segunda-feira, 8 de julho de 2013

Capacitação em acessibilidade para servidores públicos é tema de oficina

Já estão abertas as inscrições para a primeira oficina em acessibilidade, promovida pela Superintendência da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana. O curso tem como objetivo desenvolver oportunidades para diminuir a desigualdade social e garantir acessibilidade no trabalho e no exercício da profissão.

A abertura acontecerá no dia 17, no auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberlândia, com as presenças da secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo, Marianne Pinotti, e do professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Marcelo Pinto Guimarães, especialista em avaliação de qualidade da acessibilidade ambiental, projetos de arquitetura sem barreiras, design universal em práticas inclusivas, material e técnicas didáticas sobre design universal e acessibilidade para todos.

A oficina será dividida em quatro etapas, sendo que a primeira acontecerá logo após a solenidade de abertura. O primeiro tema será sobre as Normas Técnicas de Acessibilidade.  A segunda etapa acontecerá no final do mês e vai tratar do atendimento às pessoas com deficiência. As terceira e quarta etapas acontecerão em agosto e vão tratar da educação e saúde da pessoa com deficiência.

A oficina será direcionada a funcionários públicos da Prefeitura e de demais órgãos. As inscrições podem ser feitas pelo site da prefeitura. “Queremos oferecer condições para debate e conhecimento, por isso a importância destas oficinas para fortalecer as ações de acessibilidade em Uberlândia, que passa principalmente pelos Direitos Humanos. Também queremos estar à frente das exigências legais para melhorar a qualidade de vida de nossa população”, disse José Antônio Leandro superintendente para pessoa com deficiência.

Cristiane De Paula | Secom PMU