sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Escolas de Uberlândia recebem espetáculo gratuito para crianças

Cento e cinquenta crianças do projeto “Programa Transforma – Oficinas de Artes Cênicas – Ano II”, realizado pelo EMCANTAR, farão mini turnê nos dias 24, 26 e 31/10. 

Douglas Luzz
No mês das crianças, o Grupo EMCANTAR decidiu utilizar um de seus projetos para presentear alunos de escolas públicas com algo diferente, mas muito mais enriquecedor do que os brindes que os pequenos costumam ganhar: com cultura. 

Nos dias 24, 26 e 31 deste mês, as crianças e adolescentes participantes do projeto “Programa Transforma – Oficinas de Artes Cênicas – Ano II”, realizado pelo EMCANTAR, irão fazer uma mini turnê de apresentações em algumas escolas públicas de Uberlândia. 

As escolas privilegiadas são: 

• Escola Municipal Dr. Joel Cupertino
• Escola Municipal Irene Monteiro Jorge 
• Escola Estadual João Rezende

Todas elas situam-se no setor leste de Uberlândia, onde as oficinas do projeto também acontecem. “Isso é importante para os participantes, pois o trabalho que tiveram durante o ano nas oficinas poderá ser devolvido para sua própria comunidade, criando mais aproximação da população com este projeto”, diz Fernanda Lemos, coordenadora do projeto. 

O setor leste de Uberlândia possui baixo aparelhamento cultural e poucas opções de lazer, sendo estes os maiores motivos para levar estas apresentações às crianças desta região. Todos os 150 participantes do projeto terão a oportunidade de se apresentar, podendo desenvolver a comunicação e expressão para grandes públicos, tão importante nos dias atuais. 

“Todos saem ganhando, é uma troca de experiências em cima do palco. Os participantes do projeto aprendem com o público e dão como retorno uma apresentação belíssima recheada de cultura e alegria”, enfatiza Fernanda.

Os participantes das oficinas também aproveitarão para divulgar o evento Alvorada Cultural, que acontecerá dia 26 de novembro, no clube CESAG, das 15h às 18h. Este evento é gratuito e contará com diversas atrações, incluindo o espetáculo inédito criado a partir deste projeto. “Vamos ter também vários serviços como design de unhas e cortes de cabelos, oferecidos pela ONG Ação Moradia, nossa parceira nesse evento. Será um dia de lazer aberto a toda comunidade”, finaliza a coordenadora. 

Mais sobre “Programa Transforma – Oficina de Artes Cênicas – Ano II”

É apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas e Instituto Algar, realizado pela Associação EMCANTAR, em parceria com o ProgramaTransforma, por meio das Leis Rouanet e Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. 

Mais sobre EMCANTAR

Grupo que há 19 anos trabalha com Arte e Educação. Na vertente artística, já lançou cinco álbuns: EMCANTAR (1999), MUTIRÃO (2003), PARANGOLÉ (2009), ESCUTATÓRIA (2012) e ENTREDENTES (2013), e realizou mais de 800 apresentações para mais de 250 mil pessoas de diversas cidades do Brasil. Na área educacional, desenvolve projetos de formação em artes, cultura e meio ambiente, através dos quais já envolveu mais de 30 mil pessoas, especialmente, educadores, crianças e adolescentes de regiões periféricas. Acesse: http://www.emcantar.org

Mais sobre Instituto Algar

Por acreditar que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor, o Grupo Algar investe, desde 1994, em programas sociais voltados à comunidade. A ideia é contribuir com a melhoria da qualidade da educação brasileira. Ao longo dos anos, estes programas cresceram e, em 2002, passaram a ter a gestão do Instituto Algar e uma atuação em três dimensões: social, ambiental e cultural. Os programas sociais chegam a 25 cidades, 102 escolas parceiras, 8.020 mil alunos beneficiados, 225 educadores envolvidos e a participação voluntária de 1.150 associados da Algar. 

Michele Borges | Ciclo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.