domingo, 4 de novembro de 2012

Cidade recebe luzes do Novembro Azul


Durante o mês de novembro, ambientes de acesso público terão iluminação diferenciada. A Prefeitura de Uberlândia aderiu mais uma vez ao movimento mundial de mobilização contra a Diabetes. 

Conhecida como Novembro Azul, a iniciativa consiste em deixar, durante a noite, locais iluminados em tons de azul. Em Uberlândia serão iluminados o Museu Municipal e o Coreto, na praça Clarimundo Carneiro, 67.

O ato simbólico chamará a atenção de quem passar pelos locais a partir desta quinta (1º). A proposta é sensibilizar a comunidade para os cuidados com a doença e importância do diagnóstico precoce.

Novembro Azul 
Em 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. A data foi definida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), entidade vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), e introduzida no calendário em 1991, como resposta ao alarmante crescimento do diabetes em todo o mundo. 

Em 2007, a Assembléia-Geral da ONU aprovou a Resolução nº 61/225, e considerou o diabetes um problema de saúde pública, convocando os países a divulgarem esse dia como forma de alerta e os governos a definirem políticas e suporte adequados para os portadores da doença. 

No Brasil, também em 2007, entrou em vigor a Lei nº 11.347/2006, que dispõe sobre a distribuição gratuita de medicamentos, e materiais necessários à sua aplicação, para o tratamento de portadores de diabetes, reforçando, assim, a garantia constitucional do Sistema Único de Saúde (SUS) de atendimento universal e justo. 

via Secom PMU