sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Objetos do rito Bizantino serão expostos na Casa da Cultura


Ícones, mosaicos, vestes usadas pelos sacerdotes em liturgias, objetos sacros e outros artefatos do rito Bizantino (feito até hoje por igrejas ortodoxas), vindos da Grécia, serão expostos na Casa da Cultura. 

Às 20h deste sábado (24), o público poderá conferir a mostra “Herança Bizantina”, organizada pela Ordem Mundial dos Ortodoxos Hospitaleiros, pelo Ateliê de Iconografia Bizantina Theotokos e pela Paróquia Bizantina de Uberlândia São Nectários, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

Durante a exposição também será lançado o livro “O Santo Milagroso do Século XX – Nectários Metropolita Pentapóleos de Alexandria”. A publicação escrita por Dom Athanasio (grego radicado em São Paulo) relata a vida de São Nectários, um dos mais conhecidos santos ortodoxos. Nascido em 1846, o guia espiritual foi reconhecido por seu serviço e amor aos fiéis.

Quando Nectários faleceu, aos 74 anos, milagres começaram a ser atribuídos a ele. Desde então, muitos são os relatos de cura conferidos ao santo, proclamado pela Igreja Católica em 1961. “Dom Athanasio teve o prazer de conhecer e conviver com São Nectários. Por isso, compilou informações, fotos e depoimentos em um livro sobre o padroeiro da comunidade ortodoxa em Uberlândia. Athanasio estará em nossa cidade para o evento, assim como o arcebispo Dom Nicolau, do Reino Unido”, explicou padre Gregório, representante da Igreja Católica Ortodoxa Grega no município.

Uma apresentação musical ainda faz parte do evento. A pianista Grazielle Caroline Almeida irá receber os visitantes com interpretações especialmente selecionadas para a exposição.

Exposição “Herança Bizantina” e lançamento do livro “O Santo Milagroso do Século XX – Nectários Metropolita Pentapóleos de Alexandria”
Dia: 24 de novembro
Horário: 20h
Local: Casa da Cultura – praça Coronel Carneiro, 89, Fundinho
Mais informações: (34) 3255- 8252

via Secom PMU