quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Está acabando o prazo de inscrição do desafio Ciência Viva

Os estudantes interessados em participar tem até o dia 30 deste mês para se inscrever

Termina na próxima terça-feira (30) o prazo para os estudantes do ensino fundamental, médio e profissionalizante se inscreverem seus trabalhos na 16ª edição do Ciência Viva. A feira, que integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Uberlândia, será realizada este ano no dia 18 de outubro, das 11 às 21 horas, no Center Convention. O evento abordará este ano o tema Vida e Radiação. 

Para discutir este tema a feira deste ano propôs um desafio aos estudantes, para que eles desenvolvam um projeto para solucionar o seguinte problema: evacuar a população nas proximidades de uma Usina Nuclear, como Angra I, numa iminência de um incidente em que  pudesse ocorrer exposição à radiação nuclear. "A idéia é desenvolver um plano de ação dentro do contexto da cidade de Angra dos Reis, considerando dados geográficos, estatísticos e informações sobre transporte e tecnologia", explica a coordenadora da Ciência Viva, professora Sílvia Martins, do Museu Diversão com Ciência e Arte da Universidade Federal de Uberlândia (Dica/UFU).

Segundo Martins, um dos objetivos da Ciência Viva deste ano  é desmistificar questões relacionadas à radiação. "Quando se fala sobre radiação, não raro, vem à mente das pessoas somente usinas nucleares e bombas, mas é preciso refletir a presença da radiação no cotidiano das pessoas e não confundir radiação com radioatividade", observa a coordenadora.

Quem pode participar
Podem participar estudantes do ensino básico (fundamental, médio e profissionalizante) de instituições públicas e particulares de Uberlândia e região. Serão dois formatos de participação: feira e desafio. A feira é dividida em três categorias: A - Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano), B – Ensino Fundaental II (6º ao 9º ano) e C – Ensino Médio e Técnico. Já no formato desafio poderão ser formados grupos mistos com alunos do ensino fundamental II, médio ou técnico da mesma escola.

Onde se inscrever
As inscrições estão sendo realizadas na Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), na avenida Vasconcelos Costa, 1500,  ou pelo e-mail cienciavivaudi@gmail.com. Os interessados em participar da feira deverão se inscrever até o dia 30 de setembro; para os que optarem por responder ao desafio terão que se inscrever até o dia 30 de agosto. A divulgação dos trabalhos selecionados para a feira e desafio será no dia 5 de outubro, sendo que no dia 30 de setembro será feita a pré-seleção para o desafio.

Resultados
Serão classificados até 25 projetos para a feira e premiados com medalhas e certificados para as três categorias os classificados em 1º, 2º e  3º lugares.  Para o desafio, serão classificados até cinco projetos e premiado o 1º lugar com certificado e medalha. As escolas com trabalhos premiados em 1º, 2º e 3º lugares na feira e 1º lugar no desafio reberão troféus. E todos os integrantes das equipes receberão certificados de participação. 

Sobre a Feira
A feira Ciência Viva é um evento anual realizado desde 1995 pela Fundação de Apoio e Desenvolvimento Empresarial (Fade), Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) e de instituições públicas e privadas. Em 2009, a feira passou a fazer parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Uberlândia, coordenado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT).

Neste ano de 2011, a feira é realizada pela Fade, Prefeitura Municipal de Uberlândia e  Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica), da Universidade Federal de Uberlândia. Conta com o apoio da Aciub, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (cemepe), Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e CNPq. 

Lucas Barbosa G.A.
-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.