domingo, 31 de outubro de 2010

Inscrição Oficina de Bonecos - Cia Navegante no Anima Udi

OFICINA DE CRIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE BONECOS DE GARRAFA PET E INTERPRETAÇÃO TEATRAL COM BONECOS

Oficina

Quarta a Domingo (03 a 07 de novembro de 2010)

Horário: 9hs às 12hs

Mostra-Resultado (07/11): 18:00 às 19:00 horas

Carga horária/ oficina:

20 horas

Número de vagas:

15 (quinze)
Publico alvo:
Pessoas com idade acima de 18 anos, com conhecimentos básicos em teatro e trabalhos manuais; alunos de artes cênicas e artes plásticas; professores do ensino médio e fundamental.

Inscrições

Até o dia 03 de novembro de 8hs às 17hs.

Local: Dicult - Diretoria de Cultura - UFU

– Universidade Federal de Uberlândia
Av. João Naves de Avila, 2121 - Bloco 1J - Campus Santa Mônica
 
Telefone: 34 3239-4332 (Dicult) /

animaudi@gmail.com

Festival de Teatro de Formas Animadas

ANIMA UBERLÂNDIA

http://animaudi.blogspot.com/

--
Cia Navegante
Rua do Seminário 290
Mariana -MG
31 35573927 - 88507660
Vídeo Institucional
http://www.youtube.com/watch?v=U-ClaRB3EO0

Oficina de Bonecos 1

Oficina de Bonecos 2

 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

BemSocial CEAIS recebem atividades do Projeto Saber

A partir de segunda-feira (1º), os BemSocial Centro Educacional de Assistência Integrada (Ceais) dos bairros Guarani, Brasil, Luizote de Freitas e Laranjeiras recebem as atividades do Projeto Saber para o mês de novembro, sempre das 14h às 16h. Qualquer pessoa a partir de 60 anos pode participar. Basta procurar qualquer uma das unidades e apresentar documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de residência.

Segundo Iracema Barbosa Marques, secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, o Projeto Saber é responsável por promover a interatividade e estimular os idosos a buscar novas informações. "Nosso intuito é desenvolver atividades que oportunizem uma melhor qualidade de vida para quem tem 60 anos ou mais. Por isso, promovemos jogos, gincanas, oficinas e sessões de filmes", explicou.

As atividades do Projeto Saber são divididas em quatro temas e realizadas todos os meses nas quatro unidades. Confira:

 

Sessão Pipoca

 

 "Sessão Pipoca" transforma os Ceais em salas de cinema para facilitar o acesso dos idosos à cultura cinematográfica. Em novembro, os participantes das atividades vão assistir ao filme "Ó Pai, ó", uma comédia gravada no Brasil e que se passa em um animado cortiço do Pelourinho, em Salvador (BA).

 

Sessão Pipoca, com exibição do filme: "Ó Pai, ó"

22/11 (segunda-feira), no BemSocial CEAI 1 - Brasil

23/11 (terça-feira), no BemSocial CEAI 2 – Laranjeiras

24/11 (quarta-feira), no BemSocial CEAI 3 – Luizote de Freitas

25/11 (quinta-feira), no BemSocial CEAI 4 – Guarani

 

 

 

Mexa-se

 

No tema "Mexa-se", jogos, danças e gincanas estimulam a prática de atividades físicas. Desta vez, os idosos vão aprender novos exercícios para fortalecimento muscular e fazer uma caminhada no Parque Siquerolli.

 

Mexa-se:

* Com práticas de atividades físicas para fortalecimento muscular

01/11 (segunda-feira), no BemSocial CEAI 1 - Brasil

03/11 (quarta-feira), no BemSocial CEAI 2 - Laranjeiras

03/11 (quarta-feira), no BemSocial CEAI 3 - Luizote de Freitas

04/11 (quinta-feira), no BemSocial CEAI 4 – Guarani

* Com caminhada no Parque Siquerolli

29/11 (segunda-feira), no BemSocial CEAI 1 - Brasil

30/11 (terça-feira), no BemSocial CEAI 2 - Laranjeiras

01/12 (quarta-feira), no BemSocial CEAI 3 - Luizote de Freitas

02/12 (quinta-feira), no BemSocial CEAI 4 – Guarani

 

 

 

Vivendo e Aprendendo

 

Já no "Vivendo e Aprendendo", é possível tirar dúvidas sobre diversos assuntos e receber dicas sobre saúde, bem-estar e lazer. Em novembro, serão realizadas oficinas de dança e teatro, para que os idosos possam se expressar de forma criativa e divertida.

 

Vivendo e Aprendendo, com oficinas de teatro e dança

08/11 (segunda-feira), no BemSocial CEAI 1 - Brasil

09/11 (terça-feira), no BemSocial CEAI 2 - Laranjeiras

10/11 (quarta-feira), no BemSocial CEAI 3 - Luizote de Freitas

11/11 (quinta-feira), no BemSocial CEAI 4 – Guarani

 

Cuidando de Você

 

O Projeto Saber também conta com o "Cuidando de Você", que divulga formas de auto-ajuda física e mental para garantir melhor qualidade de vida aos idosos. No mês que vem, haverá contação de histórias com a escritora Marta Panuzzio e jogo de bingo.

Cuidando de Você, com contação de histórias (Marta Panuzzio) e jogo de bingo

16/11 (terça-feira), no BemSocial CEAI 1 - Brasil

17/11 (quarta-feira), no BemSocial CEAI 2 - Laranjeiras

17/11 (quarta-feira), no BemSocial CEAI 3 - Luizote de Freitas

18/11 (quinta-feira), no BemSocial CEAI 4 – Guarani

 

Endereços:

- BemSocial CEAI 1 - Avenida Rondon Pacheco, 5.865, Bairro Brasil

- BemSocial CEAI 2 - Rua Senegal, 30, Bairro Laranjeiras

- BemSocial CEAI 3 - Rua Roberto Margonari, 100, Bairro Luizote de Freitas

- BemSocial CEAI 4 - Avenida do Carnaval, 415, Bairro Guarani

 

Janaína Sorna | Secom PMU


-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Calu divulga o edital do 11º Concurso Literário nas escolas públicas de Uberlândia

A Cooperativa Agropecuária Ltda. de Uberlândia - Calu lançou esta semana o edital do 11º Concurso Literário Calu. O regulamento será distribuído pela Superintendência Regional de Ensino e o Cemepe - Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz nas escolas das redes estadual e municipal de Uberlândia. As instituições têm até o dia 22 de novembro para inscreverem os trabalhos.

 

O Concurso Literário é direcionado para os alunos do ensino fundamental. Eles podem concorrer em cinco categorias: Categoria A (1º, 2º e 3º Anos); Categoria B (4º e 5º Anos); Categoria C (6º e 9º Anos); Categoria D (8º e 9º Anos) e Categoria E (Educação Especial).

 

O Concurso abrange duas modalidades. Os alunos inscritos nas Categorias B, C e D desenvolverão redações. Já os estudantes das Categorias A e E concorrem com desenhos.

 

De cada Categoria sairá um vencedor. Os campeões ganham prêmios da Cooperativa e a escola onde estudam são contempladas com um lanche especial oferecido pela Calu.

 

Esse ano o tema sugerido é "O que se faz com o leite?". Segundo a coordenadora do projeto, Érica Magalhães, o objetivo geral, como em todas as edições, é focar a importância do leite na alimentação, ressaltando uma dieta saudável. "Nessa edição, queremos que os alunos pesquisem sobre os derivados do leite e encontrem nos estudos a informação sobre os nutrientes existentes nesse alimento indispensável em nossa alimentação", detalha.

 

De acordo com o diretor geral da Cooperativa, Ulysses de Freitas, o intuito do Concurso Literário é fazer com que as crianças pesquisem e aprendam mais sobre a cadeia produtiva do leite e, consequentemente, percebam o quanto o leite é importante na alimentação. "É uma forma de elas conhecerem a quantidade de nutrientes ricos que encontramos no leite e seus derivados. Assim, as incentivamos a ter uma alimentação saudável", pontua o executivo.

 

A expectativa do presidente da Calu, Eduardo Dessimoni, é positiva. "No ano passado tivemos mais de 12 mil alunos envolvidos. Nessa 11º edição, nós esperamos que esse número dê um grande salto. Temos investido muito nos nossos trabalhos sociais e o Concurso Literário é um das nossas primeiras ações nesse sentido. Já fomos reconhecidos em nível regional e nacional por desenvolver esse projeto e a cada ano queremos que ele cresça e atinja muito mais crianças", diz.

 

Érica Magalhães | MF 

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

1º Simpósio Gestão Hospitalar e Auditoria em Saúde de Uberlândia

Administrar o delicado equilíbrio entre a prestação de um atendimento de qualidade aos pacientes e a manutenção da saúde financeira do sistema, numa realidade de constantes desafios impostos pela conjuntura econômica, novas regulamentações (TUSS, portabilidade, ressarcimento ao SUS) e a crescente incorporação de novas tecnologias é um dos grandes desafios da gestão hospitalar atualmente. O sistema público de saúde precisa cada vez mais de gestores capacitados para sua evolução e crescente complexidade.

