segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Batata no centro das discussões até dia 20


Eventos em Uberlândia mostram a importância da batata para a alimentação e economia de diversos países

Uberlândia sedia, entre os dias 17 e 20 de setembro de 2012, o 25º Congresso Latino Americano de La Papa (Alap) e o 14º Encontro Nacional de Produção e Abastecimento da Batata. Os eventos, organizados pela Associação Brasileira da Batata (ABBA) junto com o Instituto de Ciências Agrárias (ICIAG) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), acontecem no Center Convention. Neste ano, os temas que irão nortear os eventos são “Por que a batata é imprescindível à humanidade” e “A importância da cadeia da batata para centenas de países”.

No mundo, segundo a FAO, a batata é o 3º alimento mais consumido. Anualmente são produzidos mais de 300 milhões de toneladas (19 milhões de hectares), área similar à da soja. Mais de 90% da produção concentra-se no hemisfério norte, principalmente na China, Rússia, Índia, Estados Unidos, Polônia, Ucrânia, Alemanha, Holanda, Reino Unido e França.

O Brasil ocupa a 25ª posição em produção mundial e a batata é um dos alimentos mais consumidos pela população. Anualmente, são produzidos nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais, Goias e Bahia mais de 2,5 milhões de toneladas em aproximadamente 120 mil hectares.

Benefícios da batata
Em países latino-americanos como a Argentina e Uruguai e Chile e europeus como a Inglaterra a batata é um dos alimentos presentes no dia a dia da população. No Brasil, apesar de ainda o arroz com feijão não faltar à mesa, a batata proporciona diversificação no cardápio e complementa as refeições.

A importância da batata para compor a dieta de tantos países vem, em parte, de algumas de suas características, como: alimento saudável (não engorda), versátil (permite milhares de combinações), universal (o mundo inteiro come batata) e acessível (alimento de pobres e ricos).

Em 2008, a Organização da Nações Unidas (ONU) instituiu o ano como o “Ano Internacional da Batata”, por defender que o tubérculo é um componente importante no combate à pobreza e à miséria, já que sua produção é ideal em regiões com escassez de terra e abundância de mão-de-obra, condições que caracterizam boa parte dos países em desenvolvimento. Além disso, o plantio da batata produz alimentos mais rapidamente e em condições climáticas mais adversas que qualquer outro grande cultivo.

Mais informações sobre a programação dos eventos no site www.alap2012.com

via Anderson Tissa | Serifa