sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Escolas municipais se preparam para iniciar o ano letivo

As escolas municipais de Uberlândia já se preparam para receber os alunos no início do ano letivo. A Secretaria Municipal de Educação realizou a compra dos kits escolares, mochilas, materiais didáticos e merenda. A entrega será feita aos alunos no começo do mês de fevereiro.

Os kits escolares são montados especialmente para as crianças da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação para Jovens e Adultos (EJA), além dos estudantes do Programa Municipal de Erradicação do Analfabetismo (PMEA). São cinco diferentes kits: 

Ensino Infantil – 0 a 3 anos:

1 caixa de lápis (gizão de cera grosso) com 12 cores;
1 caderno de desenho grande, brochura, com 40 folhas;
1 caderno capa dura pequeno, para recados, com 48 folhas;
1 toalha de mão.

Ensino Infantil – 4 e 5 anos – e 1º ano do Ensino Fundamental:

2 cadernos brochurão com pauta, com 96 folhas;
1 caderno capa dura pequeno, com 48 folhas;
2 lápis pretos nº 2;
1 caixa de lápis de cor grande, com 12 cores;
1 borracha nº 40 branca;
1 cola 110g;
1 tesoura escolar sem ponta com cabo anatômico com aproximadamente 12cm.

Ensino Fundamental – 2º ao 5º ano:

4 cadernos brochurão com pauta, com 96 folhas;
1 caixa de lápis de cor grande, com 12 cores;
1 borracha nº 40 branca;
2 lápis preto nº 2.

Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano – e EJA:

1 caderno de 10 matérias capa grossa, com 200 folhas;
1 caneta esferográfica cor azul;
1 borracha nº 40 branca;
1 caixa de lápis de cor grande, 12 cores;
2 lápis preto nº 2.

PMEA:

2 lápis peto nº 2;
1 borracha nº 40 branca;
2 cadernos brochurão com pauta, com 96 folhas. 

Além da distribuição do kit escolar para os alunos da rede municipal, as escolas receberão materiais didáticos. Uma parte dos itens já foi entregue e o restante chegará às unidades de ensino em fevereiro. Materiais como caderno, borracha, lápis, régua, giz de cera, cartolina, tinta guache, papel crepon, tinta facial e caneta hidrocor ajudam na realização das atividades.

Também foram entregues às unidades de ensino uma remessa de produtos para a merenda escolar. Segundo a diretora do setor de Merenda Escolar e Divisão de Suprimentos da Secretaria Municipal de Educação, Julieta Carvalho, a reposição é feita conforme a necessidade de cada escola.

Os nutricionistas trabalham na preparação de cinco diferentes cardápios, que possuem a quantidade diária ideal de calorias, proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais  para as diferentes faixas etárias, de acordo com a Resolução/CD/FNDE Nº 38. "A merenda conta com um cardápio selecionado com muito cuidado, priorizando sempre a qualidade do produto", afirmou Julieta Carvalho.

Há ainda o projeto desenvolvido com as crianças que têm intolerância à lactose ou diabetes. Para os alunos com intolerância à lactose, o leite de vaca comum é substituído pelo leite de soja. Para os que têm diabetes, o cardápio inclui bolacha água e sal, torrada integral, adoçante e doce diet.

via Secom PMU
--
FarolCom | Coletivo de Imprensa
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO