sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Queijo e Mel do Triângulo Mineiro

1ª Feira de Queijo e Mel do Triângulo Mineiro ocorre nesta sexta-feira (3). Com programação especial, evento do programa Novo Agro se estende até domingo (5)

Pode ser de trança, fresco, padrão, muçarela, requeijão, curado, meia cura. São várias as opções para se produzir um queijo artesanal. Quando esse processo é amparado por uma equipe interdisciplinar, com qualidade e segurança alimentar, o resultado ganha ainda mais valor. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos realiza, a partir desta sexta-feira (3), a primeira Feira do Queijo e Mel do Triângulo Mineiro.

Com uma programação especial, o evento se estende até domingo (5), no primeiro piso do Uberlândia Shopping
Cleiton Borges - Secom/PMU


Com uma programação especial, o evento se estende até domingo (5), no primeiro piso do Uberlândia Shopping. A iniciativa chega para fortalecer ainda mais aqueles que produzem o queijo artesanal e o mel na microrregião do Triângulo Mineiro, em uma parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). As atividades acontecem das 12h às 22h nos dois primeiros dias e das 12h às 20h na data de encerramento.

O evento é mais uma ação do Programa Novo Agro, lançado em 2017 por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit) e de Agropecuária. Além da degustação e da feira de produtos, um dos destaques do evento será a agenda de relacionamentos com fornecedores, promovida na sexta-feira (3), das 14h às 18h, como uma oportunidade de ampliar a rede, estabelecer parcerias e gerar novos negócios.

“O queijo minas artesanal apresenta forte apelo histórico, social, cultural e econômico, e ações para divulgação e valorização constante desse produto são necessárias, inclusive por fortalecer ainda mais o trabalho desenvolvido por essas famílias”, destacou o secretário municipal interino de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, Paulo Scaldaferri.

Difusão de ideias

O Triângulo Mineiro é uma das sete regiões caracterizadas como produtoras de queijo artesanal em Minas Gerais. Há mais de 30 anos, Maria Ieda de Jesus produz queijo meia cura com o marido em sua propriedade na região de Campo Florido. Para ela, o evento desta semana será mais uma oportunidade para fortalecer o conhecimento sobre a produção.

“Sempre busquei aprender mais e, desde que regularizei o serviço, tenho muito mais segurança. Será muito importante ter essa oportunidade, a troca de experiências, e com isso também vai tornando o produto mais conhecido”, disse a produtora, que também marcou presença no primeiro Encontro de Produtores de Queijo Artesanal da Região do Triângulo Mineiro, realizado em março pela Secretaria de Agropecuária durante a Feira do Agronegócio Mineiro (Femec) 2018.

Novo Agro

Lançado em novembro de 2017, o Programa Municipal de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais (Novo Agro) é desenvolvido em dois eixos estratégicos, com a produção e comercialização de negócios rurais. A iniciativa é amparada por cinco pilares: agricultura de pequeno porte, agroecologia, aqüicultura, turismo rural e resgate da gastronomia de identidade local. Até então, mais de dois mil produtores rurais já foram beneficiados com o projeto, que ganha um novo capítulo esta semana.

“Todo esse evento é feito dentro do pilar da agroindústria de pequeno porte, que é a que produz o queijo. Reuniremos todos aqueles que exercem essa produção na nossa microrregião, fortalecendo o comércio e levando ao conhecimento de toda a população os produtores e seus produtos. É uma forma de agregar ainda mais valor, além de qualidade e segurança também”, afirmou Adélia Rodrigues Guimarães, coordenadora da Inspeção de Agroindústria Rural da secretaria de Agropecuária.

1ª Feira de Queijo e Mel do Triângulo Mineiro
Quando: sexta-feira (3) e sábado (4), das 12h às 22h, e domingo (5), das 12h às 20h.
Onde: Uberlândia Shopping, primeiro piso.
Entrada franca

Secom/PMU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.