quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Grupontapé de Teatro estreia espetáculo “Por de dentro”

Divulgação
Peça ficará em cartaz, neste mês de novembro, na Escola Livre de Teatro, com entrada franca.

Um dos mais tradicionais grupos de teatro de Uberlândia-MG, o Grupontapé de Teatro, que completa, neste mês, 20 anos na estrada estreará espetáculo que promete encantar o público. 

A peça “Por de dentro” inspirada na obra do mineiro João Guimarães Rosa ficará em cartaz, na Escola Livre de Teatro (Rua Tupaciguara, 471, no bairro Aparecida), nos dias 21, 22, 23, 28, 29 e 30 deste mês, sempre às 20 horas, com entrada gratuita.

“Por de dentro” é um mergulho na ancestralidade do homem de Minas Gerais, com seus anseios, desejos, idiossincrasias e visões de mundo. Com bom humor e poesia, seis atores se revezam entre personagens e narradores, contando histórias de um universo rural particular e que traz em si a universalidade de questões existenciais ligadas ao amor, ao sexo, à existência, à dualidade entre homem e mulher, à relação do homem com a natureza.

Foram meses de pesquisa e estudo para montar o espetáculo, como conta a diretora do núcleo artístico do Grupontapé de Teatro, Katia Lourenço: “Dessa vez, decidimos pesquisar a obra do mineiro João Guimarães Rosa. Desde que optamos por adentrar nesse universo, além de conhecermos mais a sua obra, nós visitamos a cidade natal do escritor e a casa-museu, onde retrata a história dele, como forma de nos aprofundarmos nos detalhes. Ouvimos as histórias contadas pelos Miguilim e pela vizinhança, ouvindo suas histórias, buscando a riqueza dos detalhes e sensações, para que o nosso espetáculo, baseado em contos e romances, possa chegar próximo à literatura do autor, transformando-a em um trabalho teatral”.

Workshops também fizeram parte do trabalho de toda a equipe composta pelos atores Katia Lourenço, Katia Bizinotto, Marcial Rezende, Juliana Nazar, Juliano Rodrigues e Cássio Machado. Todos com larga experiência nas artes cênicas. O objetivo foi levar os atores para buscarem caminhos que levassem à  criação de personagens, textos e cenas.

Durante o processo, o grupo foi assessorado por reconhecidos profissionais das artes como o ator, diretor e dramaturgo Eduardo Moreira, do grupo Galpão de BH, que dividiu suas experiências sobre o universo de Rosa, bem como o da dramaturgia; a requisitadíssima Babaya Morais preparadora vocal de importantes grupos e artistas; o músico Makely Ka que compôs algumas das músicas do espetáculo e coordenou um seminário sobre o universo roseano além  do iluminador Alexandre Galvão criador da iluminação de vários espetáculos premiados. 

Segundo a diretora e uma das pessoas que fundaram o Grupontapé de Teatro, Katia Bizinotto, “Por de dentro” tem tudo a ver com a o momento da trupe. “Ao longo desses anos, o Grupontapé passou por várias fases, muitas experiências. Em 2010, durante um processo de planejamento estratégico, compreendemos que para alçar novos voos seria necessário compreender como tudo aconteceu e rever nossos sonhos e objetivos. Para isso, algumas etapas foram traçadas e realizadas, outras foram substituídas no caminho, afinal, aprendemos que a flexibilidade não deixa enrijecer as ideias e decidimos entrar mais para dentro, resgatando nossas raízes”, admite Bizinotto.

“Por de dentro” chega num momento de maturidade, aos 20 anos de muito trabalho e frutos colhidos. “É um espetáculo que vale à pena conferir. Sensível e profundo, como a obra de Guimarães Rosa, de uma forma também singular, bem do nosso jeito mineiro”, adianta Katia Lourenço.

Responsabilidade social

Para aproveitar o clima de final de ano, o Grupontapé aproveitará o momento de estreia do espetáculo para realizar uma ação social. Durante este mês e dezembro, a trupe arrecadará brinquedos, numa campanha de Natal que beneficiará crianças carentes de Uberlândia.

Portanto, as pessoas interessadas em prestigiar a peça teatral e que queiram contribuir com a campanha, podem deixar as doações na Escola Livre do Grupontapé.

Estreia do espetáculo “Por de dentro”
Escola Livre do Grupontapé de Teatro. Rua Tupaciguara, 471. Bairro Aparecida. Uberlândia – MG.
21, 22, 23, 28, 29 e 30 de novembro de 2014.
Sempre às 20 horas. 
Entrada gratuita.

por Érica Magalhães | MF