Começa neste sábado (17) a vacinação contra a raiva animal na zona urbana de Uberlândia. A Secretaria Municipal de Saúde estima que 55 mil animais sejam vacinados até o dia 24 de agosto, em Uberlândia, durante a etapa urbana.
As doses serão aplicadas em 50 postos fixos e itinerantes de vacinação distribuídos em todos os setores da cidade. O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h, e no sábado, das 8 às 14h. O lançamento da campanha será na Escola Municipal Freitas Azevedo, na rua Aldo Borges Leão, 15, bairro Morada Nova, às 8h deste sábado.
Uberlândia não registra casos de raiva em animais e em humanos há 26 anos. A prevenção contra a doença ocorre por meio da vacinação de cães e gatos, com mais de três meses de vida e com boas condições de saúde. Durante o período de gestação e lactação, o animal não deve receber a dose da vacina. Para estes casos basta o dono do animal procurar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ou o Hospital Veterinário para aplicação da dose após o desmame dos filhotes. Na primeira etapa da campanha contra raiva na zona rural foram aplicadas mais de nove mil doses da vacina.
Recomendação
Nesta etapa urbana o CCZ orienta a utilização de focinheiras, coleiras e guias para cães agressivos. Os gatos devem estar envolvidos em sacolas de pano ou materiais adequados para proteção do dono do animal e dos vacinadores.
A raiva é uma doença infecciosa que acomete o sistema nervoso do animal e não tem cura. Os cães e gatos infectados pelo vírus transmissor da doença apresentam agressividade repentina, dificuldade em engolir alimentos e ingerir água, em alguns casos paralisia muscular. Ao ser ferido por qualquer animal é importante buscar ajuda médica e tomar a vacina antirrábica em uma unidade de saúde.
Para ter mais informações sobre os postos fixos e itinerantes de vacinação, basta entrar em contato com o Controle de Zoonoses pelo telefone 3213-1470 ou 3213-8114. As informações também estão disponíveis no portal da prefeitura.
Baixe a programação aqui
Baixe a programação aqui
via Secom PMU