DSTs também podem ser tratadas ou acompanhadas na rede municipal de saúde
Referência para todo o Município, o Ambulatório de Moléstias Infectocontagiosas Herbert de Souza – DST/Aids oferece atendimento multidisciplinar para portadores de HIV, hepatites B e C e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
Para ter acesso, basta procurar diretamente a unidade, localizada no bairro Presidente Roosevelt. No Ambulatório a população conta com diversos serviços sem custo algum. O principal deles é o teste rápido, utilizado para detectar se o usuário é soropositivo.
De acordo com a coordenadora do Programa Municipal DST/Aids, Cláudia Spirandelli, podem fazer o teste pessoas a partir de 16 anos idade. “Antes do teste é preciso ser avaliado no Centro de Testagem e Aconselhamento, o CTA, que funciona no Ambulatório.
Se o interessado demonstrar que possui condições psicológicas para fazer o teste, é coletada uma pequena amostra de sangue da ponta do dedo. O resultado fica pronto em 15 minutos”, explicou.
O teste rápido serve ainda para identificar no organismo a presença de hepatites B ou C e sífilis. Além do teste, os usuários fazem consultas, tratamento das doenças e acompanhamento psicológico e de serviço social.
O Ambulatório também atende empresas e eventos em Uberlândia, realiza campanhas preventivas contra Aids e hepatites, ministra palestras em escolas e ainda distribui camisinhas e folhetos explicativos.
Atualmente, estão em tratamento no Ambulatório Herbert de Souza dois mil usuários portadores de HIV/Aids, 400 com hepatites virais e 500 com DSTs.
Ambulatório de Moléstias Infectocontagiosas Herbert de Souza – DST/Aids
Rua Olívia de Freitas Guimarães, 367, bairro Roosevelt
Telefone: 3215-2444
Atendimento: Médico infectologista, odontologia, psicologia, serviço social e ações de enfermagem
Funcionamento: 6h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira
via Secom PMU