segunda-feira, 11 de julho de 2011

Mostra Artística TIM ArtEducAção em Uberlândia na quarta (13)

"A Ópera do Homem" é o tema do espetáculo oferecido para a cidade, dia 13 de julho, com entrada gratuita

 

A preocupação com o meio ambiente e a preservação da natureza é o tema central da Mostra Artística TIM ArtEducAÇão em Uberlândia. O texto, inspirado na literatura de Cordel, foi dividido em três atos que abordam a Seca, Água e Vida. O espetáculo "A Ópera do Homem" será apresentado dia 13 de julho, às 20h, no Centro Cultural Balé de Rua. A entrada é gratuita.

 

"Todo o espetáculo vai abordar a questão do meio ambiente. Estamos trabalhando com material reciclado para a confecção dos figurinos", afirma Fernando Narduchi, articulador do TIM ArtEducAção em Uberlândia. Ele conta ainda que foram criadas várias oficinas para a construção do espetáculo como a de figurino, trilha sonora e cenografia. "Aproveitamos o que aprendemos para fazer com que os alunos se envolvam cada vez mais. Cada um está confeccionando o seu figurino", afirma.

 

Para o idealizador do programa TIM ArtEducAção, Marcelo Soares de Andrade, "a mostra artística representa muito mais do que uma apresentação dos resultados das oficinas, elas concretizam todo o trabalho feito conectando as mesmas a partir de um tema central no qual o espetáculo se desenvolve, permitindo o encantamento e formação de platéias. A magia da arte então se manifesta. É um orgulho para os alunos, que participam no palco, e para os pais que presenciam, muitos pela primeira vez, o poder transformador da arte", afirma.

 

Para Fernando Narduchi o TIM ArtEducAção veio ao encontro de uma série de ações que o Centro Cultural Balé de Rua já desenvolvia. "A periferia está cheia de talentos que o TIM ArtEducAção ajuda a descobrir, abrindo oportunidades e incentivando valores positivos como cidadania e solidariedade. O Programa também permite uma inclusão sociocultural, com um caminho criativo para aqueles que não encontraram uma forma melhor de canalizar suas energias. Enfim, oferece a possibilidade de sonhar e ir atrás do seu sonho", afirma.

 

O balé de rua terá grande participação na Mostra. O arte-educador de algumas das oficinas de dança de rua, Jivago Afonso Silva, adianta que o grupo Balé do Asfalto e Orquestra de Rua, composto por alunos do TIM ArtEducAção, apresenta-se nos atos Seca e Água. Ele vê o Programa como porta de entrada para as artes. "É excelente o fato de criar oportunidades para as crianças que normalmente não têm acesso à arte. É bom ver o desenvolvimento de cada um, mas não deixamos de cobrar um bom desenvolvimento escolar".

 

Quem compartilha da mesma opinião é Alexandre Bento da Silva, arte-educador da oficina de dança de rua ministrada no Bairro Tocantins. "É muito importante proporcionarmos a estes jovens outra visão de mundo. O tema da Mostra também colabora com isso. Estamos abrindo a mente dos alunos", conta. Para os figurinos eles estão utilizando materiais reaproveitáveis como copos plásticos e sacos de lixo. 

 

Há 10 anos oferecendo oficinas artísticas a cerca de cinco mil alunos da rede pública de ensino, em 12 cidades mineiras, o TIM ArtEducAção proporciona aos alunos a oportunidade de não só aprender uma arte como também desenvolver o seu lado cidadão, atuando de forma ativa em sua comunidade. Este ano o Programa está oferecendo em Uberlândia oficinas de dança de rua, circo e percussão. 

 

Capacitação

 

Uma das novidades do ANO 10 foi a ampliação da capacitação dos arte-educadores, que participaram de oficinas de maquiagem, figurino, cenografia, adereçaria e iluminação no Centro de Produção Técnica da Fundação Clóvis Salgado, na Vila Marzagão, em Sabará (MG). Eles também passaram por mais uma capacitação com idealizador do Programa, Marcelo Soares de Andrade, que percorreu todas as 12 cidades ministrando a oficina Diálogos Sobre Construção do Espetáculo. "O encontro com o Marcelo foi muito bom e produtivo. Já tínhamos todo o roteiro traçado e ele nos ajudou a aprimorar. Discutimos também sobre a adaptação de roteiro e o poder transformador da arte", conta Fernando Narduchi.

 

Participação

A secretária Municipal de Cultura de Uberlândia, Mônica Debs Diniz, percebe as transformações que o Programa proporcionou para a cidade. "Detectamos uma melhoria na qualidade de vida dos jovens e de suas famílias. Os alunos do Programa melhoram suas notas na escola, ficam menos agressivos e se sentem mais realizados, pois participam de algo maior na vida deles. A arte transforma jovens considerados em situação de risco social em grandes seres humanos", complementa.

 

"Além das grandes transformações sociais que o programa vem acumulando ao longo de 10 anos, é importante ressaltar também a parceria e a integração que ele promove entre as iniciativas pública, privada e terceiro setor, formando o verdadeiro tripé sustentável do investimento social. É um programa conduzido e administrado de forma profissional, sem que os profissionais envolvidos percam a sensibilidade necessária para utilizar a arte como instrumento que proporciona novas oportunidades", destaca o diretor Consumer da TIM em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, Fernando Mota.

 

Desenvolvido em várias cidades do Estado, o TIM ArtEducAção está presente em Araxá, Barbacena, Governador Valadares, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Poços de Caldas, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa. Realizado desde 2001 o Programa tem obtido resultados positivos nas cidades mineiras beneficiadas pela iniciativa. O TIM ArtEducAção é coordenado pela ONG Humanizarte e patrocinado pela TIM, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A Prefeitura Municipal de Uberlândia é parceira do Programa, através da Secretaria de Cultura. Já o Centro Cultural Balé de Rua é parceiro e realizador do TIM ArtEducAção na cidade há dois anos.

 

SERVICO

Mostra Artística TIM ArtEducAção em Uberlândia

Data: 13 de julho, às 20h.

Local: Centro Cultural Balé de Rua, Avenida João Pinheiro, 2865, Bairro Brasil

Entrada franca, sujeita à lotação do teatro (350 lugares)


Flávia Rios | Rede

--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.