quarta-feira, 25 de julho de 2012

Edição de julho do Afrocine traça paralelo histórico

Com base na crença de que o tempo passa e nada muda, o diretor paranaense Sérgio Bianchi produziu, em 2005, o longa “Quanto Vale ou é por Quilo?”. O filme, que é uma adaptação livre para o conto “Pai contra Mãe”, do escritor Machado de Assis (1839 – 1908), será exibido nesta quarta-feira (25), às 20h, em mais uma edição do Afrocine. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e pela Diretoria de Assuntos Afro-Raciais (Diaafro), o projeto promove sessões mensais de cinema na Oficina Cultural em prol do desenvolvimento da matriz africana em Uberlândia.

Crise de valores
Concebida para gerar reflexão, a película “Quanto Vale ou é por Quilo?” traça um paralelo entre o período da escravidão e a sociedade brasileira contemporânea, com enfoque nas semelhanças existentes no contexto social e econômico das duas épocas.

No elenco, Ana Carbatti, Cláudia Mello, Hérson Capri, Caco Ciocler, Caio Blat, Ana Lucia Torre, Silvio Guindane, Myriam Pires, Lena Roque e Leona Cavalli dão vida aos personagens polêmicos, ora vítimas, ora causadores da desigualdade.

Para mostrar a crise de valores entre as gerações, o diretor cruza histórias. Apresenta aos espectadores um capitão-do-mato que captura, no século 17, uma escrava fugitiva e grávida, mas também revela a trajetória de Arminda, uma mulher que trabalha em um projeto de informática desenvolvido na periferia de uma comunidade carente. Ao mesmo tempo, conta o que levou Candinho, um jovem desempregado cuja esposa está grávida, a tornar-se matador de aluguel.
:
Exibição do filme “Quanto Vale ou é por Quilo?” (Brasil – 2005 - 108 minutos)
Quarta-feira (25), às 20h
Oficina Cultural
Praça Clarimundo Carneiro, 204, Centro
Entrada gratuita

via Secom PMU