segunda-feira, 16 de maio de 2016

Corpus Christi e Jubileu das Famílias

Diocese de Uberlândia se prepara para comemoração de Corpus Christi e Jubileu das Famílias 

Após celebrarem a Páscoa, os fiéis católicos se preparam para a comemoração de Corpus Christi, no próximo dia 26 de maio, uma quinta-feira em que é feriado, seguindo a tradição desta celebração que acontece sempre 60 dias após o domingo de Páscoa. A comemoração faz alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. 

A data em 2016 será celebrada com uma grande comemoração pela Diocese de Uberlândia, que unida pelos anseios do Ano da Misericórdia promoverá também o Jubileu das Famílias. Essa celebração do Jubileu tem origem no Judaísmo e “consistia em uma comemoração de um ano sabático que tinha um significado especial. A festa se realizava a cada 50 anos. Durante o ano os escravos eram libertados, restituíam-se as propriedades às pessoas que as haviam perdido, perdoavam-se as dívidas, as terras deviam permanecer sem cultivar e se descansava. Era um ano de reconciliação geral. Na Bíblia, encontramos algumas passagens dessa celebração judaica” (cf. Lv 25,8). O Jubileu das Famílias neste ano faz parte das celebrações propostas pelo Papa Francisco em alusão ao Ano Santo da Misericórdia, que se encerrará no dia 20 de novembro de 2016, com a solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo. 

A celebração de Corpus Christi e do Jubileu das Famílias contará com uma missa campal e a Procissão com o Santíssimo que deverá percorrer diversas ruas centrais da cidade onde os peregrinos demonstrarão sua crença. Esta festa que celebra o Corpo de Cristo vai além de um simples feriado, pois é um dia de união, reflexão e comemorações para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia juntamente com todos os fiéis ao redor do mundo. A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264. 

De acordo com o responsável pela comunicação da Diocese de Uberlândia, padre Claudemar Pereira da Silva, esta comemoração envolverá toda a região. “Estamos desenvolvendo um trabalho conjunto para esta comemoração que contará com a participação de todas as 47 paróquias que compõem a Diocese de Uberlândia. Em cada uma delas já estão sendo organizadas caravanas para que estejamos todos juntos nesse momento único de união e profissão de fé. Haverá uma programação intensa com atrações culturais, a Santa Missa e a tradicional procissão, com concentração na praça Nossa Senhora Aparecida”. 

Confira a programação completa: 

15h – Concentração na Praça do Santuário Diocesano – com animação de bandas católicas. 

16h – Miss, presidida pelo bispo e por todos os padres e diáconos da Diocese (Praça do Santuário Diocesano). Após a Missa, haverá uma procissão com o Santíssimo Sacramento em direção à Catedral Santa Teresinha para Bênção Solene e Gesto Concreto para as famílias.

Vídeo da campanha:


Dhiego Borges | GA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.