooperativa”, destaca o diretor administrativo, Roldão Alves Ferreira Filho.

As Creches Comunitárias Associadas de Uberlândia – CCAU são uma entidade fundada em 1983 pelo Frei Fúlvio Sabia e Claudiana Maria de Morais com o grupo de jovens da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Surgiu por uma necessidade social das famílias carentes onde ambos os pais precisavam trabalhar e não tinham onde deixar seus filhos. Tornou-se entidade juridicamente constituída em janeiro de 1985. Atualmente as CCAU contam com seis unidades, que acolhem um total de 710 crianças entre 4 meses e 16 anos de idade. “Nós temos por volta de 400 crianças na fila de espera”, informa Claudiana Maria.

A administração geral das CCAU conta hoje com 110 funcionários. Embora seja subvencionada pela prefeitura de Uberlândia, a entidade sobrevive com a ajuda de empresas e comunidade.

Conheça as CCAU: http://www.ccau.com.br

Érica Magalhães Fraga | MF

Galeria Virmondes recebe duas novas exposições

Visitação é aberta ao público.

Há cerca de um mês, Uberlândia comemorou a reinauguração da Galeria Virmondes com a abertura da exposição Modos do Sensível. Agora, revelando a vitalidade e efervescência das artes local, a galeria coloca em cartaz duas novas exposições a partir do dia 27 de Outubro. 

Uma delas é DESENHO COMO MEIO, da artista Suze Vilas Bôas, cujo elemento poético principal é a linha. Suze traça em seu percurso linhas que se sobrepõe, se cruzam, se mesclam, adquirindo cores: vermelho, azul, verde, amarelo, entre as quais o preto e o branco são as mais evidentes. 

“Suze opera, em seu processo de criação, seguindo sua voz interna, sua intuição. No trajeto da linha, seu desenho adquire vida e energia e leva a artista a percorrer infinitas possibilidades. Seu desenho acontece no papel, na parede e se expande. É um trabalho abstrato. Trajeto.”, comenta o responsável pela galeria, João Virmondes.

Além disso, entra em cartaz também a partir desta data a exposição coletiva ATRAVÉS, que apresenta trabalhos de Cauê Cais, Dayane Justino, Mario Ferreira, Léa Zumpano, Rosa Pires, Lana Issa, Jane Cobô, Mairla Melo, Eliene Boaventura e Paulo Motta.

Em ATRAVÉS, os 11 artistas apresentam expressões contemporâneas da fotografia e do desenho, em que o pincel é errorex, em que se utiliza pó de ferro ao invés de tinta ou grafite, em que se desenha com linha de costura ou então em que se usa um processo digital. No caso das fotografias, há interferências computacionais algumas vezes. “Os trabalhos transitam entre conceitos como rastros fotográficos, memórias familiares, esplendores paisagísticos, entre outros”, acrescenta Virmondes.

As duas exposições estarão em cartaz até 17 de Novembro. A visitação é aberta ao público de segunda a sexta das 14h às 17h. Para mais informações, agendamentos e visitas guiadas com escolas, os contatos são: (34) 99157-6708 e 98427-1313.

Mais sobre Galeria Virmondes e Espaço Ateliê Cultural

Situada no Espaço Ateliê Cultural, a Galeria Virmondes é coordenada pelo artista plástico, João Virmondes, e tem a proposta de apresentar trabalhos de artistas locais e de outras regiões, abarcando a diversidade da Arte Contemporânea em suas múltiplas manifestações, além de promover ações educativas com visitas monitoradas. 

Já o Espaço Ateliê Cultural é coordenado pelo artista plástico, Paulo Rogério Luciano, e nele coexistem parcerias de artistas, artesãos, designers, galeristas, fashionistas e coachs. O espaço oferece cursos para adultos e crianças acima de 8 anos na área de Arte e Design, como: desenho, fotografia, cerâmica, mosaico, gravura, estamparia; e abarca ainda o ‘Brechó do Ateliê’, que oferece ao público peças personalizadas e oportunidade de reinventar visuais.

O quê: Abertura das exposições ‘DESENHO COMO MEIO’ e ‘ATRAVÉS’
Quando: Quinta-feira, 27 de Outubro de 2016, às 20h
Onde: Galeria Virmondes - Ateliê Cultural 
Rua Álvares Cabral, 14 - Tabajaras – Uberlândia (MG)
Horário de visitação: Seg. a Sex. de 14h às 17h, com agendamento pelos Whatsapp do Ateliê Cultural: (34) 984271313; e da Galeria Virmondes (34) 99157-6708. 

Michele Borges | Ciclo

Interrupção no abastecimento de água em alguns bairros

O DMAE - Uberlândia informa que nesta terça-feira (25), entre 7h e 9h, será realizada a interligação de uma sub-adutora no Centro de Reservação Alvorada.

Durante a manutenção, poderá ocorrer falta de água nos bairros Morumbi, Alvorada, Marielza, Chácaras Andorinhas e adjacências.

Após a conclusão do serviço, o abastecimento será normalizado gradativamente, no prazo máximo de até 6 horas

sábado, 22 de outubro de 2016

Doação de sangue urgente


Rafaela Carvalho Vieira está na UTI pediátrica do hospital Santa Genoveva, foi diagnosticada com leucemia,  está fazendo quimioterapia, e  precisa de doação de sangue porque as plaquetas estão muito baixas.

