terça-feira, 27 de novembro de 2012

Prestação de serviços e atividades culturais marcam dia de luta contra a Aids


O próximo sábado será o Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro). Como acontece todos os anos, a Prefeitura de Uberlândia apoiará a mobilização internacional que incentiva o diagnóstico precoce do vírus HIV e realizará na praça Tubal Vilela um evento gratuito para a população, das 8h às 11h.

A ação será promovida pelo Ambulatório de Moléstias Infectocontagiosas Herbert de Souza – DST/AIDS. A unidade prestará serviços como teste rápido para detectar o HIV, sífilis e hepatite. Poderão fazer o teste pessoas maiores de 18 anos que apresentarem documento pessoal com foto. O resultado será obtido em 20 minutos.

Também serão oferecidas vacinas contra a Hepatite B para pessoas abrangidas na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde (menores de 30 anos e grupos de risco como profissionais e estudantes da área da saúde, militares, manicures, podólogos, caminhoneiros, presidiários, homossexuais, usuários de drogas, gestantes, etc). Para completar, haverá apresentações culturais de dança, música e serão distribuídos preservativos e folders educativos para conscientizar a população a se prevenir da Aids.

“O primeiro de dezembro é uma data em que o mundo inteiro se engaja para conscientizar as pessoas sobre a importância de se prevenir da Aids. Infelizmente, esse é um mal ainda sem cura e a adoção de medidas cuidadosas, como o uso da camisinha, são fundamentais para evitar a contaminação do vírus HIV”, disse Cláudia Spirandelli, coordenadora do Ambulatório de Moléstias Infectocontagiosas Herbert de Souza – DST/AIDS.