sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Eventos culturais movimentam cenário uberlandense


Parangolé | Douglas Luzz
Haverá lançamento de livro com palestra de Pedro Bandeira, o escritor infanto-juvenil mais vendido no Brasil; Mostra de Vídeos e lançamento de DVD do Projeto Olho Portátil; além de apresentação inédita do Projeto Parangolé com Crianças e show do Grupo Barbatuques, no último Alvorada Cultural deste ano. Tudo com entrada franca. Confira datas e locais de cada evento.

O primeiro deles acontecerá no dia 22 de novembro e será o lançamento do livro Ideias Incontidas II, que é resultado do trabalho desenvolvido com alunos do setor leste de Uberlândia ao longo do ano pelo Emcantar, apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto Algar, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura em parceria com o Programa Algar Transforma.

Olho Portátil | Douglas Luzz
Os integrantes do Projeto Ideias Incontidas Ano II têm um encontro marcado na tarde deste mesmo dia com o escritor Pedro Bandeira para um bate-papo sobre produção literária. Logo mais à noite, haverá a palestra com o escritor, que se encontra no rol dos mais vendidos no Brasil. A palestra será aberta à comunidade e acontecerá a partir das 20h no Center Convention. Para participar, é preciso apenas confirmar presença pelo telefone: (34) 3213-1743.

No dia seguinte, 23 de novembro, acontecerá a Mostra dos Vídeos do Projeto Olho Portátil, também realizado com crianças e adolescentes do setor leste, com apresentação do Governo de Minas e do Instituto Algar, realizado pelo Emcantar por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Com foco na produção audiovisual e no patrimônio cultural, os integrantes desse projeto desenvolveram diversos vídeos entre os anos de 2011 e 2012, que serão exibidos entre às 10h e às 16h30 para alunos de escolas parceiras, na sede do Programa Algar Transforma, que fica no clube CESAG, bairro Alvorada.

Barbatuques | Inaê Coutinho
Para fechar a semana em grande estilo, no sábado (24), acontecerá no clube CESAG, a partir das 16h, mais uma edição do Festival “Alvorada Cultural”, a última do ano.
Entre as diversas atrações programadas para o evento, o Projeto Olho Portátil fará o lançamento do DVD com o resultado das produções realizadas em 2011 e 2012, e o Projeto Parangolé com Crianças Ano II fará uma apresentação inédita. Este último, com foco na formação artística dos participantes através de canções e brincadeiras da cultura popular, é apresentado pelo Instituto Algar e realizado pelo Emcantar por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, em parceria com o Programa Algar Transforma.

O festival ainda contará com a participação especial do Grupo Barbatuques, referência internacional em percussão corporal. Desde 1996, o núcleo artístico e pedagógico Barbatuques mantém um complexo trabalho de pesquisa sobre a linguagem sonora corporal e vem atuando por todo o Brasil e exterior com uma sólida agenda de shows e workshops. Recentemente, participou na França e África do Sul dos eventos para anúncio da Copa 2014 no Brasil.

O Alvorada Cultural é realizado pelo Emcantar e apresentado pelo Governo de Minas pelo e Instituto Algar por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e Lei Federal de Incentivo à Cultura.

22/11/12
Palestra com Pedro Bandeira 
Center Convention – 20h 
necessário confirmar presença pelo 3213-1743

23/11/12
Mostra de Vídeos “Olho Portátil”
CESAG – R. Augusta de Moraes, 04 – bairro Alvorada
10h às 11h30 e 15h30 às 17h.
Evento destinado a alunos de escolas interessadas. Pode-se entrar em contato pelo telefone 3216-6146

24/11/12 – Alvorada Cultural
Entre outros: Lançamento DVD Olho Portátil / Espetáculo Parangolé com Crianças / Show com Barbatuques 
CESAG – R. Augusta de Moraes, 04 – bairro Alvorada
a partir das 16h

entrada franca

Sobre o Instituto Algar
A Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São 3 programas sociais que juntos chegam a 10 cidades, 108 escolas, 10,8 mil alunos e 492 educadores e a participação voluntária de 436 associados da Algar.

via Michele Borges | Ciclo