domingo, 16 de junho de 2013

Conferência Regional de Meio Ambiente será no dia 18 em Uberlândia

Com o objetivo de abordar questões locais, regionais e nacionais relativas às políticas Nacional, Estadual e municipais de Resíduos Sólidos, acontece, na próxima terça-feira (18/06), em Uberlândia, a II Conferência Regional de Meio Ambiente em 2013. O encontro será na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), situada na Av. Rondon Pacheco, 2100, bairro Vigilato Pereira, a partir das 8h00.  As inscrições podem ser feitas neste link.

A partir do lema: “Vamos cuidar do Brasil”, as discussões deverão abordar os eixos temáticos: produção e consumo sustentável; redução dos impactos ambientais; geração de trabalho, emprego e renda e educação ambiental. As Conferências Regionais farão, também, a eleição dos delegados para a Conferência Estadual e o encaminhamento de 20 propostas, sendo até cinco delas priorizadas por eixo temático. Essas propostas deverão servir de orientação para a implantação das Políticas de Resíduos sólidos nessas regiões.

As Conferências Regionais seguirão os procedimentos, a metodologia e os documentos de referência estabelecidos pela Comissão Organizadora Nacional e pela Comissão Organizadora Estadual. Na I Conferência Regional, realizada em Varginha no mês de maio, foram eleitos 15 delegados e seus suplentes. Foram geradas, também, 20 propostas para serem encaminhadas à Conferência Estadual. Cerca de 100 pessoas de 54 municípios da região Sul participaram da etapa regional.

Conferência Estadual – Prevista para ocorrer nos dias 30 e 31 de agosto, em Belo Horizonte, a Conferência Estadual de Meio Ambiente contribuirá para a implantação das políticas municipal, estadual e nacional de resíduos sólidos. Nela, serão definidos os delegados que participarão da etapa nacional, representando o estado de Minas Gerais, para deliberação do documento final da Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA).

A escolha dos delegados respeitará a porcentagem de 30% de delegados do setor empresarial, 5% para povos indígenas, 5% para comunidades tradicionais, 20% de Organizações não governamentais (Ongs), 20% para movimentos sociais e 20% de representantes dos governos Municipal, Estadual e Federal.

Conferência Nacional – As Conferências Municipais,Regionais e Estadual de Meio Ambiente culminarão na realização da IV CNMA, prevista para ocorrer de 24 a 27 de outubro, em Brasília. Instituída pelo Decreto Presidencial de 5 junho de 2003, a CNMA ocorre a cada dois anos. Com o envolvimento de toda a sociedade, a Conferência Nacional tem como objetivo construir um espaço de convergência social para a formulação de uma agenda nacional do meio ambiente, por intermédio da mobilização, educação e ampliação da participação popular, com vistas ao estabelecimento de uma política de desenvolvimento sustentável para o país.

Nesta quarta edição, a Conferência Nacional pretende contribuir para a implementação da Lei 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e determina que até 2014 todos os municípios brasileiros disponham adequadamente seus resíduos sólidos urbanos. A intenção é qualificar o poder público, o setor privado, a sociedade civil organizada, cooperativas de catadores e cidadãos em geral no grande esforço nacional para reduzir a geração dos resíduos sólidos, assumir responsabilidades com a construção de uma sociedade sustentável e reconhecer os resíduos sólidos como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor da cidadania.

Novidades - Essa edição conta com duas novidades: as Conferências Livres e a Conferência Virtual, abrindo espaço para que toda a sociedade discuta e contribua para o tema proposto. Nas Conferências Livres o ato de convocação pode ser de qualquer cidadão e as propostas aprovadas deverão ser enviadas à etapa nacional. Elas podem acontecer no bairro, no condomínio onde você mora ou no local de trabalho. O ato de convocação pode ser de uma associação comunitária, do síndico ou por solicitação dos moradores interessados em realizar a Conferência. O período de realização das Conferências Livres é de 1º de abril a 10 de setembro de 2013.

A Conferência Virtual, que acontece via internet, também poderá enviar suas propostas, por eixo temático, diretamente à etapa nacional. A Conferência Virtual acontecerá de 26 de agosto a 10 de setembro de 2013. Nenhuma dessas duas modalidades poderá eleger delegados.

via Ascom/Sisema