terça-feira, 2 de outubro de 2012

Sessão especial de cinema homenageia reinventor dos westerns


Problemas de família, terra, justiça e sacrifício. Histórias com cenas de festa, brigas, mortes, partos, casamentos, guerra e paz, ganham vida e são contadas de um jeito irreverente e realista, que esnobam os limites entre o trágico e o ridículo. 

Estas e muitas outras histórias fazem parte de enredos adaptados por John Ford (1894-1973), o controverso conservador da sétima arte das décadas de 30 a 60. Para mostrar um pouco da trajetória do inventivo e polêmico cineasta americano, o Cineclube Cultura apresenta algumas de suas principais obras em sessões gratuitas na Oficina Cultural, sempre aos finais de semana, às 20h.

A escolha do homenageado do mês de outubro se deve ao fato de que o olhar de Ford não era o de um historiador, mas o de um patriarcal criador de mitos. Isso é o que afirma Paulo Torres, responsável pelo projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC). “Decorridos 39 anos de sua morte, Ford permanece como um dos grandes de Hollywood. Talvez porque reverenciasse o passado como lamento à extinção de um mundo onde, apesar dos obstáculos típicos de uma sociedade em transição, ainda fosse possível encontrar certos valores como honra, lealdade, camaradagem, responsabilidade, coragem e união familiar. Modas passam, glórias se dissipam e alguns são esquecidos, mas John permanece”, disse.

Com mais de 141 filmes em seu currículo, Ford reinventou o western ao enxergar novas possibilidades para o gênero (54% de películas de faroeste fazem parte de sua filmografia) e se aventurou em outros estilos, desde a era do mudo ao das cores. 

Para o Cineclube Cultura foram escolhidas películas como “Terra Bruta” (Two Rode Together – EUA/1961, cor, 109 min), “Depois do Vendaval” (The Quiet Man – EUA/1952, cor, 129 min), “Domínio de Bárbaros” (The Fugitive – EUA e México/1947, p/b, 104 min) e “O Céu Mandou Alguém” (3 Godfathers – EUA/1948, cor, 106 min).

Confira a programação:

O Cinema Segundo John Ford

Sábado (6)
Filme: “Terra Bruta” (Two Rode Together – EUA/1961, cor, 109 min)
Direção: John Ford
Elenco: Com James Stewart, Richard Widmark, Shirley Jones
Sinopse: O oportunista Guthrie McCabe e o tenente Jim Gary partem em uma missão de resgate a crianças capturadas, há anos, por uma tribo indígena. Duas são trazidas de volta, mas a comunidade se mostra relutante em aceitá-las.

Domingo (7)
Filme: “Depois do Vendaval” (The Quiet Man – EUA/1952, cor, 129 min)
Direção: John Ford
Elenco: Com John Wayne, Maureen O'Hara, Barry Fitzgerald, Ward Bond, Victor McLaglen
Sinopse: O boxeador Sean Thornton encerra sua carreira e decide voltar à Irlanda, seu país de origem, onde se apaixona por Mary Kate Danaher. Contudo, para se casar com ela, Sean terá de conquistar o consentimento do irmão de sua pretendida.

Sábado (20)
Filme: “Domínio de Bárbaros” (The Fugitive – EUA e México/1947, p/b, 104 min)
Direção: John Ford
Elenco: Com Henry Fonda, Dolores del Rio, Pedro Armendáriz, J. CarrolNaish
Sinopse: Em um ditatorial país da América do Sul, onde a religião se tornou ilegal, um padre passa a ser perseguido e luta contra sua consciência. Baseado no romance “The Power and the Glory” de Graham Greene.

Domingo (21)
Filme: “O Céu Mandou Alguém” (3 Godfathers – EUA/1948, cor, 106 min)
Direção: John Ford
Elenco: Com John Wayne, Pedro Armendáriz , Harry Carey, Jr e Ward Bond
Sinopse: Perseguidos pelo xerife Sweet devido ao roubo de um banco, três ladrões fogem pelo deserto. No trajeto, encontram a sobrinha do xerife em trabalho de parto. Antes de falecer, ela os faz cumprir a promessa de cuidar de seu filho.

Serviço:

O quê: Cineclube Cultura
Quando: Às 20h dos dias 6, 7, 20 e 21 de outubro
Onde: Sala Roberto Rezende - Oficina Cultural
Endereço: Praça Clarimundo Carneiro, 204, bairro Fundinho
Entrada gratuita