 

Diante disso, a Faculdade Pitágoras, por meio da área de pós-graduação, em parceria com o Hospital e Maternidade MadreCor, realizará, neste sábado (30-10), das 8 horas às 16h30, no Anfiteatro da instituição, em Uberlândia, o 1º Simpósio Gestão Hospitalar e Auditoria em Saúde.

 

O evento deve receber em torno de 300 participantes, profissionais do setor hospitalar de toda região. Estão confirmadas as presenças de representantes de hospitais privados, da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia e de plano de saúde privado, para a mesa de discussões e o debate que acontecerá no período da tarde.

 

De acordo com Carmem Andreata, coordenadora do evento, a comissão científica do Simpósio convidou renomados profissionais da área para conduzir as palestras. "No período da tarde será realizada uma mesa redonda para que todos possam trocar informações e juntos encontrarem soluções para os problemas enfrentados no cotidiano da gestão hospitalar", informa.

 

O diretor técnico do Hospital e Maternidade MadreCor, Adrianos Loverdos, é o Coordenador Científico e um dos palestrantes do evento. Especialista em Auditoria em Saúde, autor do livro "Auditoria e Análise de Contas Médico Hospitalares", co-autor Volume II do livro "Fronteiras da Auditoria em Saúde", o executivo realizará duas palestras e fará a moderação dos debates. Uma das palestras abordará a ética e relacionamento entre gestores e auditores em saúde e, na outra, serão focados os aspectos multidisciplinares na auditoria em saúde e a influência na gestão.  

 

Érica Magalhães | MF 

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Inscrições abertas para Processo Seletivo do Senai

Já estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Unificado (PSU) dos Cursos de Aprendizagem Industrial e Técnicos do Senai, para o primeiro semestre de 2011. As inscrições vão até 12 de novembro. A seleção dos candidatos será feita por meio de uma prova de múltipla escolha, composta por 15 questões de língua portuguesa e 15 questões de matemática. A data da prova é 4 de dezembro de 2010.

Os cursos de Aprendizagem Industrial são gratuitos e destinados a candidatos de 16 a 24 anos, que precisam estar cursando ou já ter concluído o Ensino Fundamental  ou já ter concluído o Ensino Médio. Já os cursos Técnicos são voltados para candidatos matriculados ou egressos do Ensino Médio, matriculados na EJA – Educação de Jovens e Adultos (nível médio) ou aprovados parcialmente no Exame de Massa de Nível Médio.

Em Uberlândia, os cursos de Aprendizagem oferecidos são: Processos Administrativos, Processamento de Alimentos, Monitoramento Ambiental, Confecção de Vestuário, Eletrônica, Marcenaria, Mecânica de Automóveis, Processos Logísticos, Suporte à informática, Telemarketing, e Usinagem Mecânica. Já os cursos técnicos são: Alimentos, Segurança do Trabalho, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica e Mecânica.

Mais informações no site www.senaimg.com.br, onde é possível baixar o edital do PSU, ou no site www.inscricaosenai.com.br ou também pelo telefone: (34) 3228-5200.

Karen Cardoso | Serifa 

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Complexo Hospitalar Santa Genoveva realiza quarta edição do curso gratuito para gestantes

Novidade será a presença da equipe do Banco de Cordão Umbilical

 

Desde julho, o Hospital Santa Genoveva realiza mensalmente o curso gratuito para gestantes, aberto não apenas para as pacientes do hospital, mas para toda a comunidade.

 

Para participar é simples e não há custo. As futuras mamães que estejam interessadas em saber um pouco mais sobre o período de gestação e pós-gestação, assim como sobre os cuidados com seus bebês têm apenas de fazer a inscrição no setor de Serviço Social do hospital.

 

Nesta quarta edição do curso a novidade será a presença de uma equipe do Banco de Cordão Umbilical.

 

O curso tem 30 vagas e será realizado na manhã deste sábado (30/10), a partir das 8h no auditório do hospital.

 

Informações e inscrições pelo telefone: 3239-0129 (com Kênia ou Rita)

 

Aline Morais | Lead 

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Elói Ferreira de Araújo amanhã na Câmara

No dia 22 de outubro às 8:30 no Plenário da Câmara Municipal de Uberlândia o Vereador Professor Neivaldo promoverá o debate: Lei 10639/03: Limites e Possibilidades, com o Ministro da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial Elói Ferreira de Araújo. O debate com o excelentíssimo Ministro se pautará na discussão da efetivação da Lei 10639/03 em nossas Escolas. O evento conta com a participação de educadores, lideranças escolares e dos Movimentos negros.
 
No período da tarde o referido Ministro se reunirá com diversas entidades do Movimento Negro, dentre as quais: Religião Matriz Africana, Congados, Escolas de Samba, Movimentos sociais, OAB, Capoeira, Câmara Municipal de Uberlândia, Representante da Divisão Afro Racial da Prefeitura (DIAFRO), Profissionais liberais, sindicatos e outros de manifestação diversas.
 
O objetivo do referido debate é buscar a implementação de ações consensuais a seus membros para a consecução de ações afirmativas, voltadas para a igualdade racial. 
 
Maiores informações:
Cidinha Fonseca
Assessora Parlamentar
(34) 9969-8004
(34) 9155-9501 
-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Hospital MadreCor entrega mais de uma tonelada de alimento à ONG de Uberlândia

Donativos fazem parte da campanha realizada pelo Hospital em comemoração ao aniversário de cinco anos 
 
O Hospital e Maternidade MadreCor fez, na manhã desta quarta-feira (20/10), a entrega de mais de uma tonelada de alimentos à Organização Não Governamental Ceami Resgate que acolhe moradores de rua em Uberlândia. 
 
O diretor administrativo e financeiro e o diretor técnico do Hospital, Marcelo Marques Cruz e Adrianos Loverdos, juntamente com a equipe responsável por mobilizar a campanha, foram pessoalmente à instituição beneficiada para realizar a entrega. "Para nós é um momento importante, pois graças ao apoio da população, nossos colaboradores e o corpo clínico do MadreCor conseguimos arrecadar mais de uma tonelada de alimentos que será distribuída para as três unidades do grupo Ceami Resgate", comemorou Marcelo Cruz. 
 
As doações foram resultado de uma campanha realizada durante os eventos que comemoraram os cinco anos do Hospital MadreCor, realizados no final de setembro: a festa de confraternização entre os colaboradores e o 1º MadreCor em Ação pela Qualidade de Vida, que foi promovido no Parque do Sabiá. 
 
Para participar dos eventos, as pessoas trocaram 1 kg de alimento não perecível por uma camiseta. "Foi um sucesso. A população sensibilizou-se, contribuiu com a campanha e nós pudemos ajudar uma instituição que depende de doações da comunidade para se manter", pontua Adrianos Loverdos. 
 
Segundo a assistente social da Ceami Resgate, Fabrícia Sales, a ajuda do MadreCor é a maior que a instituição recebeu, nos últimos dois anos. "Sem dúvida, os donativos vieram em uma ótima hora. Nós só conseguimos dar assistência aos nossos atendidos por meio de parcerias como essa. Temos que agradecer à diretoria do MadreCor por abraçar essa causa e nos ajudar", ressaltou. 
 
Edvaldo Fratis, coordenador executivo da ONG Ceami, também agradeceu à direção do Hospital. "Nós temos hoje cerca de 140 atendidos em todas as unidades. Somente aqui, na unidade do Bairro Roosevelt, recebemos diariamente uma média de 40 pessoas que chegam apenas com a roupa do corpo. Nós damos o atendimento completo, oferecemos quatro refeições ao dia, auxiliamos cada um deles na busca por familiares, documentos e os encaminhamos para o mercado de trabalho. Nosso objetivo é reintegrar essas pessoas na sociedade", explicou. 
 
Após o sucesso da campanha, a diretoria do Hospital avisa que novas ações serão realizadas. "A responsabilidade social é uma marca do MadreCor. Sabemos que as empresas também podem fazer algo para contribuir com o desenvolvimento de uma sociedade. Por isso, sempre que possível, o Hospital MadreCor realizará ações como essa. Procurando ajudar a população e consequentemente disseminar a sua filosofia que é a qualidade pela vida", concluiu Marcelo Cruz. 
 
Érica Magalhães | MF Comunicação
-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Uberlândia recebe etapa estadual dos jogos do Sesi entre os dias 22 e 24 de outubro

Hora de suar a camisa
 
Etapa estadual dos Jogos Sesi será realizada neste fim de semana 
 
O Sesi-MG, por meio da gerência de Lazer e Esportes, realiza neste final de semana, em Uberlândia, a etapa estadual dos Jogos Sesi. Entre os dias 22 e 24, 1.150 atletas, representando 75 empresas de todo o estado, disputarão 10 modalidades esportivas – futebol de campo, futebol sete master, futsal, voleibol, vôlei de praia, peteca, tênis de mesa, xadrez, natação e atletismo.
 
