quinta-feira, 24 de maio de 2012

Procon assina convênio para atendimento a superendividados

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia assinou convênio com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para trabalho do Núcleo de Apoio aos Superendividados. Três alunos do curso de Direito foram selecionados para fazer o atendimento de conciliação no projeto, que atende aos consumidores com dívidas que extrapolam o orçamento mensal, a ponto de comprometer a dignidade. 

A princípio, eles acompanharão as audiências e entrevistas e darão suporte às pessoas que procurarem o núcleo. O serviço também será prestado na UFU para desafogar a procura no prédio do Procon.

O Procon de Uberlândia é pioneiro na prestação deste serviço em Minas Gerais. Cidades da região, como Tupaciguara, Monte Carmelo e Ituiutaba, buscam o órgão como referência. O Núcleo de Apoio aos Superendividados de Uberlândia foi aberto antes mesmo que em São Paulo, onde se encontra o maior Procon do país.

De acordo com Eurípedes Cáritas de Carvalho, superintendente do Procon, o atendimento realizado pelo Núcleo de Apoio aos Superendividados acaba sendo também de atenção psicológica. "As pessoas, quando chegam ao superendividamento, têm vergonha, descontrole emocional e até mesmo tendências suicidas, que afetam o relacionamento com a família e com o mundo. Este trabalho é importante para que seja devolvida a dignidade a essas pessoas, já que muitas possuem tantas dívidas que não conseguem, sequer, que seja preservado o mínimo existencial para garantir seus direitos básicos, como a alimentação", afirmou.

Veja algumas dicas para evitar o superendividamento:

Antes de comprar, pense na relevância do produto
Compre à vista sempre que for possível
Quando for parcelar, verifique juros, prazo e preço final
Planeje o orçamento doméstico e coloque as contas no papel
Não comprometa mais de 30% do orçamento mensal com prestações
Tente renegociar a dívida com o fornecedor
Quando não obtiver resultado, busque auxílio no Procon, tendo em mãos o montante das dívidas, o orçamento e quanto poderá pagar

Serviço:
Núcleo de Apoio aos Superendividados
Procon
Avenida João Pinheiro, 1417, Aparecida
(34) 3291-1600 

Secom PMU
--
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO