sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Seminário Internacional de Educação Infantil com especialistas italianas

Encontro é voltado para profissionais das redes pública e privada e acontece no dia 25 de novembro

Você já ouviu falar de Reggio Emilia? Este é o nome de uma cidade com aproximadamente 170 mil habitantes no norte da Itália, que, ao final da 2ª Guerra Mundial, se encontrava destruída. Tomados pela necessidade de reconstrução e o desejo de uma nova vida, os cidadãos do local decidiram que a melhor forma de recomeçar seria construindo uma escola com as próprias mãos, usando detritos do que existia antes dos confrontos. Mas não parou por aí. De lá para cá, surgiram 33 centros de educação infantil com o mesmo ideal. O pilar educacional, que unia todos eles, foi cuidadosamente criado, aprofundado e lapidado com o decorrer dos anos, baseado na reedificação social de um povo solidário que teve muitos prejuízos por causa da falta de empatia do próprio homem.

Hoje, o município é uma referência mundial quando o assunto é educação infantil. A primeira infância é considerada a base que definirá o quê e quem o indivíduo irá se tornar. Adepto desses conceitos, o Colégio Nacional organiza nesta semana o Seminário com Educadores de Reggio Emilia, com o tema Currículo, Continuidade e Planejamento de um Ano Novo Letivo, trazendo a pedagogista e a atelierista das escolas para a infância de Reggio Emilia, Maddalena Tedeschi e Luisa Costi, respectivamente. Elas irão palestrar sobre os conceitos relativos à Pedagogia da Escuta e os princípios éticos, estéticos e políticos, que são fundamentais no regimento do trabalho com as crianças. Uberlândia é uma das duas únicas cidades brasileiras que receberão o evento e foi escolhida em função do aprofundamento das pesquisas do colégio sobre a infância e os direitos de aprendizagem, bem como o desenvolvimento das crianças. A outra selecionada foi São Paulo.

O evento é voltado para professores, coordenadores e outros profissionais da Educação Infantil de Uberlândia e região. De acordo com Cleide Cabral, coordenadora pedagógica do Nacional, o encontro é um dos sinais da busca da instituição pela autonomia, cidadania, historicidade, competências e habilidades. “Através do ‘Programa Educacional - Tem Jeito Sim’, nosso colégio busca ao longo dos anos desenvolver esses quesitos. Na Educação Infantil, o Projeto ‘Eu', alicerçado na Pedagogia da Escuta e os referenciais apontados pelos educadores de Reggio Emilia, busca a garantia dos direitos das crianças através de um ambiente acolhedor e estimulador que provoque experiências concretas e significativas. O educador, nessa concepção, passa a ser parceiro nas descobertas e na construção de saberes”, explica.

O evento acontece no próximo dia 25 (sábado), das 08h30 às 17h30. Para mais informações e inscrições, entre em contato no telefone (34) 4009-5900.

Fabiana Barcelos | Ares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.