terça-feira, 9 de outubro de 2012

Esterilização contribui para controle da população animal


Uberlândia possui uma população de mais de 82 mil cães e gatos. Além de desenvolver ações para evitar que os animais contraiam doenças como a leishmaniose e a raiva, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ainda oferece o serviço de esterilização. 

A cirurgia é disponibilizada gratuitamente desde 2009 em parceria com o Hospital Veterinário, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Podem ser submetidos ao procedimento animais saudáveis com idade a partir de seis meses. O dono do animal interessado em solicitar o serviço deve procurar a sala de vacina do CCZ. É preciso levar RG, CPF, comprovantes de endereço e de renda de até três salários mínimos e caderneta de vacinação atualizada do animal. 

Após o cadastro, o CCZ agenda a data para o proprietário buscar a autorização e levar o animal ao Hospital Veterinário.

De acordo com a médica veterinária do CCZ, Ana Cláudia Borges, são realizadas em média 100 cirurgias por mês. “Quem cria um animal deve exercer uma posse responsável, que inclui, entre outras posturas, a esterilização. Além de ajudar no controle da população animal, evita crias indesejáveis, que depois são abandonadas e ficam sujeitas a acidentes, agressões e doenças”, disse.

Esterilização de cães e gatos
Local: Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
Endereço: Avenida Alexandrino Alves Vieira, 1.423, bairro Liberdade.
Telefone: 3213-1470.
Documentos necessários: RG, CPF, comprovante de endereço, comprovante de renda de até três salários mínimos e caderneta de vacinação do animal atualizada.

Foto: Daniel Nunes
via Secom PMU