segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Trânsito em Uberlândia deve passar por reestruturação


Equipes da Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran) estão percorrendo vários pontos de conflito na cidade para fazer o diagnóstico do trânsito em Uberlândia.

Com a volta às aulas, esta semana, a Settran quer identificar os locais com maior risco de acidentes visando a reestruturação do trânsito.

No primeiros locais visitados, como a avenida Getulio Vargas do Centro até a região do Planalto, a avenida Ana Godoy, no bairro Santa Mônica, avenida Rondon Pacheco e a região do bairro Martins, o que mais se constatou foi a formação de filas de veículos nos cruzamentos principais e a velocidade excessiva. Um dos pontos que poderá ser revisto são as faixas de recuo. É o caso, por exemplo, no cruzamento da avenida Rondon Pacheco com avenida dos Municípios. “Por lá nós ainda vamos voltar depois de iniciadas as aulas, quando o problema se agrava”, explica Geovane Sousa, diretor de planejamento da divisão de trânsito da Settran.

Outro ponto identificado no primeiro mapeamento foi a avenida Getúlio Vargas nos trevos dos bairro Jaraguá/Tubalina e na saída para o Prata. Nos locais, os motoristas reclamam do grande número de carros esperando para fazer a conversão, o que provoca a interrupção do tráfego em momentos de pico. “O trânsito hoje em Uberlândia precisa de renovação, de novo planejamento, e em caso dos pontos sem conflito já estamos renovando a sinalização”, completa Geovane.

Outra medida que está em estudo é a possibilidade de reestruturação ampla no sentido de direção de algumas ruas e avenidas. Nestes primeiros dias de mapeamento, técnicos da Settran chegam a ficar 18 horas por dia avaliando o trânsito em operações de sinalização para regularizar o fluxo e diminuir o número de acidentes. No ano passado, ocorreram mais de 13 mil acidentes e cerca de 40 pessoas perderam a vida.

Cristiane de Paula | Secom PMU