Os vencedores de cada modalidade se classificam para a disputa interestadual dos Jogos, que será realizada em novembro, no Rio de Janeiro, com representantes de todos os estados do Sudeste. Os primeiros colocados passam, então, à etapa nacional.
 
Realizado pela gerência de Lazer e Esportes do Sesi, os Jogos Sesi envolvem mais de dois milhões de trabalhadores no Brasil, o que representa 25% da população industrial do país. Os jogos são uma oportunidade de reunir, através do esporte, empresários e industriários, estimulando a prática esportiva, além de promover o intercâmbio sociocultural e estreitar as relações entre o capital e o trabalho.
 
"Os Jogos são também um estímulo aos participantes para a prática de uma vida mais ativa e hábitos saudáveis, além de elevar a motivação no trabalho", explica Ailton Barbudo, supervisor técnico da gerência de Lazer e Esportes do Sesi/MG. Valores do esporte como companheirismo, atuação em equipe, responsabilidade e busca por metas e vitórias são ainda outros pontos resgatados pela competição.
 
"É uma iniciativa de sucesso porque proporciona cidadania, bem-estar e saúde aos trabalhadores, resultando em produtividade para as indústrias", acrescenta o supervisor.
 
Serviço:   
Jogos Sesi Estadual 2010
De 22 a 24/10
Local: Vila Olímpica do Sesi – Uberlândia (MG)
Informações: (31) 3263-4446 / 4449   
 
Juliana Alvim | FSB
-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 
 

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Secua promove palestra sobre o tema “Da luta por creche ao direito à educação infantil”

Evento acontece dia 13 de outubro com a presença de Licilene Binsfeld (Tudi), presidente da Contracs

No dia 13 de outubro próximo, às 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Uberlândia, acontecerá a palestra "Desafios da mulher trabalhadora:Da luta por creche ao direito à educação infantil", que terá como palestrante a líder sindical Lucilene Binsfeld, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT - Contracs. O evento está sendo organizado pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Uberlândia e Araguari – Secua, juntamente com o Gabinete do vereador Prof. Neilvado Lima. As inscrições serão feitas pelo site www.cfpsecua.com.br.

Os sindicatos e federações do ramo de comércio e serviços da CUT, filiados à Contracs (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT), escolheram o 12 de Outubro, Dia das Crianças como Dia Nacional de Luta por Creche e Educação Infantil.

Após muita luta, a licença maternidade de 6 meses está se tornando realidade, mas é só uma etapa do longo processo de cuidar da infância. A seqüência desse processo exige a atenção básica às crianças de 0 a 6 anos. Muito além da creche,  a luta agora é para garantir a educação infantil para todas as crianças. E para isso, os sindicatos precisam do apoio e participação de mães, pais e familiares em assembléias e reuniões para expressar suas necessidades e lutar junto com as entidades sindicais pelo direito a uma infância assistida e bem cuidada.

Direito à educação

De acordo com a Constituição, artigo 7°, é direito do trabalhador urbano e rural a assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até cinco anos de idade em creches e pré-escolas.

Já a CLT, no artigo 389, expressa que todo estabelecimento em que trabalharem pelo menos 30 mulheres com mais de 16 anos de idade é obrigado a ter creche, fazer convênio ou a reembolsar integralmente as despesas efetuadas com o pagamento de creches de livre escolha da empregada mãe, ou outra modalidade de prestação de serviços desta natureza, pelo menos até 6 meses de idade da criança, nas condições, prazos e valores estipulados em acordo ou convenção coletiva.

Apesar da legislação prever esse cuidado essencial para crianças e famílias, de acordo com dados do IBGE, há carência de 11 milhões de vagas. Ainda que milhões de crianças de zero a seis anos já sejam atendidas, o déficit é maior que o número de crianças com acesso a creches e pré-escolas.

Num país como o Brasil, em que as mulheres ocupam 41% do mercado de trabalho, o apoio à maternidade é crucial tanto para as famílias como para empresas. Isso tudo sem falar nos benefícios à criança. Estudos demonstram que é nos primeiros anos de vida que se formam o potencial motor, psicológico e social da criança.

 Creches e escola de educação infantil representam um espaço lúdico e significativo para o desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social dos pequeninos.

Por todos esses aspectos, faça parte dessa luta junto com as entidades sindicais do setor de comércio e serviços e a CONTRACS (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT). Convidamos trabalhadores/as de comércio e serviços e toda a sociedade para debater e buscar soluções para atender nossos/as pequenos/as cidadãos.
-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa