segunda-feira, 8 de julho de 2013

Circuito Grande Otelo marca ocupação do Teatro Municipal

Em sua primeira edição, o Circuito Grande Otelo vai movimentar a cidade durante este mês com uma série de espetáculos artísticos e culturais, com apresentações no Teatro Municipal de Uberlândia e em outros espaços públicos a serem definidos. O homenageado desta edição é Grande Otelo, filho ilustre de Uberlândia.

 “Essa é uma excelente forma de reabrirmos o Teatro Municipal. O Circuito Grande Otelo vem dar visibilidade à cidade para o turismo cultural, uma vez que agora temos estrutura para incluir Uberlândia nos roteiros culturais nacionais. Esta será a primeira vez que Deborah Colker se apresentará na cidade, e isso tem uma representatividade muito grande. Ela é um expoente da dança contemporânea em todo o mundo”, afirma Cláudia Lima, uma das produtoras do Circuito.

Grandes espetáculos cênicos, sucessos de crítica e público, na maioria das vezes em cartaz somente nos grandes centros, serão apresentados em Uberlândia, estimulando a população ao hábito de ir ao teatro oferecendo uma programação interessante, com atores consagrados e temas que agradam ao público de várias idades. A programação conta ainda com exposições fotográficas e lançamento de livro sobre a história do teatro em Uberlândia.

Espetáculos e oficinas também serão realizados em espaços alternativos, facilitando o acesso, estimulando a movimentação cultural nesses locais e estabelecendo parcerias que além de contribuir com a formação de grandes plateias, vão contribuir para o desenvolvimento cultural de Uberlândia.

A abertura do Circuito será com o espetáculo “Nó”, da Companhia de Dança Deborah Colker. A apresentação da Cia Deborah Colker faz parte da turnê comemorativa aos 20 anos do grupo, que passa por algumas capitais brasileiras, sendo Uberlândia a única cidade do interior a recebê-la. Serão três espetáculos para o público uberlandense. O primeiro deles é “Nó”, nos dias 19 e 20 de julho. Além deste, outros dois espetáculos da Cia Deborah Colker serão apresentados na cidade durante o Circuito, “Velox”, nos dias 22 e 23, e “Tatyana”, em 25 e 26 de julho.

Os ingressos estão à venda nas lojas Provanza desde o dia 6 de julho.

Deborah Colker 
Deborah Colker cursou Psicologia, foi jogadora de vôlei e estudou piano durante dez anos. A partir de 1980, dançou, coreografou e deu aulas durante oito anos no grupo Coringa, sob a direção de Graciela Figueroa.
Em 1984, Deborah deu início ao que seria a vertente mais importante de sua carreira nos dez anos seguintes: diretora de movimento, uma expressão sugerida por Ulisses Cruz para definir seu trabalho. Como diretora de movimento, trabalhou com os principais diretores e atores do país em espetáculos como “Escola de Bufões”, de Moacyr Góes; “Macbeth”, de Ulysses Cruz, com Antônio Fagundes; “Sonhos de Uma Noite de Verão”, de Werner Herzog; “A Serpente”, de Antônio Abujamra; e “Uma Noite na Lua”, de João Falcão, com Marco Nanini.
O momento de fundar a Companhia de Dança Deborah Colker chegou em 1994, quando Monique Gardemberg assistiu a uma performance de seus alunos no Panorama da Dança RJ.
Em 2009 Deborah criou e dirigiu o espetáculo “Ovo”, do Cirque Du Soleil.

Programação:

19 e 20 de julho de 2013
Nó - Companhia de Dança Deborah Colker
Espetáculo estreou na Alemanha. Corpos que se aprisionam e se libertam. Violento e delicado, brusco e sensível, chocante e amoroso.

22 e 23 de julho de 2013
Velox – Companhia de Dança Deborah Colker
O segundo espetáculo da Companhia. Vigor, vitalidade, precisão e apuro técnico. Mecânica, Cotidiano, Alpinismo, Lutas Marciais e Esportes.

25 e 26 de julho de 2013
Tatyana - Companhia de Dança Deborah Colker
Uma das mais populares coreógrafas brasileiras de projeção internacional. Adaptação de um romance clássico do russo Alexander Púchkin. Cenário de Gringo Cardia.

Joana Araújo | Cultura PMU