quinta-feira, 27 de junho de 2013

IBGC promove mesa-redonda em Uberlândia

Tema do evento é a Governança Corporativa com foco nos resultados empresariais

Para aumentar a discussão sobre as melhores práticas de Governança Corporativa e conscientizar sobre a necessidade das empresas implementarem o assunto em suas companhias, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) realizará, no dia 27 de junho, o evento especial “Governança Corporativa voltada para resultados”.

O evento, que será gratuito, terá início às 8h30. Os convidados para a mesa redonda são Romeu Zema Neto e Celi Sasazaki, que compartilharão com os presentes as histórias e as motivações para a implantação da Governança Corporativa em suas empresas, além dos desafios e resultados ao longo do processo.
O evento mostrará como a adoção de práticas de Governança Corporativa confere maior clareza de papéis e alinhamento de interesses, que apoiam na condução das organizações para os melhores resultados.

Os interessados podem se inscrever pelo site www.ibgc.org.br ou telefone (11) 3043-7008.
Confira o perfil dos palestrantes do evento, que contará com a coordenação de Luiz Alexandre Garcia, vice-presidente do Conselho de Administração do IBGC:

Romeu Zema Neto: Formado em Administração de Empresas pela FGV-SP, ampliou de quatro para 403 o número de lojas Zema, patrocinou o processo de profissionalização da empresa e estruturação do Conselho de Administração e Conselho de Família. Diretor Geral da Zema, é acionista e membro da 4ª geração da família fundadora.

Celi Chiemi Sasazaki: Formada em Estatística pela Unicamp e Direito pela Univem, assumiu como executiva das áreas Jurídica e de TI da empresa após carreira fora da companhia. Presidente do Conselho de Administração da Sasazaki Participações, é acionista e membro da 2ª geração da família fundadora.

Anote na sua agenda
Curso: Governança Corporativa voltada para resultados
Data: 27 de junho
Horário: das 8h30 às 11h30
Local: Associação Comercial e Industrial de Uberlândia – ACIUB - Av. Vasconcelos Costa nº 1.500 – Uberlândia/MG

via Roberta Sena | Planin

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Caminhada Pacífica terá participação da 13ª Subseção da OAB

À sociedade de Uberlândia

Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais – 13ª Subseção OAB Uberlândia/MG

A democracia como obra inacabada, passa constantemente por transformações, avanços, retrocessos, vitórias, derrotas, momentos de fulgor e de dormência.

Nos últimos dias, por certo histórico, a sociedade brasileira mais uma vez por sua juventude “ACORDOU” e está nas ruas de várias cidades.

Acordar nem sempre significa decidir, ter respostas, projetos, mas despertar para o novo, para aquilo que almeja mesmo sem saber ao certo o que é ou se sentir uma criança que deseja o brinquedo nos seus primeiros dias de vida.

Se para aqueles que vivenciaram a abertura política, acompanhar a democracia significava muito mais liberdade de expressão, direito ao voto direto, dentre outros.  Hoje para nós, os valores vão além, como o fim da corrupção que tem berço na colonização, melhor administração do poder público, reforma política e tributária.

Para aqueles que atribuem subjetivismo nas reivindicações, é necessário lembrar que os valores e sentimentos de patriotismo e civismo são inerentes e surgem dentro de nós quando menos se espera, pois, SOMOS BRASILEIROS E AMAMOS NOSSA TERRA MATER.

A OAB Uberlândia apoia integralmente a manifestação popular por um serviço público de qualidade, pela moralização da política e pelo avanço da democracia. Contudo, repudia qualquer ato de violência, seja ao patrimônio público ou privado e a qualquer autoridade constituída, cabendo a esta propiciar condições de segurança para que as manifestações ocorram pacificamente.

A OAB assevera ainda que o apoio aqui consignado é suprapartidário e que confia nas instituições políticas de nossa cidade. Assim a 13ª Subseção OAB/MG convoca a todos os advogados, advogadas, estagiários, estagiárias e estudantes do Direito para participarem da Caminhada Pacífica, que será realizada amanhã (20/6), em Uberlândia.

Orientamos aos advogados e advogadas que compareçam com trajes forenses e se possível com o botom da OAB. Colaborem com a organização, e seja mediador em qualquer conflito que porventura possa ocorrer.

Convoco toda Diretoria, Conselho Seccional, Subseccional, Membros de Comissões e Delegados de Prerrogativas que se façam presentes e coloquem ao lado da sociedade para garantir a ORDEM E A PAZ.

Uberlândia, 19 de junho de 2013. 
13ª Subseção da OAB/MG
Egmar Sousa Ferraz
Presidente

via Camila Lemes | Imprensa OAB Uberlândia

terça-feira, 18 de junho de 2013

Aulas da Escola do Legislativo começam nesta terça

Depois das sessões legislativas ordinárias do mês de junho, o plenário ‘Homero Santos’ da Câmara Municipal de Uberlândia abre suas portas nesta terça-feira, 18, para receber os alunos da Escola do Legislativo. 

Em apenas 10 dias foram realizadas mais de 1.600 inscrições para o primeiro bimestre em 17 cursos e palestras. Os conteúdos são direcionados para qualificação e o aprimoramento técnico dos assessores, servidores e interessados no processo legislativo.

Além dos cursos técnicos legislativos a escola oferecerá também cursos e palestras de oratória, redação oficial, cerimonial público, convênios públicos e ainda a série de palestras “Relações institucionais do Poder Legislativo”.

A Escola do Legislativo informa que continuam abertas as inscrições para os Cursos ministrados por professores e especialistas da Escola da ALMG:

Orçamento e política (25 de junho);
Fórum Técnico Regional de Mobilidade Urbana (28 de junho);
Processo Legislativo (25 de julho).

