quarta-feira, 27 de julho de 2011

Estão abertas as inscrições para Conselheiros Tutelares

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), comunica que as inscrições para o Processo Seletivo do 2º Conselho Tutelar serão realizadas até 5 de agosto, de 12h as 17h, na rua Duque de Caxias, 50, Centro.

Os interessados em participar do Processo Seletivo devem entre outras exigências ter idade superior a 21 anos, curso superior completo, residir em Uberlândia há pelo menos três anos, além da apresentação de documentos pessoais.

Mais informações disponíveis no portal da Prefeitura no  Diário Oficial do Município nº. 3713, de 26 de julho de 2011.

Secom PMU
-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Futel entrega kits para corrida Uberlândia Romaria

crédito da foto: Diocese de Franca

A Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) já está entregando os kits para os participantes da Corrida de Revezamento Uberlândia Romaria, que acontecerá no sábado (30), com saída prevista para 5h, do Parque do Sabiá. Quem fez a inscrição pode passar no Parque do Sabiá e pegar o kit, que contém uma camiseta numerada, boné e instruções.

A Futel realizou 250 inscrições de atletas que participarão da sexta edição da Corrida. A maratona terá 88 quilômetros e o encerramento será na escadaria do Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Romaria. Neste ano, o evento terá o apoio da Prefeitura de Romaria (MG) e Polícia Rodoviária Federal.

Durante o trajeto haverá 17 pontos de apoio onde será oferecido aos participantes. "É uma oportunidade para as pessoas buscarem qualidade de vida por meio de uma prática esportiva. Daremos todo o apoio para que o evento seja ainda melhor do que foi em outros anos", disse Antônio Carrijo, diretor geral da Futel.

A Corrida de Revezamento teve início com um pequeno grupo de amigos corredores em julho de 2006. Atualmente, o percurso feito na BR 365 é dividido e numerado em 17 trechos, com distâncias aproximadas de 5 quilômetros. Geralmente, no último trecho os participantes se reúnem e juntos completam o trajeto final, até a escadaria do Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Romaria.

--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Uberlândia terá Dia da Saúde Ocular - Sábado (30)

Cuidados com a saúde dos olhos e prestação de serviços vão movimentar a cidade neste sábado (30)

 

O ar seco no inverno, somado ao costume de permanecer por muito tempo em frente ao computador, ar condicionado ou aquecedor, aumenta a preocupação com a saúde dos olhos. Para orientar a população sobre a importância da prevenção e os cuidados com a visão, acontece neste sábado (30), o Dia da Saúde Ocular, em Uberlândia. A ação será realizada pelo ISO Olhos em parceria com a TV Integração das 8h às 12h.

Profissionais de oftalmologia vão orientar a população para prevenção de doenças oculares e alertar para os cuidados diários que é preciso manter. O público terá a oportunidade de fazer testes para avaliar a visão, tirar dúvidas sobre as principais doenças oculares, além de aprender os cuidados necessários para o dia a dia. A comunidade ainda poderá aferir pressão e fazer teste de glicemia.

"São simples ações que, feitas corretamente, evitam os riscos de ter problemas oculares", afirma o médico Mario Carvalho, do ISO Olhos.

 

As atividades preparadas para o Dia da Saúde Ocular serão realizadas no estacionamento da ISO Olhos. A entrada é gratuita.

Serviço

Evento: Dia da Saúde Ocular

Dia: Sábado (30)

Horário: 8h às 12h

Local: ISSO Olhos Uberlândia  

Endereço: Rua Eduardo Marquez, 50. Bairro Martins.

Entrada franca 


Silla Silva | G.A. 

--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

terça-feira, 26 de julho de 2011

Uberlândia recebe 10º Encontro Nacional de Bandas e Orquestras

Encontro reunirá mais de mais de 20 grupos representando sete Estados, 15 cidades e aproximadamente 1.200 músicos

Uberlândia já é palco da música, do teatro, e outras manifestações culturais que reúnem vários gêneros.

No ritmo do Mimu – Movimento Internacional da Música de Uberlandia, a cidade receberá, também, de 28 a 31 de julho, o 10º Encontro Nacional de Bandas e Orquestras, realizado pela Banda Acordes de Sião e pela Orquestra Castelo Forte.

O primeiro encontro foi idealizado pelo saudoso Maestro Eurípedes Iron Borges da Silva, na cidade de Bom Jesus de Goiás, em 2001 com a participação de sete bandas.

O 10º Encontro Nacional de Bandas e Orquestras conta com o apoio da Associação Cristão Cidadão e fará apresentações em alguns pontos da cidade, entre eles na Praça Cívica e no templo central da Igreja Assembleia de Deus de Uberlândia.

Detalhes sobre as apresentações no http://www.enbo.com.br/index.php

Fernanda Beraldo - Assessoria de Imprensa - Vereador Marcio Nobre
--
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Quarta-feira é dia de Feira de Produtos Rurais

As tradicionais barracas com produtos rurais estarão na Praça Cívica do Centro Administrativo Municipal. A partir das 10h,quem passar pelo local pode conferir os acessórios de moda e artesanato, além das comidas típicas (pastéis, tapioca, requeijão, cocadas, caldo-de-cana e muito mais)

A feira fica até as 19h e é uma realização da Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento e acontece toda quarta-feira das 10 às 19h.

 

Secom PMU

--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Baladas, bares e restaurantes. Quer saber se é legal? Consulte o Guidu

Uma proposta criativa vai oferecer informações para turbinar o seu lazer. Experiências compartilhadas e comentadas por quem já passou por ali. Uma rede social colaborativa.


Uberlândia ganha um novo aliado para ser a mais agitada do interior de Minas Gerais. A partir de agora, lazer e curtição podem contar com um guia totalmente diferenciado, o Guidu – www.guidu.com.br/uberlandia . O guia online, em formato de rede social, com conteúdo colaborativo, apresenta um modelo único no país, onde são os próprios usuários que dão dicas e fazem os comentários dos estabelecimentos, todos isentos de opiniões formadas pelos tradicionais críticos.


Guia de entretenimento online, com conteúdo colaborativo. Um modelo único de rede social onde os usuários opinam sobre os estabelecimentos e compartilham experiências.

O Guidu reúne três opções de lazer: bares, baladas e restaurantes. E, inicialmente, o portal contará com mais de 400 estabelecimentos cadastrados na base de dados. Além disso, o usuário também poderá sugerir a inserção do local predileto, caso não encontre pelo site.

Para Marcus Andrade, sócio fundador do Guidu, a expectativa ao chegar à cidade é muito grande. "Chegamos para oferecer um meio de auxiliar na escolha de como se divertir na cidade, que já conta com uma vida cultural e de entretenimento muito ativa e rica", afirma.

Presente também em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte, o Guidu dá a opção aos internautas de selecionar a cidade que quer e conferir as novidades. No Brasil o portal já apresenta mais de 6 mil lugares cadastrados e 8 mil resenhas criadas pelos próprios usuários. Além disso, o Blog do Guidu – http://blog.guidu.com.br - traz conteúdo diferenciado e divertido sobre tudo o que rola em relação aos três temas do portal.

A ideia de criar o Guidu partiu dos empreendedores Paulo Veras, fundador do primeiro guia online do Brasil, o Guia SP, tendo atuado nos últimos cinco anos como Diretor Geral da Endeavor Brasil e atual membro do conselho da Instituição e de Marcus Andrade, que se tornou especialista em empreendedorismo pelos quatro anos de experiência acumulados também na Endeavor, entre outras organizações conexas a entretenimento.

Para conhecer mais o Guidu, acesse: www.guidu.com.br
Twitter:http://www.twitter/guidu facebook:http://www.facebook.com/guidu

da redação com Elisangela da Silva | NB Press

--
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Campanha Telhado Sustentável

Estrutura do quiosque está pronta só falta o telhado de Tetra Pak / Divulgação

Instituto Ipê Cultural precisa de embalagens Tetra Pak para fazer telhado do quiosque

Após receber a doação de centenas de garrafas pet de refrigerante para a construção do muro e estrutura do quiosque do Espaço de Cultura Verde, o Ipê Cultural necessita agora de embalagens Tetra Pak limpas para a construção do telhado.Segundo o coordenador do Instituto Antônio Pedro da Costa Neto, a ajuda da população neste caso é imprescindível para finalização desta obra que beneficiará diretamente a comunidade. "O Espaço de Cultura Verde está sendo construído com diferentes técnicas de bioconstrução (superadobe, "pet-tijolo", cordwood e solo cimento (tijolo ecológico) e contará com quiosque, horta orgânica e centro de triagem e de oficinas, onde serão desenvolvidas atividades de educação ambiental e também eventos culturais abertos a comunidade", relata Antônio.As doações podem ser feitas na Rua Tupaciguara, 600, bairro Aparecida, em Uberlândia-MG ou pode ser solicitada a coleta domiciliar (somente para grandes volumes) pelo telefone (34) 3214-5447. 

Carolina Ikeda | Amorà

--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

SESC apresenta Sonora Brasil no Teatro Rondon Pacheco

Com entrada franca, evento trará Gilberto Monteiro e grupo (RS), no próximo dia 1º

O Sonora Brasil – Circuito 2011/2012 é um projeto temático que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. Em cumprimento à sua missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não comercial, o Sonora Brasil consolida-se como o maior projeto de circulação musical do país. Em 2011, serão 420 concertos em 110 cidades. A ação possibilita à comunidade o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira.

De acordo com a diretora do SESC UBERLÂNDIA, Roseane Cence Lopes, o Sonora Brasil promovido pelo Departamento Nacional do SESC desde 1998 em vários estados, vem pela primeira vez para Uberlândia, propondo ao público novos hábitos de apreciação musical. "O projeto promoverá apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes", disse Roseane.

O 1º Circuito em Uberlândia traz o espetáculo "Sotaques do Fole", o acordeão em suas variantes regionais ligadas à tradição oral, trazendo a gaita-ponto, com o músico Gilberto Monteiro (RS), a sanfona de oito baixos, com o músico Truvinca (PE), e o acordeão de 120 baixos, com Dino Rocha (MS).

O repertório é composto por vaneras, vanerões, chamamés, chamarritas, contra-passos, xotes, bugios, milongas e rancheiras. Ritmos que ganham espaços e definem seus estilos ao som da gaita-ponto, instrumento que representa a música característica da região sul do país.

O espetáculo "Sotaques do Fole" acontecerá no próximo dia 1º, às 20h no Teatro Rondon Pacheco. Rua Santos Domunt, 517 – Centro. Fone: (34) 3235-9182

ENTRADA FRANCA

Douglas Luzz | Ciclo

--
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Interdição parcial na João Naves com Rondon no sábado


Luciano Abdo/FarolCom

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) interditará parcialmente o cruzamento das avenidas João Naves de Ávila e Rondon Pacheco neste sábado, dia 23, das 14h às 19h. A interdição será no sentido Centro / Bairro para a colocação de vigas do viaduto que está sendo montado no local. Os condutores que trafegarem pela avenida João Naves de Ávila no sentido centro-bairro deverão utilizar a pista contrária, que terá mão-dupla de circulação.

A construção do viaduto faz parte do Uberlândia Integrada, programa de inclusão social e urbana que vai transformar o trânsito e o transporte público para melhorar a vida de toda a população.

--
FarolCom | Coletivo de Imprensa

rede web de informação e cultura

Curso Cozinha Brasil será oferecido no bairro Luizote de Freitas


As inscrições para o Curso Cozinha Brasil oferecido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e com o Sistema Social da Indústria (Sesi)F), no bairro Luizote de Freitas começam na segunda-feira (22) e vão até o dia 29 de julho. Podem ser feitas das 13h às 17h na Rua Roberto Margonari, 100, bairro Luizote de Freitas. As aulas serão ministradas de 2 a 5 de agosto.

O Cozinha Brasil contribui com a geração e melhoria da renda familiar, promovendo ações de educação alimentar para elevar o nível de saúde, o objetivo do Programa “Cozinha Brasil” é, ainda, levar qualidade de vida às populações de baixa renda, visando à produção e ingestão de uma alimentação de alto valor nutricional e baixo custo. Todas as aulas serão ministradas por nutricionistas.

Inscrições: De 25 a 29/07
Endereço: Rua Roberto Margonari, 100, B. Luizote de Freitas
Horário: Das 13h às 17h
Curso: De 02 a 05/08
Dias: De terça a sexta-feira
1º turma: Das 08h às 10h30
2º turma: Das 13h às 15h30
3ª turma: Das 15h30 às 18h
4ª turma: Das 18h às 20h30
Vagas: 40

Secom PMU

--
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Interrupção do fornecimento de água no domingo em alguns bairros


O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) informa que em virtude de obras no reservatório do centro da cidade neste domingo, dia 24, das 7h às 18h, o abastecimento será interrompido para os bairros Bom Jesus, Centro, Higino Guerra, Jardim Brasília, Maravilha, Maria Resende, Martins, Osvaldo Rezende e Roosevelt. O abastecimento será normalizado completamente até o final da tarde de segunda-feira, dia 25.

Também poderão ocorrer pontos de desabastecimento na região dos bairros das Acácias, Bandeirantes, Daniel Fonseca, Gávea, Itapema Sul, Jardim Brasília, Jardim Ozanan, Karaíba, Lídice, Morada da Colina, Pampulha, Rezende Junqueira, Santa Maria, Saraiva, Shopping Park, Tabajara e Vigilato Pereira.Secom PMU

--
rede web de informação e cultura

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Settran faz interdição na João Naves de Ávila no sábado (23)

Quem trafegar pelas avenidas João Naves de Ávila e Rondon Pacheco neste sábado, dia 23, das 14h às 19h, deve ficar atento. A Settran fará a interdição do local no sentido Centro / Bairro para a colocação de vigas do viaduto que está sendo montado no cruzamento.


De acordo com Divonei Gonçalves, secretário de Trânsito e Transportes, neste horário o fluxo de veículos diminui cerca de 60%. "Os condutores que trafegarem pela avenida João Naves de Ávila no sentido centro-bairro deverão utilizar a pista contrária, que terá mão-dupla de circulação", disse. 


A construção do viaduto faz parte do Uberlândia Integrada, programa de inclusão social e urbana que vai transformar o trânsito e o transporte público para melhorar a vida de toda a população.

-- 

rede web de informação e cultura

Comemoração do Jubileu de Ouro terá linha especial de ônibus

A Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran) disponibilizará uma linha especial de ônibus para atender os fiéis que participarão da missa em ação de graças na noite desta sexta-feira, dia 22, das 19h às 21h30. O evento será na Arena Multiuso Presidente Tancredo Neves (Sabiazinho) em comemoração ao Jubileu de Ouro da Diocese de Uberlândia.

A linha S 977 atenderá os usuários do transporte coletivo saindo do terminal Central, plataforma D, que atende a linha A 105 (Santa Mônica/ Terminal Central), com destino ao Sabiazinho. Das 17h50 às 22h10, o ponto final será o Terminal e das 18h10 às 22h30, o ponto final será a Arena.

Secom PMU

--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Emoções em dose dupla no Camaru 2011

Feira agropecuária trará duas atrações musicais por dia, além de rodeios, leilões, exposição de animais e competições

A tradicional Exposição Agropecuária de Uberlândia chega a sua 48ª edição com novidades. Este ano, o Camaru trará duas atrações musicais por noite. Serão nove dias de festa com grandes nomes da música sertaneja nacional e regional no Parque de Exposições, em Uberlândia. As atrações foram divulgadas no dia 14 de maio em um show especial com João Bosco & Vinicius, no Lançamento Oficial do Camaru 2011.

Os shows são para todos os gostos, incluindo nomes já consagrados como Crhystian & Ralf e Milionário & José Rico, sucessos atuais como Vitor & Leo, Fernando & Sorocaba, Paula Fernandes e novos talentos, que estão conquistando o público da musica sertaneja. Além dos shows, os produtores rurais poderão aproveitar a feira para fazer negócios, expor seus animais e participar de competições.

Os ingressos já estão sendo vendidos no Pratic Shopping, no Terminal Central.

Camaru 2011
A Exposição Agropecuária de Uberlândia é realizada anualmente pelo Sindicato Rural de Uberlândia (SRU) em comemoração ao aniversário da cidade. O evento, que faz parte do calendário oficial de Uberlândia, acontecerá de 27 de agosto a 6 de setembro, e, além de movimentar um grande volume de negócios para o empresariado rural, promete agradar ao público jovem e àqueles que buscam seus eternos ídolos.

Confira a programação:

27/08 - Sábado

Crhystian & Ralf

Marco & Mário

28/08 - Domingo

Fernando & Sorocaba

Bruno & Marrone

30/08 - Terça

Paula Fernandes

Victor & Leo

31/08 - Quarta

Rick Sollo

Festival Paranaíba

01/09 - Quinta

Abertura do rodeio com Marco Brasil

Henrique & Diego

02/09 - Sexta

Milionário & José Rico

Chico Rey & Paraná

03/09 - Sábado

Belo

D'Corpo Inteiro

04/09 - Domingo

Fred & Gustavo

Marcos & Belluti

06/09 - Terça

Di Paulo & Paulino

Eduardo Costa

www.camaru2011.com.br

Bárbara Sábio e Alanna Guerra | iMídia

--

FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Trânsito terá mais 25 travessias elevadas

A Secretaria de Trânsito e Transporte do município de Uberlândia (Settran), continua investindo em obras que melhoram mais o trânsito de Uberlândia a cada dia, uma das determinações do prefeito Odelmo Leão. Para garantir a segurança a todos, a Settran está implantando mais 25 travessias elevadas. A previsão é que os serviços sejam concluídos neste mês.

As travessias elevadas, sem mudança de nível, facilitam a transposição das ruas e avenidas pelos pedestres e por pessoas portadoras de mobilidade reduzida. Segundo o secretário de Trânsito e Transportes, Divonei Gonçalves, a escolha da localização destes equipamentos leva em consideração o volume de pedestres, inclusive se são áreas escolares. Jaraguá, Bom Jesus, Brasil, Cazeca, Custódio Pereira, Jardim Brasília, Laranjeiras, Marta Helena, Martins, Morumbi e Nossa Senhora Aparecida, Pacaembu, Pampulha, São Jorge, Segismundo Pereira, Shopping Park, Tocantins e Umuarama serão os bairros atendidos.

 

Secom PMU

--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

terça-feira, 19 de julho de 2011

Ação Moradia promove formatura de cursos profissionalizantes

A Ação Moradia realiza amanhã (20) a formatura dos cursos de Cozinha e Buffet, Cabeleireiro, Manicure/Pedicure e Informática. O evento acontece na sede à rua Canoas, 181, Bairro Morumbi às 19h00.


--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Ipê Cultural lança promoção nas mídias sociais

O Instituto Ipê Cultural aproveitando a eficácia, agilidade e popularidade das mídias sociais lança a promoção "Mercadinho Verde" que tem por mecanismo a troca de garrafas pet por produtos e serviços do mercadinho do Ipê. "Cada produto vale uma quantidade de pontos, cada ponto equivale a uma garrafa pet. Desta forma você acumula a quantidade de pontos do produto ou serviço escolhido e depois é só trocar", explica o coordenador de Produção Guilherme Coimbra.


De acordo com Guilherme, esta é uma ação que visa retirar garrafas pet do meio ambiente, dar um destino correto às mesmas e contribuir para o aumento da coleta da ONG. "Lembramos que garrafa pet não é só embalagem de refrigerante, mas tudo o que é feito de pet (ex: produtos de limpeza)", completa.


A promoção é válida enquanto durar o estoque para a população de Uberlândia e pessoas da região que tiverem interesse e oportunidade de levarem o material até a sede do Instituto que fica na Rua Tupaciguara, 600, bairro Aparecida.


Carolina Ikeda | Amorà

--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

sábado, 16 de julho de 2011

Interdição no Centro para obras da Cemig

Neste domingo, dia 17, em virtude de obras na rede elétrica da Cemig, o tráfego será interditado na rua Duque de Caxias, entre a avenidas Floriano Peixoto e a travessa Cristo Rei, entre 7h às 15h. Os motoristas que trafegam neste local devem ficar atentos.


Secom PMU


--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Sábado tem “Grito do Rock” em Uberlândia

Evento traz grandes sucessos de bandas consagradas no estilo
 
Neste sábado (16) tem "Grito do Rock" em Uberlândia. O evento, realizado pela rádio Cultura HD, vai relembrar grandes sucessos de bandas consagradas no estilo como The Beatles, Aerosmith, Bon Jovi, Paralamas do Sucesso, Greed, Pearl Jam e Rosa de Saron. O movimento, em homenagem ao Dia Internacional do Rock, comemorado em 13 de julho, acontece no Café Moah, às 21h. As bandas Outonus e Antauen vão movimentar a  noite e fazer o  melhor do rock nacional e internacional.
Dia do Rock

O Dia Mundial do Rock, comemorado em 13 de julho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma homenagem ao Live Aid, um show criado com o objetivo de arrecadar fundos para combater a fome na África. O megaevento foi realizado simultaneamente em Londres, na Inglaterra, na Filadélfia e nos Estados Unidos, em 1985.

Organizado por Bob Geldof, o show contou com a participação de artistas e bandas como The Who, Madonna, Led Zeppelin, Dire Straits, Queen, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, U2, Paul McCartney, Phil Collins e Joan Baez. Em 2005, Geldof organizou o Live 8 com estrutura  maior e shows em mais países, para pressionar os países ricos, líderes do G8, a perdoar a dívida dos países pobres.

Agende-se:
Grito do Rock
Sábado (16) – 21h
Café Moah (rua Goiás nº 253)
Informações: 3214-2828
 
Silla Silva | G.A.
--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Senai lança curso gratuito para qualificação profissional

O objetivo é formar 45 profissionais para o mercado
 
O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e a qualificação profissional tornou-se fator decisivo na hora de conquistar um emprego. As empresas dos mais diversos setores estão buscando profissionais que acompanham as tendências de mercado e que tenham além de capacidade técnica, também teórica.
 
Pensando nisso que o Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, ligado ao sistema Fiemg – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, em parceria com o Sedese-Sete e o Sindivestu lançaram a primeira turma de qualificação em costureiro(a) industrial em série, no dia 04/07.
 
O curso é gratuito e será dividido em três turmas com 15 alunos cada, somando ao final um total de quarenta e cinco costureiros para o mercado de trabalho. Durante o período de estudos os alunos receberão vale transporte e alimentação. Após finalizarem o curso no dia 15 de setembro esses profissionais serão encaminhados ao SINE para preenchimento de vagas de trabalho.
 
"O nosso objetivo foi de suprir a carência de mão de obra, preparando esses profissionais para o mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo e todo profissional, seja qual for o ramo, precisa estar preparado para desafios. Melhor ainda, é ter a chance de melhorar as habilidades e de se inserir no mercado sem ter nenhum custo a mais com isso.", afirma Alba Lima, presidente do Sindivestu - Sindicados das Indústrias do Vestuário de Uberlândia.
 
Próximas turmas iniciarão as aulas no dia 04/08.
 
Mercado promissor 
A estimativa da Associação Brasileira de Indústrias Têxteis – ABIT, é que o setor cresça 5% ao ano no Brasil e chegue a uma receita de aproximadamente 118 bilhões de reais até 2016. Fato que contribui e estimula quem esteja pensando em se inserir neste ramo.
 
A moda no Brasil é um setor que está em constante movimento, o país é o 5ª maior parque têxtil do mundo e este ano as estimativas são que alcance a marca de R$ 136 bilhões, segundo pesquisa do Ibope Inteligência. Mais de 140 países consomem a moda brasileira, movimento que gerou US$ 8,04 bilhões para o país em 2010. Incluídos neste mercado estão os artigos de vestuário, calçados e os acessórios.
 
Atualmente a indústria da moda emprega 1,7 milhão de pessoas das quais 75% são mulheres. Dado que deve ser ainda maior somando trabalhos formais e informais.

Karen Cardoso | Serifa

--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Mudanças na TV em Uberlândia

Fontes asseguram que um programa de grande audiência da cidade vai trocar de comando. Como diria minha amissíssima @Uberlandia, "pulgueeenhas".

Procon tira dúvidas dos usuários do Terminal Santa Luzia

Atendimento oferecido pelo Procon Móvel nesta sexta-feira (15)

Usuários do terminal de ônibus Santa Luzia têm a oportunidade de tirar dúvidas e obter mais informações sobre direitos e deveres dos consumidores nesta sexta-feira (15), das 13h às 17h, na unidade móvel da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). 

O atendimento no Procon Móvel é gratuito e não é preciso agendar horário. Os interessados devem ter em mãos cópias dos documentos pessoais, dos contratos firmados entre partes e comprovantes da aquisição do bem, como boletos pagos, cópias dos contratos de prestação de serviço e também números de protocolo de reclamações junto às empresas.

Secom PMU

-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Campanha de vacinação da tríplice viral vai até sexta (22)

A campanha nacional de vacinação da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, termina na próxima sexta-feira (22). A dose foi disponibilizada gratuitamente para 56 mil crianças com idade de um ano a menos de 7 anos.

Em pouco mais de um mês de campanha, foram imunizadas em Uberlândia mais de 48 mil crianças. A coordenadora da Central de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Aparecida dos Santos, diz que os pais que não levaram os filhos para tomar a dose devem aproveitar a oportunidade.

"Conseguimos atingir a meta de vacinação de 95% em quase todas as faixas, mas o percentual de imunização em crianças de 5 e 6 anos é de 89,66% e 81,96%, ou seja, abaixo do recomendado. Fazemos um apelo aos pais que está com filhos sem vacinar a tomar providências, pois as crianças só estarão protegidas se receberem a vacina", disse.

Além das UAIs, UBSs, UBSFs, PSFs, as vacinas contra a tríplice viral são também oferecidas nas unidades de saúde dos Distritos, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Secom PMU


--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Manutenção do DMAE pode interferir no abastecimento

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) informa que neste domingo, dia 17 de julho, das 6h às 12h, realizará a terceira etapa de manutenção da Estação de Tratamento de Água "Renato de Freitas" - ETA Sucupira. Nesta data, a produção de água será interrompida, interferindo no abastecimento das regiões norte e oeste da cidade.   

Durante a noite, a ETA Sucupira produzirá com capacidade total para suprir os reservatórios do Dmae. Mas, se o consumo for superior ao volume reservado, pode ocorrer falta de água nos bairros: Aclimação, Custódio Pereira, Industrial, Joana D'arc, Maravilha, Minas Gerais, Morada do Sol, Morumbi, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, Roosevelt, Progresso, Santa Mônica, Tibery, Umuarama.

Terminada a manutenção, o Dmae solicita 24 horas para garantir a normalização do abastecimento de água.  

 

Secom PMU

--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Casa Nova Canaã promove tradicional festa

Comemoração é uma das mais concorridas da cidade

 

Uberlândia (MG) – Em função das muitas festas no mês de junho, a tradicional Festa Junina da Casa de Apoio e Formação do Menor Nova Canaã foi adiada por um mês, mas segue com muitas atrações e promete surpreender o público pela animação, variedade de barraquinhas e boa música.

 

A festa está marcada para os dias 29 e 30 de julho, sexta e sábado, e contará com a Banda Sob Medida e Sidney do Cerrado, parceiro a quatro anos da festa. O tradicional leilão também é um ponto alto do evento.

 

O ingresso será de R$15,00 e dará direito a vários sorteios durante a festa. Toda a renda será revertida para as atividades do espaço, especialmente para a ampliação do refeitório. "Atendemos 140 crianças e nosso espaço está pequeno. Envolvidos nesse sentimento de solidariedade continuamos o nosso trabalho em beneficio daqueles que mais precisam. Nada é mais gratificante do que saber que estamos sendo úteis para alguém", diz a diretora da Casa, Ana Lúcia Vieira.

 

Casa Canaã

A Casa de Apoio e Formação do Menor Nova Canaã atende cerca de 140 crianças, de 6 a 13 anos, dos bairros Canaã, Shopping Park, Patrimônio, Jaraguá, Tubalina, Copacabana e Tancredo Neves.

 

As crianças recebem ajuda educacional e ainda participam de atividades interativas, aulas de informática e oficinas de teatro e música. Além de tratamento odontológico e alimentação adequada.  

 

SERVIÇO

Data: 29 e 30 de julho

Shows:

29.07 - Sidney do Cerrado

30.07 – Banda Sob Medida

Horário: a partir das 19h

Endereço: Rua da Carioca, 1135 (próximo à Escola da Criança).

Informações: 3214-8485

 

Jornalista: Janaína Depiné | Lead

--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Café com Fontes” em Uberlândia

Equipe de jornalismo da TV Integração promoveu o evento pela 7ª vez consecutiva  

 

Na quarta-feira (13) teve "Café com Fontes" na TV Integração, em Uberlândia. Uma manhã preparada pela equipe de jornalismo da emissora para estreitar a relação com autoridades, assessores de imprensa e representantes de órgãos públicos e privados. Pessoas que são importantes para o desenvolvimento da cobertura regional e colaboram com o trabalho diário de informar. 

A iniciativa, que existe há sete anos, já passou pelas cidades de Araxá, Divinópolis, Uberaba, Ituiutaba, Patos de Minas e Juiz de Fora. Na quarta, foi a vez de Uberlândia receber, pela 7ª vez consecutiva, os convidados para um bate-papo. Neste encontro os participantes conheceram um pouco mais sobre a emissora, além de saber, em primeira mão, as novidades do jornalismo para o segundo semestre de 2011. 

Para o diretor de Jornalismo da TV Integração, Paulo Eduardo, o encontro supera expectativas a cada ano. "É fundamental para o jornalismo estar próximo de quem agrega informação. De maneira descontraída esta ação possibilitou um momento de interação com estas pessoas que estão sempre contribuindo nas atividades diárias," destacou o diretor.

 

Silla Silva | G.A.

--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Fazenda Escola Camaru - Parceiros do projeto fazem os ajustes finais da 10ª edição

A comissão organizadora da Fazenda Escola Camaru e empresas parceiras reuniram-se na tarde de quarta-feira (14/07), no Sindicato Rural de Uberlândia para definir os ajustes finais da 10ª edição do projeto, que este ano atenderá em torno de 3 mil alunos das redes pública e particular de ensino da cidade. As visitas serão abertas no dia 29 de agosto, continuarão no dia 30 do mesmo mês e se estenderão nos dias 1º, 02, 05 e 06 de setembro, sempre no período da manhã e à tarde.
 
Além da Cooperativa Agropecuária Ltda. de Uberlândia – Calu, que apresentará a cadeia produtiva do leite; já foi confirmada a parceria com a Sadia, que irá expor a cadeia produtiva da carne (abrangendo aves, suínos e bovinos); o Departamento de Água e Esgoto de Uberlândia – Dmae que levará novamente para o espaço o projeto Buritis, que contempla a preservação das encostas do rio Uberabinha e a coleta seletiva; o Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA estará presente com o projeto "Sanitaristas Mirins", por meio do qual explicará como devem ser feitos o controle sanitário e o uso correto de agrotóxicos.
 
Nesse ano, a Secretaria Municipal de Educação terá a participação reforçada. Com o projeto Sucos Nutritivos, o órgão vai disponibilizar bebidas saudáveis para as crianças, ensinando como preparar sucos nutritivos.
 
"A cada edição ampliamos os serviços oferecidos na Fazenda Escola, proporcionando às crianças que visitam o espaço um aprendizado maior. Lembrando que este ano teremos ainda a exposição dos mini-animais e as apresentações teatrais dos alunos do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, que ficam responsáveis pelo momento lúdico da visita dos pequenos", comenta Welber Moitinho, um dos responsáveis pelo projeto, que faz parte de uma das atrações da Exposição Agropecuária de Uberlândia – Camaru, uma iniciativa do Sindicato Rural.

Érica Magalhães | MF
--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

UCVB busca captação de Congresso de Administração do Mercosul


O Congresso de Administração do Mercosul (Conamerco), promovido pela Organização Latino Americana de Administração, em sua 17ª edição será realizado em Montevidéu no mês de outubro deste ano. Seu objetivo é traçar algumas “linhas de pensamento” para aqueles que desejam caminhar tendo como princípio conceitos relacionados com os avanços da tecnologia e gestão.

Para que o evento seja realizado em Uberlândia no ano de 2012, a entidade, junto à professora e coordenadora do curso de graduação da Uniube Uberlândia, Janaína Siegler trouxe a Uberlândia, no último dia 07, o presidente do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais, Pedro Fiuza, juntamente com os delegados do Conselho Federal, Gilmar Camargo e Valter Lemos. “Durante as reuniões e visitas, eles constataram a capacidade que a cidade tem para receber e fazer deste um grande evento. Cabe agora aos Conselheiros Federais sensibilizarem a diretoria do Conselho Federal para irmos à Organização Latino Americana”, disse o executivo de Captação de Eventos do UC&VB, Basileu Tavares.

Alitéia Milagre | Serifa

--
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Prefeitura seleciona operadores de máquinas leves

A Prefeitura de Uberlândia irá selecionar profissionais para a função de operador de máquinas leves por meio de processo seletivo simplificado para contratação por tempo determinado. Os interessados devem se inscrever pela internet a partir da próxima segunda-feira (18), pelo link Inscrições, Concursos e Seleções, localizado na página principal do portal da Prefeitura de Uberlândia (www.uberlandia.mg.gov.br).

O edital completo também pode ser conferido na versão online do Diário Oficial do Município desta quarta-feira (13). As inscrições vão até o dia 29 de julho. Para se inscrever, é necessário ter idade mínima de 18 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, além de ensino fundamental completo, carteira de habilitação de motorista profissional (D ou E) e experiência mínima de um ano no exercício de atividades similares às descritas para a função.

