quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Parangolé com Crianças enriquece ainda mais seu processo de formação artística


2º Intercâmbio cultural entre o projeto e a Trupe de Truões acontece nesta quinta (08), com apresentação da peça "Os sinistros somos nozes” 

O projeto Parangolé com Crianças participa nesta quinta-feira (08) a partir das 14h de um Intercâmbio Cultural na sede do Ponto de Cultura da Trupe de Truões.

Na ocasião, as crianças e adolescentes do Parangolé irão assistir à peça “Os Sinistros somos nozes”, criada pelos alunos e professores do Ponto de Cultura Trupe de Truões, através do Projeto “Ensino Emcena: formação e multiplicação no teatro infanto-juvenil”.

Este é o segundo encontro que acontece entre o Projeto Parangolé com Crianças e a Trupe de Truões neste ano. No primeiro encontro, que aconteceu em junho, muitas ideias e experiências foram trocadas e houve também a participação das crianças do Parangolé no ensaio das oficinas de teatro da Trupe.

Segundo Viviane Rodrigues, artista-educadora do EMCANTAR e coordenadora das oficinas do Parangolé, este novo intercâmbio é a continuidade da aproximação entre os dois grupos. “A intenção é de que as crianças e os adolescentes vejam como os artistas se portam no palco, como são feitas as movimentações nas cenas, etc. e que esta experiência contribua para a apresentação do próprio Parangolé, que acontecerá em um grande evento aberto ao público no dia 24 de novembro: o Alvorada Cultural”, conta Viviane.

De acordo com a Viviane, o Parangolé com Crianças está na etapa final da produção coletiva e colaborativa desse espetáculo inédito.

O que é Parangolé com Crianças?
Com o objetivo de promover a vivência e a disseminação de brincadeiras da cultura popular, é um projeto de formação cultural que trabalha com 100 crianças da periferia de Uberlândia. As oficinas com os participantes acontecem todas às 3ª e 4ª feiras no Clube CESAG / bairro Alvorada. O projeto é realizado pelo Instituto Algar e pelo EMCANTAR, em parceria com o Programa Algar Transforma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e está em seu segundo ano de atividades. Para acompanhar as próximas ações do Projeto, acesse: http://institutoalgar.org.br/algartransforma

Sobre a Trupe de Truões
Em 2012, a Cia. Teatral Trupe de Truões comemora dez anos de atuação. Com um elenco fixo de atores formados e também professores de teatro, o grupo transformou-se em Associação Trupe de Truões - Instituto de Educação, Pesquisa, Arte, Cultura e Informação, e sua sede consolidou-se como um Ponto de Cultura do Ministério da Cultura em Uberlândia-MG, onde são realizadas atividades de formação e multiplicação no teatro infanto-juvenil, pesquisa e atuação artística do grupo e de outros artistas da cidade.

Sobre o Instituto Algar
A Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São três programas sociais* que juntos chegam a 11 cidades, 116 escolas, 5,4 mil alunos, 540 educadores e a participação voluntária de 476 associados da Algar. Dentre eles, o Programa Algar Transforma, que atende 09 bairros de Uberlândia com objetivo de promover o desenvolvimento humano de alunos do ensino fundamental realizando ações de Educação Integral no contra turno escolar.

(*Dados referentes a 2011)

O quê: Intercâmbio Cultural entre Projeto Parangolé com Crianças e Trupe de Truões – Apresentação da peça "Os sinistros somos nozes”
Quando: 08 de outubro de 2012, a partir das 14h
Onde: Sede do Ponto de Cultura da Trupe de Truões
Av. Ana Godoy de Souza, 381 - Bairro Santa Mônica
Uberlândia (MG)

 Para saber mais, acesse:

via Douglas Luzz | Ciclo