O diretor da Escola do Legislativo, Ezequias Souza, ressalta que o “Fórum Técnico de Mobilidade Urbana - Construindo Cidades Inteligentes” está aberto aos prefeitos, secretários municipais, presidentes de Câmaras, vereadores e técnicos dos municípios da região. “O evento acontecerá o dia todo com palestras e oficinas para auxiliar na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, obrigatório para cada cidade”.

Fórum Técnico Regional de Mobilidade Urbana acontecerá na próxima semana 
A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Uberlândia em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais promoverá no dia 28 junho no plenário ‘Homero Santos’, o Fórum Técnico Regional de Mobilidade Urbana – “Construindo Cidades Inteligentes” que tem por objetivo debater o tema e instrumentalizar os municípios da região no cumprimento das exigências legais.

No período da manhã dois palestrantes debaterão o tema com os participantes. A ALMG trará um especialista para abordar o enfoque da construção do Plano no Estado e a Escola do Legislativo outro especialista com visão do planejamento urbano regional.

Aberto a prefeitos, secretários municipais, presidentes de Câmaras, vereadores e técnicos dos municípios da região. O evento acontecerá o dia todo com palestras e oficinas para auxiliar na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, obrigatório para cada cidade.

via Comunicação CMU

32º BPM promove reunião do PPR/2013

O 32º BPM realizou na última sexta, 14, a 6ª reunião do Programa de Preparação para a Reserva/2013 dos militares da 9ª RPM. A reunião ocorreu no Rio Claro Camping, localizado no município de Nova Ponte/MG a 60 km de Uberlândia, as margens do Rio Claro.

Os participantes ao chegarem ao local do evento, desfrutaram de um delicioso café da manhã e logo após assistiram a uma palestra ministrada pelo Sr. Mário Henrique Pereira do SEBRAE, com o tema: “Planejando a Abertura de um Negócio”. 

Em seguida, os militares e seus familiares participaram de atividades de bóia-cross, piscina, peteca e jogos de baralho. Participaram de um agradável almoço e ficaram a vontade para aproveitar o dia e usufruir o que o local tinha para oferecer. O encontro teve a participação de 43 pessoas entre militares e familiares. 

Comunicação Organizacional | 32º BPM

domingo, 16 de junho de 2013

Conferência Regional de Meio Ambiente será no dia 18 em Uberlândia

Com o objetivo de abordar questões locais, regionais e nacionais relativas às políticas Nacional, Estadual e municipais de Resíduos Sólidos, acontece, na próxima terça-feira (18/06), em Uberlândia, a II Conferência Regional de Meio Ambiente em 2013. O encontro será na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), situada na Av. Rondon Pacheco, 2100, bairro Vigilato Pereira, a partir das 8h00.  As inscrições podem ser feitas neste link.

A partir do lema: “Vamos cuidar do Brasil”, as discussões deverão abordar os eixos temáticos: produção e consumo sustentável; redução dos impactos ambientais; geração de trabalho, emprego e renda e educação ambiental. As Conferências Regionais farão, também, a eleição dos delegados para a Conferência Estadual e o encaminhamento de 20 propostas, sendo até cinco delas priorizadas por eixo temático. Essas propostas deverão servir de orientação para a implantação das Políticas de Resíduos sólidos nessas regiões.

As Conferências Regionais seguirão os procedimentos, a metodologia e os documentos de referência estabelecidos pela Comissão Organizadora Nacional e pela Comissão Organizadora Estadual. Na I Conferência Regional, realizada em Varginha no mês de maio, foram eleitos 15 delegados e seus suplentes. Foram geradas, também, 20 propostas para serem encaminhadas à Conferência Estadual. Cerca de 100 pessoas de 54 municípios da região Sul participaram da etapa regional.

Conferência Estadual – Prevista para ocorrer nos dias 30 e 31 de agosto, em Belo Horizonte, a Conferência Estadual de Meio Ambiente contribuirá para a implantação das políticas municipal, estadual e nacional de resíduos sólidos. Nela, serão definidos os delegados que participarão da etapa nacional, representando o estado de Minas Gerais, para deliberação do documento final da Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA).

A escolha dos delegados respeitará a porcentagem de 30% de delegados do setor empresarial, 5% para povos indígenas, 5% para comunidades tradicionais, 20% de Organizações não governamentais (Ongs), 20% para movimentos sociais e 20% de representantes dos governos Municipal, Estadual e Federal.

Conferência Nacional – As Conferências Municipais,Regionais e Estadual de Meio Ambiente culminarão na realização da IV CNMA, prevista para ocorrer de 24 a 27 de outubro, em Brasília. Instituída pelo Decreto Presidencial de 5 junho de 2003, a CNMA ocorre a cada dois anos. Com o envolvimento de toda a sociedade, a Conferência Nacional tem como objetivo construir um espaço de convergência social para a formulação de uma agenda nacional do meio ambiente, por intermédio da mobilização, educação e ampliação da participação popular, com vistas ao estabelecimento de uma política de desenvolvimento sustentável para o país.

Nesta quarta edição, a Conferência Nacional pretende contribuir para a implementação da Lei 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e determina que até 2014 todos os municípios brasileiros disponham adequadamente seus resíduos sólidos urbanos. A intenção é qualificar o poder público, o setor privado, a sociedade civil organizada, cooperativas de catadores e cidadãos em geral no grande esforço nacional para reduzir a geração dos resíduos sólidos, assumir responsabilidades com a construção de uma sociedade sustentável e reconhecer os resíduos sólidos como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor da cidadania.

