terça-feira, 11 de junho de 2013

Caravana FTD Digital dia 12

Novas cidades mineiras recebem ação educacional que capacita professores em tecnologias digitais

Depois de passar por cinco cidades, Caravana FTD Digital visitará mais 12 municípios mineiros para  apresentar aos educadores e às secretarias de educação as novas tecnologias digitais voltadas ao processo educacional

A ação educacional já atendeu mais 50 mil professores em diversas regiões do País

Nas próximas duas semanas, até o dia 21 de junho, mais 12 municípios mineiros receberão a ação educacional que está apresentando e orientando os professores e as secretarias de educação sobre as novas tecnologias e objetos digitais voltados ao processo educacional, a Caravana FTD Digital.

A Caravana começou no último dia 06 e já passou por Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Pernambuco, Rio de Janeiro, Alagoas e Bahia. A iniciativa atendeu mais de 50 mil educadores e até o final de junho terá percorrerá mais de 80 cidades. “Estamos tendo uma grande receptividade dos educadores, ávidos por conhecer e se interar ainda mais das possibilidades que as novas tecnologias trazem para as salas de aula”, explica o diretor comercial e de marketing da Editora FTD, Ricardo Tavares.

Em Minas, a Caravana Digital FTD esteve em Juiz de Fora, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Belo Horizonte e Betim. Agora, inicia novo itinerário que irá percorrer Teófilo Otoni (10), Almenara (11), Araçuaí e Uberlândia (12), Janaúba e Uberaba (13), Januária (14), Montes Claros (17), Sete Lagoas (18), Vespasiano (19), Divinópolis (20) e Varginha (21).

Cada ônibus que integra a Caravana carrega um laboratório tecnológico equipado com tablets, lousa digital e monitores de TV para apresentar uma série de vídeos, animações, jogos educativos, simulações, infográficos interativos e objetos de realidade aumentada. Em sessões que acontecem de hora em hora, um profissional explica aos professores sobre o uso desses materiais em sala de aula, orientando-os para a melhor aplicação de cada um e esclarecendo possíveis dúvidas.

O que são os objetos digitais? Neste ano, uma série de novidades realmente empolgantes chegou às escolas. Junto com os livros didáticos, surgiram novas ferramentas e objetos educacionais digitais acessados na Internet. Com esses recursos em mãos os professores têm toda facilidade para introduzir em suas aulas as dinâmicas que têm envolvido tão intensamente crianças e jovens em seu dia a dia, com o uso dos computadores.

As coleções da Editora FTD contam agora com uma série de conteúdos multimídia interativos, como vídeos, infográficos animados, simulações, realidade aumentada e jogos educativos, que contribuem para a inovação pedagógica, flexibilizando as estratégias de ensino, tornando a aprendizagem mais lúdica e descontraída e reaproximando alunos e professores.

“A escola quer mudar, o professor quer mudar! Querem fazer o melhor para envolver e desenvolver seus alunos. Mas é preciso admitir que essa tarefa não é fácil em um mundo repleto de oportunidades estimulantes e desafiadoras para as crianças e os jovens. A FTD, com todas as suas equipes e longa experiência com a Educação no Brasil, está empenhada em ajudar a Escola e o professor a ter sucesso em suas iniciativas. Nosso compromisso é traduzir esse mundo de novidades digitais que surgem a cada dia em oportunidades pedagógicas ao alcance do professor”, afirma o Gerente de Inovação e Novas Mídias, Fernando Fonseca.

O aluno ganha ao contar com um material que fala a sua linguagem, que enriquece suas experiências, que amplia o universo que pode ser explorado e provoca sua curiosidade. São centenas de novos materiais voltados ao Ensino Fundamental II, contemplando todas as disciplinas. Os professores, além de receber esse extenso material para aprimorar sua metodologia de ensino, contam ainda com ferramentas que oferecem facilidades para a qualidade do seu trabalho: Planejador de Aulas, Gerenciador de Atividades e Simulados e Provas.

via Sonia Scarnero | Viveiros