quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Museu de Biodiversidade do Cerrado torna-se interativo e diversifica atrações

A reinauguração do Museu de Biodiversidade do Cerrado marcou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento realizado nesta quarta-feira (19) evidenciou a importância de se preservar a diversidade biológica e o quanto o Parque Municipal Victório Siquierolli contribui com esta situação ao abrigar o Museu, mantido graças à parceria entre a Prefeitura de Uberlândia e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O espaço, que expõe exemplares da fauna e da flora da região desde 2002, agora conta com novas vitrines e placas explicativas, diferentes animais do Cerrado e aquáticos, além de novos monitores para acompanhamento às visitas.

"É muito bom ver o Museu de portas abertas após todo esse trabalho de modernização, contribuindo para a educação ambiental e levando aos estudantes um ponto de referência dedicado à preservação e valorização do bioma Cerrado", disse Raquel Rocha, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A estrutura pedagógica também foi renovada: foram adquiridos recursos tecnológicos, jogos e livros mais modernos para conferir ao Museu maior interatividade.

"O objetivo é que os visitantes interajam com as informações e descubram por eles mesmos as novidades que apresentamos. Aos poucos, vamos tornando o Museu mais completo, como um verdadeiro recorte do Cerrado", afirmou Fernanda Helena Nogueira-Ferreira, curadora da Coleção Didática do Museu.

Até o final do ano, outras novidades estão previstas. O Museu de Biodiversidade do Cerrado está preparando a inauguração de um meliponário, local para criação de abelhas sem ferrão. Os educadores têm destaque especial como público-alvo do Museu. "Com essa reformulação, incentivamos os professores a trazerem suas turmas para conhecer o novo espaço", explicou Daniela Jacobucci, coordenadora do projeto de modernização do Museu.

Museu de Biodiversidade do Cerrado
Parque Municipal Victório Siquierolli – Avenida Nossa Senhora do Carmo, 707, bairro Jardim América
Aberto para visitação com acompanhamento de monitores de terça a domingo, das 8 às 17 horas.
Visitas em grupo podem ser agendadas por meio do telefone (34) 3212-1692.


via Secom PMU
-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.