Será aplicada prova prática para avaliação da capacidade do candidato para o desempenho das atribuições referentes à função. A data, horário e local para a realização da prova serão agendados com cada candidato. A Diretoria de Desenvolvimento Humano convocará os candidatos selecionados de acordo com a ordem classificatória. Após 48 horas, o candidato convocado que não comparecer dará direito de convocação ao próximo classificado.


Secom PMU
--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Governador lança projeto para facilitar entrada das mulheres no mercado de trabalho

O governador Antonio Anastasia lança, nesta quinta-feira (14), no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, o programa "Com licença, eu vou à luta", com o objetivo de promover a autonomia de mulheres com mais de 40 anos que estejam desempregadas. O programa vai assegurar qualificação profissional e escolaridade para facilitar o ingresso das mulheres no mercado de trabalho.

O "Com licença, eu vou à luta" será implantado em três cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e em mais seis cidades das regiões mais carentes do Estado onde já funciona a Oficina de Travessias, outro projeto do Governo de Minas que está combatendo o desemprego e as desigualdades sociais.

As 100 primeiras mulheres a serem atendidas participarão do lançamento do programa, na Cidade Administrativa. Elas vivem em três municípios da RMBH: Capim Branco, Confins e Mateus Leme e foram identificadas a partir de questionários aplicados por agentes do Porta a Porta, mais um programa do Governo de Minas que está combatendo a pobreza e devolvendo a dignidade a milhares de pessoas.

Serviço:

Evento: Lançamento do programa "Com licença, eu vou à luta"

Local: Palácio Tiradentes - Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Data: 14/07/2011

Horário: 10h30-- FarolCom | Coletivo de Imprensarede web de informação e cultura

Projeto Saber oferece desenvolvimento pessoal e social

A interatividade e a busca de novas informações são ferramentas que favorecem uma melhor qualidade de vida aos idosos. Para atingir este objetivo, o Projeto Saber, realizado todos os meses pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, oferece atividades que estimulam o desenvolvimento pessoal e social de cidadãos com 60 anos ou mais.

Por meio de jogos, gincanas, oficinas e outras ações, que acontecem sempre das 14h às 16h, nos BemSocial Centro Educacional de Assistência Integrada (CEAI) dos bairros Luizote de Freitas que aconteceu ontem (12), Guarani, Laranjeiras e Brasil, a Prefeitura de Uberlândia incentiva a socialização na terceira idade.

Para participar, os idosos podem ir à uma das unidades e apresentar documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de residência.

Confira a programação:
Dinâmica de Grupo, para ampliar integração e socialização através de atividades atrativas, alegres e que despertem senso de reflexão

13/07 (quarta-feira), no BemSocial CEAI 2 - Laranjeiras
14/07 (quinta -feira), no BemSocial CEAI 4 - Guarani
15/07 (sexta-feira), no BemSocial CEAI 1 – Brasil

Mexa-se, com piquenique, caminhada e atividades físicas no Parque Linear Rio Uberabinha
19/07 (terça-feira), para os freqüentadores dos BemSocial CEAI 1 (Brasil), CEAI 2 (Laranjeiras), CEAI 3 (Luizote de Freitas) e CEAI 4 (Guarani). 

Endereços:
- BemSocial CEAI 1 - Avenida Rondon Pacheco, 5.865, Bairro Brasil
- BemSocial CEAI 2 - Rua Senegal, 30, Bairro Laranjeiras
- BemSocial CEAI 3 - Rua Roberto Margonari, 100, Bairro Luizote de Freitas
- BemSocial CEAI 4 - Avenida do Carnaval, 415, Bairro Guarani

Secom PMU

-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Prefeitura certifica mais alunos de cursos profissionalizantes

A Prefeitura de Uberlândia realiza mais uma etapa de entrega de certificados aos alunos dos cursos profissionalizantes oferecidos nos BemSocial. Nesta quarta-feira (13), às 16h, 400 formandos do Centro Profissionalizante Alvorada recebem o certificado de conclusão de curso, entre eles Atendimento ao Cliente, Vendas e Negociações, Telemarketing, Habilidade em Telemarketing, Rotinas Administrativas, Sandálias Rasteirinhas, Pintura em Tecido, Operador de Máquina de Costura Reta, Informática Básica, Controlador de Almoxarifado e Conserto de Calçados, Pastas e Mochilas. Os cursos oferecidos de graça à população ajudam na qualificação e inserção no mercado de trabalho.
No primeiro semestre deste ano a Secretaria Municipal de Assistência e Trabalho (Sedest) qualificou 3.500 profissionais. O objetivo da Sedest é fechar 2010 com 10 mil pessoas preparadas para ingressar no mercado de trabalho.
Só este mês já foram entregues 1.500 certificados no Centro Profissionalizante Lagoinha, além de 1.100 no Centro Profissionalizante Planalto (1º de Maio). A unidade é referência em capacitação de profissionais no setor automotivo e também em outras áreas como Vestuário, Informática, Imagem Pessoal, Gastronomia, Artefatos de Couro e Gestão Empresarial.

Secom PMU
-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Prefeitura realiza evento para lembrar os 21 anos do ECA

Nesta quarta-feira (13), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), realizou no auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Municipal, uma palestra com o tema "Proteção Integral à Criança e ao Adolescente". A palestra faz parte da comemoração aos 21 anos de criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que foi implementado em 13 de julho de 1990.
No período da tarde, às 13h30, será promovido o seminário: Capacitação Profissional na Área da Criança e do Adolescente. As atividades serão realizadas pelo membro da equipe redatora do ECA, Edson Seda, juntamente com o cientista social especializado em antropologia, Ed Seda.
O evento continua na quinta-feira (14), das 8h30 às 11h30 e à tarde das 13h30 às 17h30. Interessados em assistir a palestra podem se inscrever pelos telefones: 3239-2585 ou 3239-2767.

Programação
Comemoração dos 21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

13 de julho (quarta-feira)
13h30 – Seminário Capacitação Profissional na Área da Criança e do Adolescente
Local: Auditório Cícero Diniz - Centro Administrativo Municipal
14 de julho (quinta-feira)
8h30 - Seminário Capacitação Profissional na Área da Criança e do Adolescente
Local: Auditório Cícero Diniz - Centro Administrativo Municipal
13h30 - Seminário Capacitação Profissional na Área da Criança e do Adolescente
Local: Auditório Cícero Diniz - Centro Administrativo Municipal

Secom PMU
-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Prorrogadas as inscrições para o Festival de Dança

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) prorrogou até o dia 20 de julho o prazo de inscrições para a 23ª edição do Festival de Dança do Triângulo. Os artistas interessados podem se inscrever por meio do portal da Prefeitura de Uberlândia, onde também consta o edital com todo o regulamento.

 

Este ano, o festival tem como tema "Partilhas na Dança: Criação, Viabilidade e Resistência". O evento será promovido de 27 de outubro a 2 de novembro, na Arena Multiuso Presidente Tancredo Neves (Sabiazinho). Além de atividades na Oficina Cultural e em palcos livres montados em vários pontos da cidade. São espetáculos de balé, dança moderna, dança contemporânea, dança de salão, dança de rua, danças étnicas, sapateado, jazz, entre outras. A programação do evento contempla ainda um seminário pedagógico, palestras, mesa-redonda e oficinas.

 

Qualquer artista ou grupo, amador ou profissional, ligado ou não a academias e escolas de dança pode se inscrever para participar do Festival. Os trabalhos inscritos passarão por uma seleção e o resultado será divulgado no mês de agosto e enviado ao candidato através do e-mail informado na ficha de inscrição.      

 

Secom PMU

--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

terça-feira, 12 de julho de 2011

Prefeitura oferece mais cursos profissionalizantes à população

Quem tem 16 anos ou mais e está interessado em obter qualificação profissional, pode procurar qualquer uma das unidades dos BemSocial Centro Profissionalizante para se inscrever em um dos mais de 40 cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura Municipal de Uberlândia.
São diversas opções de capacitação, como cursos nas áreas automotiva, gestão empresarial, informática, de vestuário e acessórios, que podem ser feitos nos bairros Alvorada, Lagoinha e Planalto. Para participar, é preciso apresentar comprovante de endereço e renda, CPF ou carteira de identidade e ir às unidades de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

Confira os cursos oferecidos:
BemSocial Centro Profissionalizante Alvorada

Atendimento ao Cliente
Horário: Das 13h às 16h
Dias: Terças e quintas-feiras

Departamento Pessoal
Horário: Das 8h às 11h
Dias: Segundas e quartas-feiras

Bolsas e Necessaires
Horário: Das 13h às 17h
Dias: Segundas, quartas e sextas-feiras

Sandália Rasteirinha e Conserto de Calçados
Horário: Das 13h às 17h
Dias: Terças e quintas-feiras

BemSocial Centro Profissionalizante Lagoinha

Técnicas Logísticas
Horário: Das 16h às 19h
Dias: Segundas e quartas-feiras

Controlador de Almoxarifado
Horário: Das 16h às 19h
Dias: Terças e quintas-feiras

Informática Básica
Horários: Das 15h às 17h
Das 17h às 19h
Dias: De segunda a sexta-feira

Atendimento ao Cliente
Horário: Das 13h às 16h
Dias: Segundas e quartas-feiras

Técnicas Secretariais
Horário: Das 19h às 22h
Dias: Segundas e sextas-feiras

Customização
Horário: Das 13h às 17h
Dias: Terças e quintas-feiras

BemSocial Centro Profissionalizante Planalto (1º de Maio)

Controlador de Almoxarifado
Horário: Das 13h às 15h30
Dias: Segundas, quartas e sextas-feiras

Departamento Pessoal
Horário: Das 13h às 15h30
Dias: Terças e quintas-feiras

Funilaria
Horários: Das 14h às 16h30
Das 19h às 22h
Dias: De segunda a sexta-feira

Repintura Automotiva
Horários: Das 14h às 17h
Das 19h às 22h
Dias: De segunda a sexta-feira

Técnicas Secretariais
Horário: Das 13h às 15h30
Dias: Terças e quintas-feiras

Assistente Financeiro
Horário: Das 19h às 22h
Dias: Terças e quintas-feiras

Mecânica
Horários: Das 10h às 12h30
Das 13h às 15h
Das 19h às 22h
Dias: De segunda a sexta-feira

Eletricidade Veicular
Horários: Das 8h às 10h
Das 17h às 19h
Dias: De segunda a sexta-feira

Vendas e Negociação
Horário: Das 8h às 11h
Dias: Segundas, terças e quartas-feiras

Rotinas Administrativas
Horário: Das 16h às 18h30
Dias: Terças e quintas-feiras

Atendimento ao Cliente
Horário: Das 16h às 18h30
Dias: Segundas e quartas-feiras

Endereços:
BemSocial Centro Profissionalizante Planalto (1° de Maio)
Rua do Jardineiro, nº 360, bairro Planalto. Informações: 34-3257-3795
BemSocial Centro Profissionalizante Lagoinha
Rua São Francisco de Assis, nº 1.070, bairro Lagoinha. Informações: 34-3226-6389
BemSocial Centro Profissionalizante Alvorada
Rua Edésio Fernandes Morais, n° 71, bairro Alvorada. Informações: 34-3212-3992

Secom PMU
--
rede web de informação e cultura

FarolCom por aí