Quem puder ajudar  e doar é só dar o nome dela  no hemocentro, quem não puder doar, por favor passe a diante essa mensagem que já será uma grande ajuda.

O Hemocentro de Uberlândia fica na Av. Levindo de Souza, 1845 no bairro Umuarama
O horário de funcionamento é de:

Segunda a sexta das 7h às 11h30
Às segundas e quartas das 14h às 17h
e no último sábado do mês das 7h às 11h30

Pesquisa destaca dados sobre fintechs, bancos e mobile banking no mercado brasileiro

No país, as startups financeiras já formam um grupo de mais de 200 empresas.

Com a "explosão" no número de pessoas que possuem acesso à internet via dispositivos móveis, no Brasil e no mundo, cria-se um cenário favorável para novas tecnologias, processos e ideias surgirem, diariamente, e o mercado financeiro é um dos que mais se beneficiam desse movimento. 

Essa tendência estimulou a empresa Cedro Technologies, associada da i9 – centro de desenvolvimento de tecnologia e inovação do Triângulo Mineiro - e o site de conteúdo StartSe a lançarem uma pesquisa exclusiva, com números e informações de veículos especializados sobre o assunto. 

O material está disponível gratuitamente na internet, por meio do link: http://promo.cedrotech.com/relatorio-fintechs-brasil.

De acordo com o levantamento, o país, com um ecossistema no qual os serviços e produtos são focados em pessoas, vê o setor das fintechs (empresa que une tecnologia com serviços financeiros) expandindo-se e mostrando resultados cada vez mais promissores. “As startups financeiras já formam um grupo de mais de 200 empresas no Brasil. Entre elas, pelo menos metade deve fechar 2016 com faturamento acima de 1 milhão de reais”, informa o responsável pela Cedro Technologies, Neto Rodrigues. 

Grandes nomes como Nubank e GuiaBolso fazem parte desta "revolução", que envolve domínio tecnológico, entendimento de mudanças comportamentais e iniciativas disruptivas. “A nossa pesquisa levou em conta esse background e reuniu dados relevantes para o segmento e insights de especialistas em inovação e setor financeiro. Além disso, fazemos abordagens sobre Blockchain, tendências e investimentos”, comenta Rodrigues. 

Érica Magalhães | MF

Bazar do Hospital do Câncer oferece itens a partir de 3 reais

A ação beneficente terá mais quatro edições até dezembro 

Na próxima terça-feira (25) o Grupo Luta Pela Vida, a única ONG do Hospital do Câncer em Uberlândia, realiza mais uma edição de seu Bazar beneficente, que acontece das 8h às 16h, na rua Professor José Inácio de Souza, 3267, bairro Umuarama.

A coordenadora da equipe de voluntários do Bazar, Simoni Oliveira, conta que foram doados muitos brinquedos e, por esse motivo, eles continuarão compondo o bazar. O brechó também estará rico em roupas, calçados, acessórios, além de plantas ornamentais, medicinais e condimentos. “Teremos peças com preços únicos a partir de R$ 3,00”, conta a coordenadora.

Ainda segundo Simoni, em novembro o Bazar terá uma edição e outras duas acontecerão em dezembro. “Nosso foco já está sendo o preparativo para os bazares de Natal. Teremos muitas roupas de festas, ternos, artesanato e até decoração natalina”, diz. 

Todas as compras podem ser feitas em dinheiro, cartão de crédito ou débito. Todo recurso adquirido com a venda das peças é revertido ao Hospital do Câncer em Uberlândia.

Doações

Quem tiver interesse em doar produtos em bom estado de conservação, os mesmos podem ser entregues no espaço do Grupo Luta Pela Vida, no saguão do Hospital, ou agendar a coleta, desde que seja dentro de Uberlândia, pelo telefone (34) 3291-6160.

Bazar Grupo Luta Pela Vida
Data: 25/10/2016
Horário: 8h às 16h
Local: Rua Professor José Inácio de Souza, 3267, bairro Umuarama
Entrada franca

Alitéia Milagre | Serifa

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Concertos Tribanco traz o saxofonista Leo Gandelman

Recital está programado para o próximo sábado, dia 22 de outubro, no Center Convention. A entrada é um litro de leite longa vida.

O projeto “Concertos Tribanco” apresenta, pela primeira vez, o saxofonista Leo Gandelman. O recital está programado para o dia 22 de outubro, às 20 horas, no Center Shopping - Center Convention - Complexo C, sala B2/B3, localizado na avenida João Naves de Ávila, 1331, no bairro Tibery, em Uberlândia-MG.

Um dos mais celebrados instrumentistas do Brasil, Leo Gandelman alcançou um patamar inteiramente único no Brasil – e raro até mesmo mundo afora – é admirado pelo grande público, jovem e pop, e também pelos fãs de MPB. Da mesma forma, associou seu nome à excelência e ao virtuosismo da música de concerto, em performances como solista de orquestras consagradas e em recitais de câmara, ultrapassando as fronteiras entre clássico e popular a bordo da qualidade de seu saxofone, conferindo um grau avançado de apelo e emoção pop às peças de concerto e, por outro lado, exercitando o talento na interpretação, na pureza e na precisão do som na música popular e instrumental. 

Saxofonista, arranjador e produtor, Leo Gandelman é um dos mais influentes músicos no Brasil. Filho de uma pianista clássica e de um maestro, aos 15 anos já era solista da Orquestra Sinfônica Brasileira. Além da sólida formação clássica, estudou no Berkeley College of Music, nos Estados Unidos, regressando ao Brasil em 1979 para dar início à carreira profissional. 

O valor do ingresso é 1 litro de leite longa vida e pode ser trocado nos dias 20, 21 e 22 de outubro, no Center Convention, Complexo C, Espaço E4, das 12 às 18 horas. É vetada a entrada de crianças menores de 08 anos de idade. Adolescentes entre 12 e 15 anos devem estar acompanhados de um parente até o terceiro grau e a partir dos 16 anos podem estar desacompanhados de responsáveis. 

Concertos Tribanco 

O projeto “Concertos Tribanco Uberlândia” tem o apoio do Tribanco – Banco do Triângulo – instituição financeira do Sistema Integrado Martins - SIM. A primeira temporada de concertos teve início em junho de 2004 e, nesses 13 anos, cerca de 200 artistas de renome nacional e internacional se apresentaram em Uberlândia em diversas formações musicais, contribuindo para o enriquecimento cultural da cidade.

Desde o início, a meta foi aliar os objetivos artístico-musicais e culturais do projeto às ações sociais e educacionais, visando oportunizar a profissionalização de jovens músicos, descobrir novos talentos, contribuir para o aprimoramento de alunos e professores de música da cidade e região, levar a música dos grandes mestres para segmentos de nossa sociedade que não tem oportunidade de ir ao teatro para assistir a um concerto

Mais informações: www.concertostribanco.com.br

Concertos Tribanco com o saxofonista Leo Gandelman 

Dia 22 de outubro de 2016 
Center Shopping Uberlândia - Center Convention – Sala B2/B3
Avenida João Naves de Ávila, 1331, Bairro Tibery
Horário: 20 horas 
Ingresso: 1 litro de leite longa vida que poderá ser trocado nos dias 20, 21 e 22 de outubro, no Espaço E4, no Center Convention – Complexo C. 

Érica Magalhães | MF

Aciub reage contra aumento de impostos

Aciub reage contra propostas do Governo de Minas Gerais que aumenta alíquotas de tributos e cria novas taxas. Os aumentos estão previstos em quatro Projetos de Lei encaminhados à Assembleia Legislativa pelo governador Fernando Pimentel

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, encaminhou à Assembleia Legislativa uma série de Projetos de Leis que preveem o aumento dos tributos, como o ICMS e o IPVA, além da criação de novas taxas no Estado. 

A Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) é contra qualquer aumento tributário e, por isso, elaborou um manifesto se posicionando de forma contrária às medidas. O documento assinado pelo presidente da entidade, Fábio Pergher, foi encaminhado para os deputados estaduais com base em Uberlândia, Felipe Attiê, Luiz Humberto Carneiro, Elismar Prado, Leonídio Bouças e Arnaldo Silva.

No total foram encaminhados quatro projetos que preveem aumento tributário em diferentes setores. O Projeto de Lei 3.810/2016 propõem um aumento na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 14% para 20%, em relação ao etanol, e de 29% para 30%, em relação à gasolina. Este projeto também aumenta de 25% para 30% a alíquota do solvente que não tenha utilização industrial. No caso do solvente usado na indústria, o aumento é de 18% para 30%. 

O Governo do Estado também pretende aumentar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para caminhonetes de cabine dupla ou estendida. De acordo com o Projeto de Lei 3.808/2016, a alíquota deve saltar de 3% para 4%. 

Além da ampliação de alíquotas, o Governo também solicita a criação de novas taxas. O Projeto de Lei 3.811/16 institui, se aprovado, a cobrança da taxa de expediente sobre serviços relacionados à proteção e conservação do meio ambiente e dos recursos hídricos. No total, o projeto prevê a instituição de 30 novos subitens de cobrança, alguns deles com desdobramentos. As taxas criadas serão cobradas por atos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável (Semad) e dos órgãos a ela vinculados: Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). Os valores serão fixados em Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemgs). 

Outra taxa que poderá ser instituída é a de Taxa de Defesa Sanitária Animal, a ser paga pelas indústrias frigoríficas e de laticínios, incluindo cooperativas, a fim de custear as ações de defesa sanitária animal, combate a zoonoses e indenizações pelo sacrifício de animais. De acordo com o Projeto de Lei 3807/2016, para cada boi ou búfalo destinado ao abate, por exemplo, será cobrada a taxa de duas Ufemgs, que hoje vale R$ 3,0109.

Estes Projetos de Lei foi recebidos pela Mesa da Assembleia Legislativa e estão com as Comissões para análise.

O presidente da Aciub, Fábio Pergher, ressalta que a associação é contra qualquer aumento tributário. “A nossa bandeira é contra todo e qualquer tipo de aumento tributário. Estamos vivendo um momento em que a economia está fragilizada, devíamos estar discutindo redução de despesas, por parte da máquina pública, e não o aumento de tributos e criação de novas taxas. Não apenas as empresas, mas toda a população será diretamente impactada com estas medidas caso os deputados aprovem estes Projetos de Lei”, afirmou Fábio Pergher.

Sérgio Gouvêa | GA

1º Encontro Mineiro de Observatórios Sociais

Com o objetivo de reunir e compartilhar experiências e boas práticas de observatórios de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, o Observatório Social do Brasil (OSB) e o Observatório Social de Uberlândia realizam nos dias 21 e 22 de outubro o 1° Encontro Mineiro de Observatórios Sociais e 3° Encontro dos Observatórios Sociais do Sudeste. O evento, que acontece no Hotel San Diego Suítes, é gratuito e possui programação aberta ao público.

A abertura do encontro será na sexta-feira (21/10), às 19h, com a palestra “10 Medidas Contra a Corrupção”, apresentada pelo do Procurador da República em Uberlândia, Leonardo Macedo. 

A programação continua no sábado (22/10), com palestras sobre compras governamentais para pequenos negócios, integridade para os pequenos negócios e indicadores da gestão pública. Para participar das atividades basta comparecer no Hotel San Diego Suítes - Avenida Rondon Pacheco, 3500 – Bairro Santa Maria.

Confira a programação

1° Encontro Mineiro de Observatórios Sociais e 3° Encontro dos Observatórios Sociais do Sudeste

21 de outubro
Abertura – Palestra: 10 Medidas Contra a Corrupção, com o Procurador da República em Uberlândia, Leonardo Macedo 
Horário: 19 horas 

22 de outubro
Palestra: Compras Governamentais para Pequenos Negócios, com Nilson Pereira Borges do Sebrae MG
Horário: 8h30

Palestra: Integridade para os Pequenos Negócios - Lei Anticorrupção, com Roni Enara, coordenadora do OSB, Gilberto Socoloski, do Sebrae Nacional, e Renata Figueiredo, do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) 
Horário: 10 horas

Palestra: Indicadores da Gestão Pública, com Adriano Strassburguer, do OSLajeado, e Roni Enara, coordenadora do OSB
Horário: 11 horas

Sobre o Observatório Social

O Observatório Social é um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

Cada Observatório Social é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social.

Sobre o Observatório Social de Uberlândia

O Observatório Social de Uberlândia foi fundado em 2015 por iniciativa do G7, formado pela Associação Comercial e Industrial de Uberlândia – ACIUB, Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL Uberlândia, Conselho dos Veneráveis do Triângulo, FIEMG – Regional Vale Paranaíba, OAB – 13ª Subseção Uberlândia, Sindicato Rural de Uberlândia e Sociedade Médica de Uberlândia.

Sobre o Rede OSB

O OS Uberlândia é integrante da rede OSB, que são Observatórios Sociais organizados em rede e coordenados pelo Observatório Social do Brasil (OSB), que assegura a disseminação da metodologia padronizada para atuação dos observadores, promovendo a capacitação e oferecendo o suporte técnico aos OS’s, além de estabelecer as parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais.

A Rede OSB está presente em mais de 100 cidades, em 19 Estados brasileiros. São mais de dois mil voluntários trabalhando pela causa da justiça social, contribuindo para a economia dos recursos públicos nas cidades onde os Observatórios Sociais atuam. Segundo informações do OSB, estima-se que nos últimos três anos, com a contribuição desses voluntários, houve uma economia de mais de R$ 1,5 bilhão para os cofres municipais. Ainda de acordo com o OSB, mais importante não são estes números, mas a nova cultura que está se formando: da participação do cidadão de olho no dinheiro público.

Sérgio Gouvêa | GA

Escolas de Uberlândia recebem espetáculo gratuito para crianças

Cento e cinquenta crianças do projeto “Programa Transforma – Oficinas de Artes Cênicas – Ano II”, realizado pelo EMCANTAR, farão mini turnê nos dias 24, 26 e 31/10. 

Douglas Luzz
No mês das crianças, o Grupo EMCANTAR decidiu utilizar um de seus projetos para presentear alunos de escolas públicas com algo diferente, mas muito mais enriquecedor do que os brindes que os pequenos costumam ganhar: com cultura. 

Nos dias 24, 26 e 31 deste mês, as crianças e adolescentes participantes do projeto “Programa Transforma – Oficinas de Artes Cênicas – Ano II”, realizado pelo EMCANTAR, irão fazer uma mini turnê de apresentações em algumas escolas públicas de Uberlândia. 

As escolas privilegiadas são: 

• Escola Municipal Dr. Joel Cupertino
• Escola Municipal Irene Monteiro Jorge 
• Escola Estadual João Rezende

Todas elas situam-se no setor leste de Uberlândia, onde as oficinas do projeto também acontecem. “Isso é importante para os participantes, pois o trabalho que tiveram durante o ano nas oficinas poderá ser devolvido para sua própria comunidade, criando mais aproximação da população com este projeto”, diz Fernanda Lemos, coordenadora do projeto. 

O setor leste de Uberlândia possui baixo aparelhamento cultural e poucas opções de lazer, sendo estes os maiores motivos para levar estas apresentações às crianças desta região. Todos os 150 participantes do projeto terão a oportunidade de se apresentar, podendo desenvolver a comunicação e expressão para grandes públicos, tão importante nos dias atuais. 

“Todos saem ganhando, é uma troca de experiências em cima do palco. Os participantes do projeto aprendem com o público e dão como retorno uma apresentação belíssima recheada de cultura e alegria”, enfatiza Fernanda.

Os participantes das oficinas também aproveitarão para divulgar o evento Alvorada Cultural, que acontecerá dia 26 de novembro, no clube CESAG, das 15h às 18h. Este evento é gratuito e contará com diversas atrações, incluindo o espetáculo inédito criado a partir deste projeto. “Vamos ter também vários serviços como design de unhas e cortes de cabelos, oferecidos pela ONG Ação Moradia, nossa parceira nesse evento. Será um dia de lazer aberto a toda comunidade”, finaliza a coordenadora. 

Mais sobre “Programa Transforma – Oficina de Artes Cênicas – Ano II”

É apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas e Instituto Algar, realizado pela Associação EMCANTAR, em parceria com o ProgramaTransforma, por meio das Leis Rouanet e Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. 

Mais sobre EMCANTAR

Grupo que há 19 anos trabalha com Arte e Educação. Na vertente artística, já lançou cinco álbuns: EMCANTAR (1999), MUTIRÃO (2003), PARANGOLÉ (2009), ESCUTATÓRIA (2012) e ENTREDENTES (2013), e realizou mais de 800 apresentações para mais de 250 mil pessoas de diversas cidades do Brasil. Na área educacional, desenvolve projetos de formação em artes, cultura e meio ambiente, através dos quais já envolveu mais de 30 mil pessoas, especialmente, educadores, crianças e adolescentes de regiões periféricas. Acesse: http://www.emcantar.org

Mais sobre Instituto Algar

Por acreditar que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor, o Grupo Algar investe, desde 1994, em programas sociais voltados à comunidade. A ideia é contribuir com a melhoria da qualidade da educação brasileira. Ao longo dos anos, estes programas cresceram e, em 2002, passaram a ter a gestão do Instituto Algar e uma atuação em três dimensões: social, ambiental e cultural. Os programas sociais chegam a 25 cidades, 102 escolas parceiras, 8.020 mil alunos beneficiados, 225 educadores envolvidos e a participação voluntária de 1.150 associados da Algar. 

Michele Borges | Ciclo

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Alceu, Elba e Geraldo cantam hoje no Grande Encontro

Show em Uberlândia da turnê de 20 anos do Grande Encontro terá músicas inéditas de Alceu, Elba e Geraldo. 

Marcelo Ribeiro
Se há 20 anos a primeira versão do Grande Encontro era uma releitura acústica de sucessos de Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Elba Ramalho e Zé Ramalho, a atual turnê mostra uma mescla com instrumentos elétricos e percussão. 

Esse é o cenário que o público de Uberlândia encontrará no show que acontece na noite de hoje 19 de outubro, no Acrópole.

Mesmo com a ausência de Zé Ramalho, o Grande Encontro tem atraído o público nos shows da turnê, que começou a rodar o país em setembro. A comemoração dos 20 anos do projeto já rendeu um novo álbum ao vivo, gravado em São Paulo, que deve ser lançado em DVD em breve.

Para o show em Uberlândia, o repertório contará com os sucessos “Frevo mulher”, “Táxi lunar”, “Tropicana”, “Banho de cheiro” e “Me dá um beijo”, além das inéditas “O melhor presente”, “Só depois de muitos anos” e “Ciranda da traição”. Os ingressos estão à venda no site Bilheteria Digital e na loja Cavalera no Center Shopping.

O Grande Encontro em Uberlândia
Data: 19 de outubro
Horário: 22h
Local: Acrópole
Endereço: Rua José Resende, 4090 - bairro Custódio Pereira
Venda de ingressos no site Bilheteria Digital e Cavalera Center Shopping.
Área: Mesa (4 cadeiras) de frente para o palco; logo atrás VIP e Camarote na parte de cima.

Carolina Portilho | CaSi

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Após 20 anos, “O Grande Encontro” está de volta

Geraldo Azevedo, Alceu Valença e Elba Ramalho se apresentam dia 19 de outubro.

Em um palco, três dos mais importantes nomes da Música Popular Brasileira (MPB). Esse será o cenário do Grande Encontro que está de novo na estrada com show marcado em Uberlândia no dia 19 de outubro com Geraldo Azevedo, Alceu Valença e Elba Ramalho. A apresentação será no Acrópole e os ingressos já estão à venda no site Bilheteria Digital.

A turnê marca os 20 anos do projeto, que se iniciou em 1996. O primeiro show aconteceu em Natal e reuniu o trio, além do cantor Zé Ramalho. O Grande Encontro rendeu três discos, que venderam mais de dois milhões de cópias. Para o show em Uberlândia, o repertório contará com os sucessos “Frevo mulher”, “Táxi lunar”, “Tropicana”, “Banho de cheiro” e “Me dá um beijo”, além das inéditas “O melhor presente”, “Só depois de muitos anos” e “Ciranda da traição”.

A junção da paraibana Elba Ramalho e dos pernambucanos Geraldo Azevedo e Alceu Valença marca essa verdadeira reunião de amigos como uma maneira de manter a tradição de suas raízes culturais. Com o sotaque e as canções que fazem parte da história musical do Brasil, transformaram sua arte em uma maneira de combater o preconceito contra o povo nordestino.

Mesclando um repertório de clássicos da MPB, música nordestina e sucessos dos três artistas, o show será a junção de tudo que houve de melhor das três edições anteriores, em uma noite de encontro entre amigos estendida ao público.

O Grande Encontro em Uberlândia
Data: 19 de outubro
Horário: 22h
Local: Acrópole
Endereço: Rua José Resende, 4090 - bairro Custódio Pereira
Venda de ingressos no site Bilheteria Digital: https://www.bilheteriadigital.com/o-grande-encontro-19-10-19-de-outubro
Área: Mesa (4 cadeiras) de frente para o palco; logo atrás VIP e Camarote na parte de cima.

Carolina Portilho | CaSi

Tiago Iorc traz a Uberlândia turnê do seu DVD ao vivo

Apresentação será no dia 29 de outubro no Acrópole.

Em um ano especial, o cantor e compositor Tiago Iorc traz seu show para Uberlândia no dia 29 de outubro, no Acrópole. Na bagagem, as músicas do recém-lançado DVD “Troco Likes ao vivo”, que foi apresentado em diversas salas de cinema do país.

No repertório, sucessos como “Amei te ver”, “Chega pra cá” e “Coisa Linda”, além de regravações da música “Dia Especial”, da banda gaúcha Cidadão Quem, e a canção “Alexandria” feita em parceria com Humberto Gessinger. A expectativa é a inclusão da versão acústica de “Bang”, sucesso da funkeira Anitta que teve mais de 2,5 milhões de visualizações no Youtube em um mês.

Para completar o sucesso em 2016, o disco “Troco Likes” foi indicado ao Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa, e a música “Amei te Ver” na categoria Melhor Canção na Língua Portuguesa.

Tudo isso faz com que o show seja um dos mais esperados do ano em Uberlândia. Os ingressos já à venda pelo site Bilheteria Digital e também na loja Cavaleira, no Center Shopping.

Playmobille no palco

Quem também se apresenta no dia 29 é a banda Playmobille, um dos destaques desse ano do programa SuperStar, da TV Globo. Formada em 2005, os cinco integrantes vêm conquistando ao longo dos anos sucesso entre o público jovem. São eles: Gugu Peixoto (voz e guitarra), Gabrieu Mello (voz e teclado), Bruno Dantas (bateria), Kadu Marins (guitarra) e Daniel Rodrigues (baixo). A banda já rodou o Brasil com shows e emplacou cinco músicas em novelas e filmes. Eles fazem uma mistura de rock com pop e MPB e têm influências diversificadas como Chico Buarque e Foo Fighters.

Tiago Iorc em Uberlândia
Data: 29/10/2016
Horário: 22h
Local: Acrópole
Endereço: Rua José Resende, 4090 - Bairro Custódio Pereira
Ingressos: Loja Cavalera e site Bilheteria Digital: www.bilheteriadigital.com/tiago-iorc-playmobille-29-10-29-de-outubro
Agenda oficial do Tiago Iorc: https://www.facebook.com/iorcmusic/events

Carolina Portilho | CaSi

Piloto de Uberlândia segue para Goiânia para mais uma etapa da Old Stock

Kenner Garcia entra na pista em homenagem ao amigo Eduardo Cardoso, que era apaixonado por automobilismo e pela música. 

Humberto da Silva
Os apaixonados por corridas de automóveis podem se preparar, pois Goiânia recebe a 6ª etapa do Campeonato Brasileiro Old Stock Race. 

Será no Autódromo Ayrton Senna, no dia 16 de outubro, e mais uma vez o piloto de Uberlândia, Kenner Garcia, colocará seu Opala nº 95 na pista competindo pela categoria Máster. 

A competição começou em abril e até agora todas as etapas foram realizadas no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Após Goiânia, a Old Stock passa por Curitiba, em novembro, e encerra a temporada em dezembro, também na capital paulista. Kenner, que estará a bordo com o seu preparador Gustavo Acosta, fará uma homenagem ao amigo Eduardo Cardoso, que faleceu no dia 31 de julho após infarto durante trilha de moto. Carro e capacete do piloto serão plotados com os dizeres In memoriam Eduardo Cardoso. 

“Essa corrida terá uma sensação diferente por dois motivos. Deixamos São Paulo para sentir o autódromo goiano e acredito que o público vai comparecer em massa para escutar o ronco dos motores. E o mais importante será para homenagear meu amigo que era apaixonado por adrenalina, inclusive foi piloto de automobilismo e praticante de enduro. É por ele que encaro a pista de Goiânia”, destacou Kenner Garcia. 

No dia que antecede a prova (15/10), os pilotos vão para as pistas para o treino classificatório. Já no domingo, às 10h terá desfile de clássicos Old Stock Race; às 11h30 1ª prova e 13h30 a 2ª. De acordo com os organizadores da competição, Goiânia, pela primeira vez, irá ouvir o ronco dos poderosos motores seis cilindros dos místicos opalas. 

“Por isso será uma corrida emocionante. O público com certeza trará ainda mais emoção para as pistas do autódromo. Temos pontuado bem em cada etapa e assim embarcamos dia 13 agora para Goiânia, confiantes”. 

Sobre a Old Stock Race 

A Old Stock Race é uma categoria que vem resgatar o espírito das corridas de automóveis. Com um apelo retrô, a categoria funcionará como um museu de acervo dinâmico. 

Para os apaixonados pela memória do automobilismo brasileiro e para todos aqueles que não tiveram oportunidade de acompanhar a categoria, a Old Stock Race recria e traz para a atualidade o cenário que marcou uma época heroica. Totalmente despidos das tecnologias de hoje, grandes campeões como Paulo Gomes, Ingo Hoffman, Chico Serra, Zeca Giaffone, Raul Boesel e Alencar Jr., assim como tantos, protagonizaram grandes pegas nas pistas. 

A Old Stock Race será disputada em caráter de campeonato brasileiro, com um calendário de seis provas no seu primeiro ano. Com um regulamento que visa manter equilíbrio entre os carros e custos baixos operacionais, a categoria permitirá grande número de carros inscritos em seu grid, trazendo novamente disputas acirradíssimas e levando ao grande público as mesmas emoções vividas nos anos 70. 

Títulos no automobilismo, estadual e nacional 

- Campeão do Rally Internacional dos Sertões, categoria Production Light, em 2007 

- Campeão Mineiro de Kart na Categoria PSK-B, em 2000 

Alguns resultados 

- 3º Lugar na 2ª Etapa da 1ª Copa Formula Clube do Brasil (01/08/2015) 
- 3º Lugar na 1ª Etapa da 1ª Copa Formula Clube do Brasil (25/04/2015) 
- 6º Lugar na 6ª Etapa do Campeonato Paulista de Fórmula Vee (22/06/2014) 
- 3º Lugar na 3ª Etapa do Campeonato Paulista de Fórmula Vee (16/03/2014) 
- 4º Lugar no Rally Internacional dos Sertões. Cat. Caminhões (agosto/2013) 
- 5º Lugar da 3ª Etapa do Campeonato Paulista de Formula Vee (07/04/2013) 
- 3º Lugar na 6ª Etapa do Sertões Séries, Itatinga (SP) (11/12/2010) 
- 4º Lugar no Rally dos Sertões. Categoria Production (2008) 
- 8º Lugar no Rally Internacional dos Sertões. Cat. Production Diesel (2004) 
- 6º Lugar no Rally dos Amigos. Cat. Production (2003) 
- 3º Lugar na 1ª Etapa da Copa Triângulo de Kart. Cat. Speed B, Araguari (MG) (março/2002) 
- 3º Lugar na 5ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade. Cat. N4 (02/09/2001) 
- 6º Lugar na Formula Milenium. Cat. B, Goiânia-GO (24/06/2001) 
- 2º Lugar na 1ª Taça Uberlândia de Kart e Moto. Cat. Naskar B (17/12/2000) 
- 2º Lugar no Rally do Triângulo. Cat. Off Road (16/12/2000) 
- 2º Lugar na 2ª Etapa da Taça Uberlândia de Kart e Moto (02/12/2000) 
- 1º Lugar na 1ª Etapa do Campeonato Mineiro de Kart. Cat. PSKB (11/06/2000) 
- 2º Lugar na 2ª Etapa da 1ª Copa Centro Oeste de Kart. Cat. PSKB (02/04/2000) 
- 3º Lugar na 1ª Etapa da 1ª Copa Centro Oeste de Kart. Cat. Senior B (27/02/2000) 
- 3º Lugar na 7ª Etapa da 3ª Copa Triângulo de Kart. Cat. PSKB (21/11/1999) 
- 2º Lugar na 6ª Etapa da 3ª Copa Triângulo de Kart. Cat. PSKB (24/10/1999) 
- 2º Lugar na 4ª Etapa da 3ª Copa Triângulo de Kart. Cat. PSKB (01/08/1999) 
- 1º Lugar na 1ª Taça Prefeitura Municipal de Uberlândia de Kart. Categoria A (24/01/1999) 
- 5º Lugar na 3ª Copa Triângulo de Kart. Cat. V4 (1999) 
- 4º Lugar na Copa Café Cajubá 100 Km de Kart (dezembro de 1998) 
- 2º Lugar na 7ª Etapa do Campeonato Uberlandense de Kart. Cat. PSKB (nov/1998) 
- 4º Lugar na 1ª Copa Triângulo de Kart. Cat. PSK (1997) 
- 5º Lugar no 1º GP 2HS de Kart (07/12/1997) 
- 5º Lugar na 7ª Etapa da 1ª Copa Triângulo de Kart. Cat. PSK (23/11/1997) 
- 6º Lugar na 6ª Etapa da 1ª Copa Triângulo de Kart. Cat.PSK (22/11/1997) 
- 6º Lugar na 1ª Etapa da Copa Triângulo de Kart. Cat. PSK (07/09/1997) 
- 4º Lugar na 6º Etapa do Campeonato Formula Kaiser de Kart (26/05/1996) 
- 5º Lugar na 9ª Etapa do Campeonato Regional de Kart. Cat. PSK (03/12/1995) 
- 6º Lugar na 1ª Copa Araguarina de Kart. Cat. Força Livre 
- 2º Lugar na Copa José Cecílio Domingos. Cat. Força Livre 
- 2º Lugar na 3ª Etapa da Copa Triângulo de Kart. Cat. Senior B

Carolina Portilho | CaSi

Diálise em animais de estimação

Todo ano, cerca de 80 animais passam pelo PSV para realizar o tratamento

O Pronto Socorro Veterinário (PSV) recebe diversos pacientes com doenças renais. Assim como humanos, os cães sofrem com infecções urinárias, cálculos e insuficiência renal. Quando o problema se agrava, a única alternativa é a diálise. 

De acordo com a veterinária Sílvia Molnár, a diálise é indicada quando os rins funcionam menos que 10% e com isso a quantidade de toxina acumulada é extremamente prejudicial ao organismo. “Nesse momento, o organismo já não responde a outros procedimentos menos invasivos. Para chegarmos a essa conclusão, são necessários uma série de exames, como dosagem sérica de ureia e creatinina, relação proteína/creatinina urinária e ultrassom, entre outros exames”, explicou a veterinária.

Antes de iniciar o procedimento, o animal recebe um cateter próprio para a diálise no abdômen. A veterinária explica que é por esse cateter que a solução de diálise entra e sai do organismo. “Essa solução é purificadora, ou seja, os líquidos, resíduos e substâncias químicas saem dos vasos sanguíneos do peritônio e vão para essa solução. Após um período, essa solução é retirada, levando consigo os resíduos do sangue”, contou Sílvia Molnár.

É importante destacar que a diálise não é um tratamento que vai curar o animal. O procedimento serve para desintoxicar o organismo e dar mais tempo para que ele reaja ao tratamento proposto. “É muito importante que os donos fiquem atentos aos seus animais e procurem um veterinário sempre que houver algo errado. Muitos costumam medicar os pets por conta própria e a automedicação é tão prejudicial aos animais quanto aos humanos. O uso excessivo de medicamentos é uma das causas da lesão renal”, disse Sílvia Molnár

A veterinária afirma que não existem raças mais propensas a ter lesões renais graves que levem a diálise. É preciso levar em consideração problemas congênitos, doença renal aguda e lesões causadas por desgaste e/ou idade no caso da doença renal crônica. “Como observamos com o aumento da expectativa de vida dos nossos amigos pets, a doença renal crônica se tornou cada vez mais comum. Os donos precisam ficar de olho e qualquer sinal de alerta, procurar sempre um veterinário”, finalizou.

Fabiana Barcelos | Ares

Uberlândia ganha Sindicato das Empresas de TI

Empresários aprovam a criação do SINDETI, em Assembleia Extraordinária, e aguardam a homologação do Ministério do Trabalho.

Empresários do setor de tecnologia da informação de Uberlândia-MG reuniram-se, (14/09), em Assembleia Geral Extraordinária, na sede da i9 – centro de desenvolvimento de tecnologia e inovação do Triângulo Mineiro – para ratificarem a criação do Sindicato das Empresas de Tecnologia da Informação de Uberlândia – SINDETI 

Os cerca de 60 representantes de empresas do setor de TI presentes na Assembleia ratificaram, por unanimidade, a fundação do sindicato patronal em atendimento aos anseios e expectativas dos empresários de Uberlândia. 

Como muitos empresários não puderam comparecer, outorgaram procuradores para representá-los na Assembleia, o que resultou em mais de uma centena de votos favoráveis à ratificação da fundação da entidade. 

Esse número expressivo de empresários presentes na Assembleia demonstra a vontade e a legitimidade na constituição de uma entidade que possa representá-los na defesa de seus interesses e no fortalecimento da categoria na cidade.

“Fundar o Sindicato das Empresas de TI de Uberlândia era um desejo antigo dos empresários. Até então, nós nos reportávamos ao Sindicato com sede em Belo Horizonte-MG e com isso registrávamos divergências em relação ao mercado, pouca participação dos empresários em função da distância, além de outros problemas. Agora, com o nosso próprio Sindicato teremos mais força, respeito e união entre a classe patronal para lutarmos pelos nossos direitos”, comenta o presidente da i9, Robson Xavier, que também foi eleito para estar à frente da presidência do SINDETI.

A Assembleia foi conduzida pelo diretor jurídico do SINDETI, Pérsio de Oliveira, que explicou todo o processo de criação do Sindicato. “Em 2012, em reunião organizada por vários empresários do setor, deliberou-se pela criação de uma entidade sindical patronal. Desde então, iniciamos os processos e cumpridas todas as exigências burocráticas e legais, no mês de julho deste ano, o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio de sua Secretaria de Relações do Trabalho publicou o pedido de Registro do SINDETI e determinou a realização de uma assembleia de ratificação da fundação Sindicato. Hoje, damos um passo importante. Enviaremos a documentação para o Ministério do Trabalho e a nossa expectativa e que, até o final deste ano, seja concedido o registro do SINDETI”, informou.

A fundação do SINDETI foi bem recebida pelos empresários. Para o gerente do departamento jurídico da Sankhya, Paulo César Perez, essa é uma vitória significativa para o setor. “É muito importante a desvinculação da base estadual. A realidade econômica da capital mineira é diferente de Uberlândia, sem falar na questão logística que nos impede de estarmos mais presentes. Agindo na base do município vamos ter mais representatividade e autonomia, proporcionando o equilíbrio nas negociações”, pontuou.

A diretora da Landix Sistemas, Evelise Lima, também comemora a conquista. “Acredito que a nossa classe vai se unir ainda mais. Isso pôde ser percebido já nesta Assembleia, cujo quórum foi bastante favorável. A nossa realidade local é diferente de Belo Horizonte MG. Com o SINDETI vai haver um melhor nivelamento das decisões em prol da classe”, comentou. 

Érica Magalhães | MF