quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

CDL Uberlândia e CEPES/UFU fecham boletins do varejo de 2011

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberlândia (CDL) e o Centro de Pesquisas Econômico-sociais (CEPES), órgão do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (IEUFU), divulgaram os resultados de três Boletins de  Conjuntura Econômica e Desempenho de Setores do Varejo em Uberlândia. A pesquisa tem o objetivo de sinalizar o desempenho de cada setor do varejo e ajudar os lojistas a ter uma melhor gestão de vendas e negócios, prospecção de mercado consumidor e de novos investimentos.

Fazendo um balanço dos meses de setembro, outubro e novembro de 2011, observa-se que houve estabilidade das vendas nos dois primeiros meses, em relação aos meses anteriores, e o início do efeito de final de ano alavancando as compras. As informações obtidas apontam ainda que esse processo de estabilidade seguida de crescimento se deu com faturamento sempre abaixo do que era esperado pelos lojistas, sendo que a distância entre o que esperavam e o que se realizou foi maior nos meses de setembro e outubro, já que em novembro os resultados foram um pouco mais próximo do que esperavam.

Outra conclusão percebida pelos pesquisadores é que as vendas de final de ano não se deram na medida planejada pelos comerciantes. Só os resultados de dezembro mostrarão se houve uma aceleração a ponto de suprir as elevadas expectativas para o período.

De acordo com as informações obtidas na Pesquisa Mensal de Conjuntura Econômica do Comércio Varejista de Uberlândia realizada em dezembro, o mês de novembro, por exemplo, foi um mês de significativo crescimento das vendas. Porém, a pesquisa mostra que não atingiram o volume que se esperava negociar, o que explica que a nota atribuída pelos comerciantes ao mês foi menor do que a anotada para outubro – 74,20.  Ao todo, 41,44% dos comerciantes registraram acréscimo de faturamento no mês de novembro, quando, em outubro, a expectativa foi de que 50% dos comerciantes conseguiriam esse crescimento no faturamento.

A coleta de dados para observar os resultados de dezembro foi realizada no mês de janeiro e terá seus resultados divulgados no dia 28 de fevereiro, às 7h45, na CDL Uberlândia (4º andar).

Baixe os boletins meses outubro, novembro e dezembro.

via Serifa
--
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO