terça-feira, 29 de julho de 2014

XVI Semana da Amamentação do HCU-UFU

Adair Gomes/arquivo
Entre os dias 1° e 7 de agosto será realizada a Semana da Amamentação que nesse ano tem  como tema “Amamentação: Um ganho para toda vida”.  O evento, promovido pelo Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU- UFU) com o apoio da secretaria Municipal de Saúde,  está em sua 16º edição em Uberlândia.

Este ano o projeto ressalta a importância do Aleitamento Materno que proporciona nutrição de ótima qualidade, além de contribuir para a redução da mortalidade infantil, para o desenvolvimento cognitivo da criança, promover a saúde e a autonomia da mulher, assegurar a sustentabilidade ambiental e conferir benefícios econômicos para a família e a nação.

Como parte da programação, no dia 6 de agosto, no Anfiteatro do Bloco 2A - campus Umuarama, a partir de 12h30, serão realizadas palestra e mesas-redondas. O presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria, Luciano Borges Santiago, irá aborda o tema “Redução da mortalidade infantil”. 

A mesa-redonda “Promoção de igualdade de gênero e da autonomia das mulheres”, que terá a participação da  professora da Universidade de Uberaba e integrante da ONG SOS Mulher, Cláudia Regina Braga da Cruz, encerra as atividades do evento.

A Semana Mundial de Amamentação foi criada em 1992 pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA) e acontece em mais de 120 países.

Confira a programação completa:

Atividade Científica:
12h30 – 13h30  Inscrições
13h30 – 14h30  Abertura
14h00 – 14h30  Palestra: “Redução da mortalidade infantil”

Prof. Dr. Luciano Borges Santiago – UFTM (Uberaba – MG)/ Presidente do Dep. Cientifico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria.

14h30 – 15h15  Mesa- redonda
14h30 – 14h45  Erradicação da extrema pobreza e da fome – Ass. Social Lilian Machado de Sá/ Secretária Municipal de Administração de Uberlândia-MG
14h45 – 15h Garantia do ensino básico universal – Prof.ª Dra. Maria José Ribeiro/ Instituto de Psicologia – UFU
15h – 15h15 Garantia de sustentabilidade ambiental Prof.ª Dra. Marlene Teresinha de Muno Colesanti / Instituto de Geografia – UFU
15h15 – 15h45  Intervalo
15h45 – 16h45  Mesa-redonda
15h45–16h  estabelecimento de uma parceria mundial para o desenvolvimento – Nutricionista Ana Cláudia Montes Cardoso/ Secretaria Municipal de agropecuária e Abastecimento de Uberlândia – MG
16h – 16h15 Melhoria da saúde materna Prof.ª Dra. Maria Célia dos Santos/ Dep. De Ginecologia e Obstetrícia do HC/UFU
16h15 – 16h30 Combate ao HIV/AIDS, a malária e a outras doenças – Dr. José Humberto Caetano Martins / Dep. De Clínica Médica – Setor de Infectologia do HC/UFU
16h30 – 16h45 Promoção de igualdade de gênero e da autonomia das mulheres – Prof.ª  Cláudia Regina Braga da Cruz/ ONG SOS Mulher e UNIUBE (Uberlândia – MG)

Gabriela Guimarães | Programa de Aprimoramento Profissional
Imprensa HCU-UFU

Veja o que já publicamos sobre Maternidade