segunda-feira, 10 de junho de 2013

Cerca de 80 crianças irão visitar Moçambique Estrela Guia em Uberlândia

Encontro faz parte das atividades do Projeto ‘Oficinas de Canto, Teatro e Percussão’ e acontecerá nas próximas terça (11/06) e quinta-feira (13/06)

Conhecer a simbologia cultural da Congada; a história de um grupo que vivencia essa manifestação popular em Uberlândia; e ainda um ritmo que está certamente nas origens da música brasileira.

EMCANTAR - Oficina Canto, Teatro e Percussão | Douglas Luzz

Estes são alguns dos objetivos do intercâmbio cultural que acontecerá entre crianças e jovens do Projeto ‘Oficinas Canto, Teatro e Percussão’ e integrantes do Ponto de Cultura Moçambique Estrela Guia, em Uberlândia (MG).

De acordo com a artista-educadora, Viviane Rodrigues, o evento visa complementar as oficinas do projeto, cujo objetivo é promover um processo de formação cultural, voltado a crianças e adolescentes moradores de bairros do Setor Leste da cidade, por meio da união das três linguagens artísticas.

“Ao longo das oficinas os meninos e meninas do Projeto são convidados a conhecer e a vivenciar as linguagens artísticas (canto, teatro e percussão) a partir de brincadeiras. Brincando com os sons do corpo, cantando e descobrindo as várias possibilidades cênicas que cada um tem, os participantes vão mostrando e descobrindo os seus potenciais”, destaca Rodrigues.

Ainda segundo a artista-educadora, a visita ao Ponto de Cultura Moçambique Estrela Guia reforça um dos princípios do Projeto, uma vez que permite a ampliação do repertório cultural das crianças e adolescentes. “É uma atividade através da qual vivenciarão a arte com um grupo que canta, toca, dança e se movimenta nas ruas da cidade levando sua cultura. Além de conhecerem a história do Moçambique Estrela Guia e da Congada, a ideia é aprofundar o conhecimento que têm sobre o Moçambique, um ritmo da Cultura Popular”, afirma Viviane.

Mais
O projeto “Oficinas de Canto, Teatro e Percussão” conta com a parceria da Ong CASA e ADVEM, além das escolas estaduais Lourdes de Carvalho, Professor Ederlindo Lannes, Bernardes, Presidente Juscelino Kubitschek, Jardim Ipanema e municipais Dr. Joel Cupertino Rodrigues, Eugênio Pimentel Arantes e Hilda Leão Carneiro.

É apresentado pelo Governo de Minas e pelo Instituto Algar, realizado pelo EMCANTAR em parceria com o Programa Algar Transforma e incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Atualmente, cerca de 80 crianças e adolescentes fazem parte das oficinas que acontecem as terças, quartas e quintas-feiras, no Clube Cesag, bairro Alvorada.
Saiba mais pelo site: www.emcantar.org

Sobre o Instituto Algar
A Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São três programas sociais* que juntos chegam a 16 cidades, 117 escolas, 6,7 mil alunos, 350 educadores e a participação voluntária de 570 associados da Algar. (*Dados referentes a 2012). Dentre eles, o Programa Algar Transforma, que atende 09 bairros de Uberlândia com objetivo de promover o desenvolvimento humano de alunos do ensino fundamental realizando ações de Educação Integral no contra turno escolar.

O quê: Intercâmbio Cultural - Projeto ‘Oficinas de Canto, Teatro e Percussão’ e Ponto de Cultura Moçambique Estrela Guia
Quando: 11 e 13 de junho (8h30 às 9h30 e 14h30 às 15h30)
Onde: sede do Ponto de Cultura (Rua do Bola, 290 – Bairro São Jorge)

via Ícaro Oliveira | Ciclo