quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Prefeitura e Estado entregam 21 novas ambulâncias


A saúde pública de Uberlândia é mais uma vez beneficiada pelas ações executadas por meio da parceria entre a Prefeitura de Uberlândia e o Governo do Estado de Minas Gerais. 

Nesta quinta-feira (27), o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, entregou oficialmente à Central de Ambulâncias 21 novas ambulâncias em solenidade realizada na Praça Cívica, no Centro Administrativo Municipal.

Com investimentos de mais de R$ 1,3 milhões, a Prefeitura adquiriu as 21 ambulâncias, sendo 18 para simples remoção e três semi-UTIs móveis, específicas para atendimento de média e alta complexidade. A entrega dos veículos amplia a atual frota para 55 unidades, sendo que 50 são para simples remoção e cinco são semi-UTIs móveis.

“Todas essas aquisições foram possíveis graças à parceria com o Governo do Estado, que atendeu ao nosso apelo de reforçar a frota de Uberlândia. No início deste governo municipal, em 2005, apenas seis ambulâncias apresentavam condições de uso. 

Hoje, a realidade é outra e tudo em respeito ao povo de Uberlândia, que merece um atendimento em saúde pública de qualidade”, disse o prefeito Odelmo Leão.

Em 2006, 46.697 pessoas foram atendidas pelo transporte de ambulância municipal. Em 2011, foram mais de 68 mil pacientes, um aumento de quase 50% em menos de seis anos. De janeiro a agosto deste ano, mais de 43 mil pacientes já foram atendidos.
           
Corpo de Bombeiros

O atendimento das ambulâncias municipais funciona durante 24 horas com transferência hospitalar e também remoção para tratamento em outras cidades. A Prefeitura conta também com importantes parcerias, com as empresas Phoenix e Medilar especializadas em transportes de emergências e UTI móvel, que fazem em média 143 remoções de pacientes por mês. Outro importante parceiro é o Corpo de Bombeiros, com os serviços dos paramédicos que dão os primeiros socorros.

Para o comandante do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Uberlândia, Tenente Coronel Felipe Aidar, os novos veículos vão trazer mais tranquilidade ao atendimento. “Embora o Corpo de Bombeiros não tenha recebido reclamações quanto ao tempo de chegada, que é em média de oito minutos, sempre que necessitamos de retaguarda, reportamos ao Município e temos retorno”, declarou.

Para ser atendido em situações de urgência e emergência, o cidadão deve ligar nos números 192 ou 3238-6866 e solicitar a ambulância.

Números – Central de Ambulâncias
Início de 2005
Central de Ambulâncias contava com 19 ambulâncias, das quais:
9 foram leiloadas;
4 estavam sem condições de uso;
6 continuaram em condições de trabalho.

Gestão Odelmo Leão (2005-2012)
Foram adquiridas 19 ambulâncias, abaixo relacionadas, sendo:
12 adquiridas com verba municipal;
6 doadas pelo Estado;
1 doada pelo DST/AIDS.

Em seguida, foram adquiridas mais 14 ambulâncias, abaixo relacionadas, sendo:
12 adquiridas com verba municipal.
1 doada pelo Estado.
1 doada pelo Ministério Público.

A Central de Ambulância passou a contar com 39 ambulâncias, das quais:
2 foram cedidas ao Corpo de Bombeiros.
2 foram leiloadas.
1 está em processo de leilão.

Desta forma, a Central contava com 34 ambulâncias, sendo:
9 ambulâncias nas UAIs.
2 ambulâncias nos Distritos.
4 ambulâncias p/ viagens (Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
1 ambulância à serviço da Saúde Mental.
2 ambulâncias à serviço do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro.
5 ambulâncias na Central de Ambulâncias.
11 ambulâncias (manutenção preventiva e substituição).

Hoje, 27 de setembro de 2012, foram entregues:
18 ambulâncias simples remoção e 3 semi-UTIs.

Total: 55 ambulâncias, sendo 50 de simples remoção e 05 semi-UTIs

via Secom PMU