Novidades - Essa edição conta com duas novidades: as Conferências Livres e a Conferência Virtual, abrindo espaço para que toda a sociedade discuta e contribua para o tema proposto. Nas Conferências Livres o ato de convocação pode ser de qualquer cidadão e as propostas aprovadas deverão ser enviadas à etapa nacional. Elas podem acontecer no bairro, no condomínio onde você mora ou no local de trabalho. O ato de convocação pode ser de uma associação comunitária, do síndico ou por solicitação dos moradores interessados em realizar a Conferência. O período de realização das Conferências Livres é de 1º de abril a 10 de setembro de 2013.

A Conferência Virtual, que acontece via internet, também poderá enviar suas propostas, por eixo temático, diretamente à etapa nacional. A Conferência Virtual acontecerá de 26 de agosto a 10 de setembro de 2013. Nenhuma dessas duas modalidades poderá eleger delegados.

via Ascom/Sisema

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Pedagogia Logosófica: Educando para a vida consciente

A Fundação Logosófica Unidade Uberlândia, irá promover no dia 22 de junho às 9h30 a palestra Pedagogia Logosófica: Educando para a vida consciente. 

O objetivo da palestra é apresentar alguns conceitos e princípios nos quais a Pedagogia Logosófica se baseia para favorecer a educação de crianças e adolescentes, formando-os para a vida consciente.

Será feito um paralelo entre a posição em que a educação se encontra no momento e as perspectivas da educação para o futuro da humanidade, com propostas da Pedagogia Logosófica.

Além disso, será apresentado resultados de experiências e trabalhos de investigação realizados pelos docentes do Colégio Logosófico, no trabalho que realiza na formação bio-psico-espiritual da infância e adolescência.

Alguns princípios e conceitos
- a utilização das faculdades da inteligência: observar, pensar, entender e julgar
- as perguntas e o processo de aquisição do conhecimento
- a prática do bem
- o princípio consciente.

Palestrante: Gizella Yamara – Diretora do Colégio Logosófico, formada em Pedagogia pela FUMEC/BH (Fundação Mineira de Educação e Cultura/BH) com especialização em Psicopedagogia pela UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais). 

Dia e hora: 22/06/2013 às 9h30
Local: Sede da Fundação Logosófica em Prol da Superação Humana
R. Alexandre Oliveira Marquez, 113 – Vigilato Pereira
3237-1130
Entrada franca

via Amanda Marques

Empreendedorismo e inovação são temas de evento do Minas Startup

Acontece na quinta-feira (13), às 19h30, a palestra “Como começar um projeto inovador?”. O evento é uma organização do Minas Startup, grupo que busca fomentar o debate e trocar conhecimentos sobre o empreendedorismo digital, startups e negócios de base tecnológica.

A palestra será ministrada pelo empresário, administrador e presidente da Associação Sul-Matogrossense de Startups (StartupMS), Guilherme Junqueira, no anfiteatro da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) de Uberlândia. O evento, que tem entrada franca, é uma oportunidade para empreendedores, investidores, profissionais da área de tecnologia, estudantes e interessados em aprender sobre como desenvolver ideias criativas e inovadoras.

Junqueira é graduado em Marketing e Gestão da Inovação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Trabalha em programas que buscam capacitar empresas de tecnologia e inovação, além de ser professor e consultor sobre modelos de negócios, marketing digital, empreendedorismo e inovação. Foi palestrante da Campus Party 2013, evento de inovação tecnológica, cultura, ciência e entretenimento digital.

O Minas Startup conta com a colaboração de empresas e instituições para realização da palestra. Fazem parte dessa parceria: o grupo Algar, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a FIEMG, a Agência de comunicação digital Wik e a Policard. Além dos colaboradores há também apoiadores, como: a Trisoft e o Mega Empório. As inscrições para participação no evento podem ser feitas no site www.minasstartup.com.br.

via Valeriana Medrado | WIK

terça-feira, 11 de junho de 2013

Encontro Filatélico e Numismático

Convidamos para mais um Encontro entre Filatelistas, Numismatas e apreciadores da arte de colecionar selos, moedas e cédulas,  ótima oportunidade para troca de experiências e de materiais repetidos.

Nesta quarta-feira será mostrada uma coleção de cédulas estrangeiras.

ENCONTRO FILATÉLICO E NUMISMÁTICO DE UBERLÂNDIA
Data : 12.06.2013 ( 2ª quarta- feira do mês )
Horário : das 20h00 às 21h45
Local : CASA DA CULTURA ( Praça Coronel Carneiro , 89 - Fundinho )
Realização : CLUBE FILATÉLICO E NUMISMÁTICO DE UBERLÂNDIA

Entrada franqueada aos interessados em geral.  

via Francisco Carlos de Moraes Salles
Clube Filatélico e Numismático de Uberlândia

Caravana FTD Digital dia 12

Novas cidades mineiras recebem ação educacional que capacita professores em tecnologias digitais

Depois de passar por cinco cidades, Caravana FTD Digital visitará mais 12 municípios mineiros para  apresentar aos educadores e às secretarias de educação as novas tecnologias digitais voltadas ao processo educacional

A ação educacional já atendeu mais 50 mil professores em diversas regiões do País

Nas próximas duas semanas, até o dia 21 de junho, mais 12 municípios mineiros receberão a ação educacional que está apresentando e orientando os professores e as secretarias de educação sobre as novas tecnologias e objetos digitais voltados ao processo educacional, a Caravana FTD Digital.

A Caravana começou no último dia 06 e já passou por Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Pernambuco, Rio de Janeiro, Alagoas e Bahia. A iniciativa atendeu mais de 50 mil educadores e até o final de junho terá percorrerá mais de 80 cidades. “Estamos tendo uma grande receptividade dos educadores, ávidos por conhecer e se interar ainda mais das possibilidades que as novas tecnologias trazem para as salas de aula”, explica o diretor comercial e de marketing da Editora FTD, Ricardo Tavares.

Em Minas, a Caravana Digital FTD esteve em Juiz de Fora, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Belo Horizonte e Betim. Agora, inicia novo itinerário que irá percorrer Teófilo Otoni (10), Almenara (11), Araçuaí e Uberlândia (12), Janaúba e Uberaba (13), Januária (14), Montes Claros (17), Sete Lagoas (18), Vespasiano (19), Divinópolis (20) e Varginha (21).

Cada ônibus que integra a Caravana carrega um laboratório tecnológico equipado com tablets, lousa digital e monitores de TV para apresentar uma série de vídeos, animações, jogos educativos, simulações, infográficos interativos e objetos de realidade aumentada. Em sessões que acontecem de hora em hora, um profissional explica aos professores sobre o uso desses materiais em sala de aula, orientando-os para a melhor aplicação de cada um e esclarecendo possíveis dúvidas.

O que são os objetos digitais? Neste ano, uma série de novidades realmente empolgantes chegou às escolas. Junto com os livros didáticos, surgiram novas ferramentas e objetos educacionais digitais acessados na Internet. Com esses recursos em mãos os professores têm toda facilidade para introduzir em suas aulas as dinâmicas que têm envolvido tão intensamente crianças e jovens em seu dia a dia, com o uso dos computadores.

As coleções da Editora FTD contam agora com uma série de conteúdos multimídia interativos, como vídeos, infográficos animados, simulações, realidade aumentada e jogos educativos, que contribuem para a inovação pedagógica, flexibilizando as estratégias de ensino, tornando a aprendizagem mais lúdica e descontraída e reaproximando alunos e professores.

“A escola quer mudar, o professor quer mudar! Querem fazer o melhor para envolver e desenvolver seus alunos. Mas é preciso admitir que essa tarefa não é fácil em um mundo repleto de oportunidades estimulantes e desafiadoras para as crianças e os jovens. A FTD, com todas as suas equipes e longa experiência com a Educação no Brasil, está empenhada em ajudar a Escola e o professor a ter sucesso em suas iniciativas. Nosso compromisso é traduzir esse mundo de novidades digitais que surgem a cada dia em oportunidades pedagógicas ao alcance do professor”, afirma o Gerente de Inovação e Novas Mídias, Fernando Fonseca.

O aluno ganha ao contar com um material que fala a sua linguagem, que enriquece suas experiências, que amplia o universo que pode ser explorado e provoca sua curiosidade. São centenas de novos materiais voltados ao Ensino Fundamental II, contemplando todas as disciplinas. Os professores, além de receber esse extenso material para aprimorar sua metodologia de ensino, contam ainda com ferramentas que oferecem facilidades para a qualidade do seu trabalho: Planejador de Aulas, Gerenciador de Atividades e Simulados e Provas.

via Sonia Scarnero | Viveiros

Começam as apresentações do Festival de Quadrilhas Juninas em Uberlândia

Em seus dois primeiros finais de semana de arraial junino, a arena da festa contagiou o público com três quadrilhas profissionais do DF, MT e GO. Neste sábado começam as apresentações das quadrilhas juninas amadoras no 3º Festival de quadrilhas Juninas.

Começa este sábado dia 15/06/2013 as apresentações das quadrilhas juninas amadoras de Uberlândia e região no 3º Festival de Quadrilhas Juninas que acontece durante a Festa Junina da Ação Moradia, que está na Praça Sérgio Pacheco ao lado do Terminal Central.

O aquecimento deu-se por meio das apresentações das quadrilhas profissionais que encantaram o público presente com suas coreografias precisas, seus figurinos e alegria contagiante. Esta já é a terceira edição do Festival de Quadrilhas Juninas e o nível de apresentações na competição melhora a cada ano. É esperado muita qualidade, novidade e bons espetáculos das quadrilhas amadoras de Uberlândia e região.

Além do Festival de Quadrilhas Juninas a Festa Junina da Ação Moradia está repleta de atrações. Este final de semana a cantora amanda Lince e o cantor Leonel se apresentam no sábado e domingo é a vez da Banda Quilevada e as queridas Goianinhas do Acre que em todos os anos leva um grande público à praça. E tanto no sábado como no domingo o público pode participar do concurso de forró que presenteia os vencedores com prêmios oferecidos pelos patrocinadores da festa.

Na parte gastronômica da festa, as tradicionais barraquinhas de comidas típicas estão com diversos pratos para agradar o paladar de todos, estão a disposição batatas fritas em cone, salgadinhos, caldos, milho, pamonha, pasteis, cachorro-quentee muito mais. Além do bar onde é possível comprar refrigerantes e cervejas, temos a barraca do Quentão e Vinho Quente e a novidade deste ano é a barraquinha de batidas.

Toda renda arrecadada na festa é destinado aos projetos sociais desenvolvidos na ONG Ação Moradia que atende cerca de 1200 pessoas residentes nos bairros Joana D’arc, São Francisco, D. Almir, Prosperidade, Alvorada Morumbi, Celebridade e Zaire Rezende.

PROGRAMAÇÃO
15/06/2012 (sábado)
Leonel
Amanda Lince
Competição 3º Festival de Quadrilhas Juninas de Uberlândia
Concurso de Forró com participação do público

16/06/2013 (domingo)
Qilevada
As Goianinhas Do Acre
Concurso de Forró com participação do público

22/06/2013 (sábado)
Trio Sucupira
Música raiz José
Mauro & Poliana
Competição 3
Festival de Quadrilhas Juninas de Uberlândia

23/06/2013 (domingo)
Marcinha França
Banda Entre Parent´s
Quadrilhas classificadas para a fase final 3º Festival de Quadrilhas Juninas de Uberlândia.

29/06/2013 (sábado)
Igor & João Paulo
Música e Cidadania pela Paz Social
Competição FINAL 3º Festival de Quadrilhas Juninas, entrega de premiações.

30/06/2013 (domingo)
Música raiz Lucas Reis & Thácio
Trio Alto Astral

via Renata Harume

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Cerca de 80 crianças irão visitar Moçambique Estrela Guia em Uberlândia

Encontro faz parte das atividades do Projeto ‘Oficinas de Canto, Teatro e Percussão’ e acontecerá nas próximas terça (11/06) e quinta-feira (13/06)

Conhecer a simbologia cultural da Congada; a história de um grupo que vivencia essa manifestação popular em Uberlândia; e ainda um ritmo que está certamente nas origens da música brasileira.

EMCANTAR - Oficina Canto, Teatro e Percussão | Douglas Luzz

Estes são alguns dos objetivos do intercâmbio cultural que acontecerá entre crianças e jovens do Projeto ‘Oficinas Canto, Teatro e Percussão’ e integrantes do Ponto de Cultura Moçambique Estrela Guia, em Uberlândia (MG).

De acordo com a artista-educadora, Viviane Rodrigues, o evento visa complementar as oficinas do projeto, cujo objetivo é promover um processo de formação cultural, voltado a crianças e adolescentes moradores de bairros do Setor Leste da cidade, por meio da união das três linguagens artísticas.

“Ao longo das oficinas os meninos e meninas do Projeto são convidados a conhecer e a vivenciar as linguagens artísticas (canto, teatro e percussão) a partir de brincadeiras. Brincando com os sons do corpo, cantando e descobrindo as várias possibilidades cênicas que cada um tem, os participantes vão mostrando e descobrindo os seus potenciais”, destaca Rodrigues.

Ainda segundo a artista-educadora, a visita ao Ponto de Cultura Moçambique Estrela Guia reforça um dos princípios do Projeto, uma vez que permite a ampliação do repertório cultural das crianças e adolescentes. “É uma atividade através da qual vivenciarão a arte com um grupo que canta, toca, dança e se movimenta nas ruas da cidade levando sua cultura. Além de conhecerem a história do Moçambique Estrela Guia e da Congada, a ideia é aprofundar o conhecimento que têm sobre o Moçambique, um ritmo da Cultura Popular”, afirma Viviane.

Mais
O projeto “Oficinas de Canto, Teatro e Percussão” conta com a parceria da Ong CASA e ADVEM, além das escolas estaduais Lourdes de Carvalho, Professor Ederlindo Lannes, Bernardes, Presidente Juscelino Kubitschek, Jardim Ipanema e municipais Dr. Joel Cupertino Rodrigues, Eugênio Pimentel Arantes e Hilda Leão Carneiro.

É apresentado pelo Governo de Minas e pelo Instituto Algar, realizado pelo EMCANTAR em parceria com o Programa Algar Transforma e incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Atualmente, cerca de 80 crianças e adolescentes fazem parte das oficinas que acontecem as terças, quartas e quintas-feiras, no Clube Cesag, bairro Alvorada.
Saiba mais pelo site: www.emcantar.org

Sobre o Instituto Algar
A Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São três programas sociais* que juntos chegam a 16 cidades, 117 escolas, 6,7 mil alunos, 350 educadores e a participação voluntária de 570 associados da Algar. (*Dados referentes a 2012). Dentre eles, o Programa Algar Transforma, que atende 09 bairros de Uberlândia com objetivo de promover o desenvolvimento humano de alunos do ensino fundamental realizando ações de Educação Integral no contra turno escolar.

O quê: Intercâmbio Cultural - Projeto ‘Oficinas de Canto, Teatro e Percussão’ e Ponto de Cultura Moçambique Estrela Guia
Quando: 11 e 13 de junho (8h30 às 9h30 e 14h30 às 15h30)
Onde: sede do Ponto de Cultura (Rua do Bola, 290 – Bairro São Jorge)

via Ícaro Oliveira | Ciclo

Projeto Ideias Incontidas apresenta novidades em 2013

Pela primeira vez, projeto conta com apoio de participantes como monitores mirins nas atividades de leitura e criação.

Este ano, projeto de formação cultural desenvolvido com crianças e adolescentes alunos de escolas públicas da região leste de Uberlândia, Ideias Incontidas vem com uma novidade. Participantes das edições anteriores voltam ao projeto, na função de monitores mirins, para apoiar atividades com novos integrantes.

Monitora Gabriela e arte-educadora Ana Lopez | Douglas Luzz

“É a primeira vez que temos participantes desempenhando ações de apoio nesse projeto. Em 2012, eles lideraram grupos de criação de texto e participaram ativamente da produção do livro. Agora, voltaram motivados a participar das oficinas e demonstraram interesse em conduzir atividades de leitura e criação com os colegas da turma, se envolver nos processos de comunicação e de organização do projeto”, explica a oficineira e arte-educadora do projeto, Ana Lopez.

Uma das monitoras mirins é Gabriela Borges Martins, de 12 anos, da Escola Estadual Lourdes de Carvalho. “Gosto muito de literatura. Para mim é um meio para expressar meus sentimentos e pensamentos. Quero, inclusive, ter a oportunidade de escrever um livro. No Ideias Incontidas, além desta possibilidade de me expressar, posso incentivar e ajudar as outras pessoas a escreverem e também a gostarem de ler”, aponta.

“Depois que iniciou no Projeto, ela melhorou muito seu comportamento e principalmente a auto-estima. Foi muito boa esta oportunidade de contato com o que ela gosta”, conta Juliana Soares Martins, mãe da garota.

Além de Gabriela, também são monitores: Davi Cotrin Ferreira, Ana Beatriz Delfino de Melo, Bruna Salvinea Lacerda Rodrigues, Aline Vitória Moreno da Silva, Kelly Kethelyn Souza de Jesus e Karen Vitória de Oliveira Couto.

Ideias Incontidas ano III 
O Projeto Ideias Incontidas ano III é apresentado pelo Instituto Algar, realizado pela Associação EMCANTAR, em parceria com o Programa Algar Transforma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Neste terceiro ano do Projeto, durante as oficinas, são realizadas contações de histórias, intervenções cênicas, momentos de leitura, rodas de conversa sobre gostos, medos e fatos cotidianos possíveis de se transformarem em boas histórias. “Esta é uma forma de ampliar o repertório cultural dos participantes, conhecer as expectativas e ver como eles percebem a literatura, além de estimulá-los a criar suas próprias histórias. Nestes primeiros meses, eles criaram biografias, contos de terror, aventuras e tirinhas”, destaca a arte-educadora.

Para 2013, os principais resultados esperados são a publicações de produções textuais na Internet e um livro. Além da realização de bate-papos literários entre os participantes e escritores de literatura infanto-juvenil e com alunos de escolas públicas.

As oficinas são desenvolvidas todas as terças e quartas-feiras, das 08h às 10h e das 14h às 16h, no Clube Cesag, na Rua Maria Augusta de Morais, 04, bairro Alvorada, em Uberlândia (MG). Conheça mais sobre Projeto pelo link www.ideiasincontidas.blogspot.com

Sobre o Instituto Algar
A Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São três programas sociais* que juntos chegam a 16 cidades, 117 escolas, 6,7 mil alunos, 350 educadores e a participação voluntária de 570 associados da Algar. (*Dados referentes a 2012). Dentre eles, o Programa Algar Transforma, que atende 09 bairros de Uberlândia com objetivo de promover o desenvolvimento humano de alunos do ensino fundamental realizando ações de Educação Integral no contra turno escolar.

via Rosiane Magalháes | Ciclo

sábado, 8 de junho de 2013

Calu divulga o resultado do 8º Calu Contando História

Concurso focou o tema “Uberlândia no coração do cerrado”

A comissão julgadora dos trabalhos da 8ª edição do Concurso Calu Contando História reuniu-se, no dia 04 de maio, na sede da Cooperativa Agropecuária Ltda. de Uberlândia – Calu para selecionar os desenhos e as peças teatrais referentes ao projeto.

Festival de Teatro Calu Contando História realizado em 2012 | Clécio Duarte 

Neste ano, a Calu recebeu inscrições de 25 escolas das redes municipal e estadual de ensino, o que significa o envolvimento de mais de 12 mil alunos. “Foi um número considerável e estamos muito felizes com a participação das instituições que, todos os anos, abraçam o Calu Contando História”, comenta o diretor presidente da Cooperativa, Cenyldes Moura Vieira. 

O concurso
Os alunos do ensino fundamental (1º ao 9º ano) das escolas públicas da cidade de Uberlândia tiveram até o dia 31 de maio para inscreverem-se no concurso.  A inscrição foi feita por meio da entrega de desenhos ou roteiros teatrais alusivos ao tema: “Uberlândia no coração do cerrado”. Os estudantes participaram em duas categorias: de 1º ao 5º ano ou de 6º ao 9º ano.

O Calu Contando História é um dos projetos sociais da Calu, que tem como objetivo resgatar a história e a cultura regional de Uberlândia, bem como valorizar o trabalho artístico das crianças da rede pública de ensino.

O concurso é composto pelas seguintes etapas: a Calu escolhe um tema – que sempre está ligado à cultura e a história de Uberlândia -, os professores o trabalham em sala de aula; os alunos produzem roteiros teatrais e desenhos alusivos ao assunto; o corpo docente realiza a seleção dos trabalhos e os inscreve. Após essa primeira etapa, uma banca examinadora, composta por professores, profissionais de comunicação, artes plásticas e cênicas, faz a escolha das melhores composições. Os desenhos vencedores (primeiro lugar) são levados para uma exposição, no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberlândia e os melhores roteiros teatrais são apresentados em um festival de teatro, no qual profissionais das artes cênicas classificarão em 1º, 2º e 3º lugares. A Cooperativa premia os melhores em dinheiro. “É uma forma de incentivarmos esses alunos, contribuindo ainda mais para elevar a autoestima dos mesmos e valorizar o trabalho realizado”, explica o presidente da Calu, Cenyldes Moura Vieira.

Os alunos, que tiveram o roteiro teatral selecionado para o festival, ganharão uma oficina de teatro da Calu. Um profissional da área passará noções básicas de artes cênicas aos estudantes. “Acreditamos que o teatro é uma maneira eficiente de desenvolver as crianças, contribuindo também para preencher o tempo ocioso, no qual elas estão longe da escola”, considera o presidente. 

O festival de teatro deve acontecer no final de agosto, próximo à data do aniversário de Uberlândia (31/08). 

Resultado Calu Contando História

Desenhos 1º Ano

1º Lugar
Aluna: Sara Fernandes Frota
Escola Municipal Sebastiana Silveira Pinto
Professora: Vânia Rosa Alves

2º Lugar
Aluna: Jhenifer Rosa Rodrigues de Brito
Escola Municipal Irmã Odélcia Leão Carneiro
Professoras: Laureen Gabriele Mallmann e Kássia Mendes dos Santos Garcia Gomes

3º Lugar
Aluna: Pâmela Xavier Ferreira
Escola Municipal Professor Leôncio do Carmo Chaves
Professora: Adriana Guarato 

2º Ano

1º Lugar
Aluno: Erick Martins de Paiva
Escola Municipal Irmã Odélcia Leão Carneiro
Professoras: Laureen Gabriele Mallmann e Kássia Mendes dos Santos Garcia Gomes

2º Lugar
Aluna: Maria Eduarda Santos Silva
Escola Municipal Professor Leôncio do Carmo Chaves
Professora: Adriana Guarato

3º Lugar
Aluno: Mateus David Rodrigues
Escola Municipal Sebastiana Silveira Pinto
Professora: Vânia Rosa Alves

3º Ano

1º Lugar
Aluna: Maria Clara Guarato
Escola Municipal Professor Leôncio do Carmo Chaves
Professora: Adriana Guarato

2º Lugar
Aluna: Emanuelle Menezes Miranda
Escola Municipal Sebastiana Silveira Pinto
Professora: Meire Cordeiro

3º Lugar
Aluna: Rayane Leite dos Santos
Escola Municipal do Bairro Shopping Park
Professora: Maria Angélica Bueno

4º Ano

1º Lugar:
Aluna: Ana Laura de Moraes Siqueira
Escola Municipal Professor Milton de Magalhães Porto
Professora: Márcia Zanetti

2º Lugar:
Aluna: Maria Eduarda Dutra de Oliveira
Escola Municipal Professor Leôncio do Carmo Chaves
Professora: Adriana Guarato

3º Lugar:
Aluna: Grabriella Santos
Escola Municipal Professor Milton de Magalhães Porto
Professora: Márcia Zanetti

5º Ano

1º Lugar:
Aluna: Maria Kaylana Alves Ferreira
Escola Municipal Odilon Custódio Pereira
Professora: Aline Rodrigues Marçal 

2º Lugar:
Aluno: Gabriel Faria Ferreira
Escola Municipal Professor Leôncio do Carmo Chaves
Professora: Adriana Guarato

3º Lugar:
Aluna: Natália Silva Vieira
Escola Municipal Sebastiana Silveira Pinto
Professora Gladys Matias Pereira 

6º Ano

1º Lugar
Aluna: Beatriz Assunção Dantas
Escola Municipal Professor Mário Godoy Castanho
Professora: Luciana Nápoli 

2º Lugar
Aluno: Marcelo Marques Gonçalves Pereira
Escola Municipal
Professora: Mariza Barbosa

3º Lugar
Aluna:  Kemylly Vitória Rodrigues Marques
Escola Municipal do Bairro Shopping Park
Professora: Maria Angélica Bueno 

7º Ano

1º Lugar
Aluna: Priscila Gabriela de Oliveira
Escola Municipal Afrânio Rodrigues da Cunha
Professora Maria Madalena

2º Lugar
Aluno: Gustavo Correia e Silva
Escola Municipal Professora Cecy Cardoso Porfírio
Professora: Edna Lúcia Ferreira Almeida 

3º Lugar
Aluno: Jhon Petter Nunes Martins
Escola Municipal Professor Leôncio do Carmo Chaves
Professor: Gustavo da Silva Oliveira

8º Ano

1º Lugar
Aluno: João Guilherme O. Silva
Escola Municipal Professor Mário Godoy Castanho
Professora: Luciana Nápoli da Silva 

2º Lugar:
Aluna: Deise Oliveira da Silva
Escola Municipal Sebastião Rangel
Professora: Iaponira Pereira Lima

3º Lugar:
Aluno: Vinícius Alves Oliveira
Escola Municipal Professora Cecy Cardoso Porfírio
Professora: Edna Lúcia Ferreira Almeida 

9º Ano

1º Lugar:
Aluna: Lindaiane Queiros dos Santos
Escola Municipal Afrânio Rodrigues da Cunha
Professora: Madalena

2º Lugar:
Aluno: Alberto Afonso Schultz
Escola Municipal Leandro José de Oliveira
Professora: Eliana Aparecida de Oliveira Ribeiro

3º Lugar
Aluno: Rone Ewerton Cardoso da Silva
Escola Municipal Prof. Mário Godoy Castanho
Professora Luciana Nápoli

Escolas classificadas para o festival de teatro

Categoria 1º ao 5º Ano

Escola Municipal Presidente Itamar Franco
Professores: José Luiz Calixto Pereira e Raimunda S. Santos
Contato: Diretor Diego Resende Martins

Escola Municipal Sebastiana Silveira Pinto
Professora: Fernanda Galvão Silveira Dias 

Escola Municipal Irmã Odélcia Leão Carneiro
Professoras: Kássia Mendes dos Santos Garcia Gomes, Laureen Gabriele Mallman e Silvana Rocha de Souza 

Categoria 6º ao 9º ano

Escola Municipal Sebastião Rangel
Professora: Célia Davi de Assunção
Distrito de Tapuirama

Escola Municipal Professor Leôncio do Carmo Chaves
Professoras: Adriana Guarato, Gustavo da Silva Oliveira e Maria da Glória Silva Araújo

Escola Estadual Custódio da Costa Pereira
Professora: Kátia Omar 

via Érica Magalhães | MF

Ópera Nabucco encerra temporada do Royal Ballet de Londres no Uberlândia Shopping

Espetáculo do compositor italiano Giuseppe Verdi será exibido a partir do dia 11 de junho, no Cinemark do Uberlândia Shopping

A ópera Nabucco, do compositor italiano Giuseppe Verdi, encerra a temporada de 2012/2013 do Royal Ballet de Londres. A exibição será realizada no Cinemark do Uberlândia Shopping. As sessões começam a ser exibidas nos dias 11 de junho (terça-feira), às 19h e prossegue nos dias 13 de junho  (quinta-feira), às 19h; 15 de junho (sábado), às 14h e 16 de junho (domingo), às 16h.

Dividida em quatro atos, a montagem do Royal Ballet de Londres apresenta uma trama baseada na história bíblica do Rei Nabucodonosor (Nabucco). A Ópera conta com a participação do maestro Nicola Luisotti e da jovem soprano ucraniana Liudmyla Monastyrska. Do compositor italiano Giuseppe Verdi, a ópera é focada na captura dos hebreus e a luta do Rei, interpretado por Plácido Domingo, contra Abigail (Liudmyla Monastyrska), sua filha inescrupulosa. Por meio da rica música de Verdi, o espetáculo apresenta passagens dramáticas, com a punição divina contra o Rei e sua salvação final.

Ingressos
Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos no site da Rede (www.cinemark.com.br) ou nas bilheterias dos cinemas participantes. Os valores variam entre R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia). Os clientes que possuem o cartão Cinemark Mania ganham 50% de desconto na compra do ingresso.

Datas e horários:
11/06 (terça-feira) às 19h
13/06 (quinta-feira) às 19h
15/06 (sábado) às 14h
16/06 (domingo) às 16h
Onde: Uberlândia Shopping (Cinemark – 2º piso) 

Uberlândia Shopping
Av. Paulo Gracindo, 15 - Morada da Colina - Uberlândia – MG
Segunda a sábado, das 10h às 22h (praça de alimentação facultativo até às 23h)
Domingo, das 12h às 20h (lojas) e das 12h às 22h (praça de alimentação)
Site: www.uberlandiashopping.com.br
SAC: 4003-7860

via Alitéia Milagre | Serifa

Associação do Câncer é uma das parceiras da Festa do Caminhoneiro

A Associação de Amparo a Crianças, Adolescentes e Adultos com Câncer, também conhecida por Associação do Câncer, é parceira da Festa do Caminhoneiro 2013 oferecendo no dia do evento, um stand onde os ‘heróis da estrada’ poderão conhecer melhor os trabalhos da associação do câncer, aferir a pressão arterial, fazer teste de glicemia, atendimento nutricional com receitas de dietas, massagem e desfrutar de um momento de beleza. “Participar desta grande exposição é importante para dar maior visibilidade a nossa causa. Trata-se de uma oportunidade para que novas pessoas conheçam nosso trabalho de proporcionar as pessoas com câncer um atendido melhor, com mais qualidade de vida e fortalecer nossa causa com aqueles que já são doadores”, afirma Nayara Cristina, responsável pelo setor de Marketing da Associação do Câncer.

A Festa do Caminhoneiro acontece no dia 30 de junho, das 10h às 17h, no Grupo Décio Posto Parada Bonita e reúne diversas empresas ligadas ao setor. Os caminhoneiros poderão realizar test drive, assistir palestras a fim de aprofundar as informações sociais e financeiras relativas ao setor de transporte rodoviário e participar de treinamentos.

Sobre a Associação do Câncer
Entidade civil sem fins lucrativos oferece em Uberlândia, aos beneficiários: alimentação, medicamentos (não encontrados ou fornecidos na rede pública), equipamentos hospitalares, exames, fraldas, bolsas de colostomia, vale transporte, palestras, acompanhamento social, farmacêutico e nutricional e realiza encaminhamentos para atendimento publico em geral.

Festa do Caminhoneiro 2013
Dia 30 de junho, das 10h às 17h
Local: Grupo Décio Posto Parada Bonita (Saída para Ituiutaba BR 365, km 640, zona rural)
Evento gratuito
Outras informações pelo telefone (34) 9802-7401

via Jacqueline Oliveira | Serifa

Semana que vem tem bazar no Hospital do Câncer

Vendas dos itens a preços acessíveis acontecem terça (11) e quarta-feira (12) 

O bazar do Núcleo de Voluntários do Grupo Luta pela Vida será realizado nos dias 11 e 12 de junho. Todos os itens arrecadados foram doados pela comunidade. São peças como roupas femininas masculinas, infantis, brinquedos, utensílios domésticos, sapatos, bolsas e acessórios, em bom estado de conservação e a preços acessíveis.

Segundo Emelly Almeida, secretária do Núcleo de Voluntários, os colaboradores recebem as doações, fazem a triagem, lavam, passam e até mesmo fazem consertos nas roupas. “Tudo para deixar nosso bazar bem atrativo para paciente, acompanhante e os que chegam para nos visitar. O bazar é um meio de as pessoas ajudarem o Hospital do Câncer, já que tem peças a partir de R$3,00, R$5,00, de todo preço”, disse Emelly Almeida. 

Doações
Os interessados em ajudar podem fazer suas doações no saguão do Hospital, no espaço do Grupo Luta Pela Vida. “Os itens são sempre bem vindos. Qualquer pessoa pode colaborar desde que as doações estejam em bom estado. Durante todo o mês há um serviço em que os motoristas do Hospital buscam as doações na casa das pessoas que não têm condições de trazer aqui. Esse serviço acontece todas as terças e quintas-feiras, no período da tarde”,  afirmou.

O bazar do Núcleo de Voluntários fica na Rua Professor José Inácio, 3212, bairro Umuarama, próximo ao Hospital do Câncer.

via Alitéia Milagre | Serifa