quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Secretaria de Habitação pretende oferecer novos projetos sociais


As famílias selecionadas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida em Uberlândia terão a oportunidade de participar de novos projetos sociais ligados à Secretaria Municipal de Habitação. A Prefeitura planeja adotar o sistema de microcrédito para os beneficiários. A ideia é que o programa vá além da questão habitacional e atenda também às necessidades de qualificação e ofereça oportunidade de ampliar a renda de quem receber o benefício.

O secretário municipal de Habitação, Delfino Rodrigues, participou de oficinas sobre o Minha Casa, Minha Vida em Brasília, durante o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado esta semana em Brasília. Experiências de outras cidades chamaram a atenção do secretário. Entre elas a parceria do poder público com a iniciativa privada na construção de novos empreendimentos e entrega de casas mobiliadas. A inovação será avaliada e, caso seja viável, pode ser aplicada no programa oferecido hoje pela Prefeitura de Uberlândia.

Outra proposta que pode ser aplicada em Uberlândia é a publicação da lista de pessoas inscritas no cadastro habitacional do município, o que vai proporcionar mais transparência nos processos de seleção. “Tornar pública a lista será uma prioridade”, afirmou Delfino Rodrigues que buscou orientações sobre a nova fase do Programa Minha Casa, Minha Vida, com a secretária nacional de Habitação, Inês Magalhães.

Quanto à nomenclatura Minha Casa, Minha Vida, a mesma deverá ser uniforme em todos os programas habitacionais com recursos federais ou vinculados à União. A determinação foi dada a partir de uma portaria criada recentemente pelo Ministério das Cidades. Assim que um novo termo de adesão for assinado, será enviado um projeto de lei à Câmara Municipal para realizar as adequações no município.

Filipe Alves | Secom PMU