Programação idealizada pela Prefeitura de Uberlândia, através da Superintendência da Mulher e Secretaria de Governo, será aberta nesta sexta-feira (7), com tapete vermelho, flores e apresentação de violino e tango
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Superintendência da Mulher e a Secretaria Municipal de Governo, prepara uma programação diversificada durante todo o mês de março. Haverá diversas atividades como palestras, apresentações musicais, serviço de orientação jurídica e à saúde, esporte, além da segunda edição do Prêmio Mulher Alfa.
A abertura das comemorações será nesta sexta-feira, 7 de março, às 16h, com o Projeto Sempre Mulher, que visa articular e participar com todos os órgãos de proteção à mulher na divulgação do Dia Internacional da Mulher, estimulando a reflexão da sociedade. No saguão do Centro Administrativo será estendido um tapete vermelho em que passarão as 19 tecelãs do Centro de Tecelagem, as cinco secretárias e três representantes de cada secretaria, que serão homenageadas pelas autoridades presentes. Serão entregues flores às mulheres e haverá a apresentação do violinista Nicolau Sulzbeck e de tango. “O Projeto Sempre Mulher tem o objetivo de reconhecer a mulher nos diferentes espaços da sociedade, e de também, atender suas necessidades específicas. Por esse motivo, buscamos vários parceiros nas secretarias municipais e no setor privado”, disse Marli Anastácio, titular da Superintendência da Mulher. A Secretaria Municipal Antidrogas e Defesa Social homenageará 160 agentes patrimoniais no Centro de Bairro Lagoinha, também no dia 7, às 13h.
E no Dia Internacional da Mulher – 8 de março - a comemoração será no Terminal Central. As mulheres que passarem pelo local receberão orientação jurídica e sobre saúde. O Centro Integrado da Mulher (CIM) e a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher divulgarão os serviços de proteção às mulheres disponíveis no município. As mulheres ainda poderão declarar como se vêem e como participam na construção da sociedade uberlandense no “Mural Interativo – Quem é você mulher?”. As melhores frases serão publicadas no site da Prefeitura.
No domingo, 9 de março, a Futel e a Superintendência da Mulher comemoram a data com tendas da Prefeitura e de instituições parceiras que oferecerão serviços e informações às mulheres que passarem pelo Parque do Sabiá. O dia será dedicado para cuidar da beleza, saúde e estética.
Valorização
Em março, será lançado o programa “Com licença, eu vou à luta”, pela Secretaria Municipal Antidrogas e de Defesa Social, uma parceria entre o governo municipal e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). O público alvo do programa será formado por mulheres com idade superior a 40 anos, desempregadas, com baixa escolaridade, residentes em áreas de concentração de pobreza e que desejarem melhorar sua condição de vida. Poderão participar ainda mulheres egressas do sistema prisional.
As atividades serão desenvolvidas em três módulos. O primeiro tratará da “Formação para a cidadania e autoestima”, com ações que beneficiarão a mulher na sociedade atual. “Qualificação profissional” será o segundo módulo e vai preparar para o mercado de trabalho e geração de renda. Já “Inserção no mundo do trabalho – Fixação do aprendizado por meio da prática” envolverá estágios que contribuirão para fixar o conteúdo aprendido.
Conselho Municipal da Mulher
A posse do Conselho Municipal da Mulher, no dia 13, será um ponto importante nas comemorações. “A reativação do Conselho Municipal da Mulher será uma das principais ações do mês de março. O conselho passará a ser o principal canal de participação direta da sociedade civil, pois terá composição plural e paritária, garantindo assim, o direito da mulher participar de forma democrática”, destacou a superintendente da Mulher, Marli Anastácio.
A Secretaria Municipal de Governo promove a segunda edição do Prêmio Mulher Alfa no dia 19, homenageando uma servidora de cada secretaria. Vinte e quatro servidoras efetivas municipais foram eleitas pelas suas respectivas secretarias e receberão o Prêmio Mulher Alfa. A premiação tem a finalidade de exaltar a mulher de hoje, que surge após a transição da época da submissão do passado para a mulher que se emancipou. No mesmo dia, à noite, haverá a palestra “Outro caminho é possível”, com Andréia Magnino e Gercina Novais, destacando as novas possibilidades disponíveis para a mulher no mercado de trabalho e na luta pelos seus direitos.
A Feira Gastronômica de março será especial para as mulheres. Além das tradicionais barracas com comidas típicas da Itália, Arábia, China, Japão, Espanha, Suíça, Rússia e cozinha brasileira, representada pelas culinárias nordestina, mineira e goiana, haverá apresentação musical apenas com mulheres. A Superintendência da Mulher também estará no Mercado divulgando seu trabalho como órgão de proteção à mulher.
Remada na lagoa
No Parque do Sabiá, já no dia 22 de março, as mulheres que passarem pelo local terão a oportunidade de fazer um passeio na lagoa de caiaque e de conhecer mais sobre a modalidade na prática. O projeto é uma iniciativa do grupo Kaiakar, praticantes de caiaque que se interessaram em trazer a modalidade esportiva pra dentro da cidade, com a possibilidade de formar mais adeptos. O passeio é gratuito e as inscrições serão feitas na hora.
A Câmara Municipal também terá uma programação especial durante o mês, com palestras e premiação para mulheres que foram indicadas como destaque pelos vereadores.
via Secom PMU