quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Curso de Mobilidade Urbana

Estão abertas as inscrições para o Curso de Capacitação em Mobilidade Urbana. As inscrições poderão ser feitas até o dia 30 de agosto no site www.mobilidadeurbana.org.br.  O Curso terá duração de 10 módulos com início no dia 02 de setembro de 2011.


O curso irá proporcionar ao participante os estudos da mobilidade urbana  e do acesso ao espaço urbano. Permite compreender as dinâmicas da estrutura interna das cidades, principalmente sob o olhar das pessoas com mobilidade reduzida, avaliando, assim as barreiras e significados desses espaços e, consequentemente, da cidade para os sujeitos que vivenciam o cotidiano urbano, seja, uma pessoa com deficiência, idoso, gestante ou não.


Apresentação da Proposta

A presente proposta resulta de uma linha de pesquisa que o coordenador deste projeto, Prof. Dr. Vitor Ribeiro Filho, desenvolve nos cursos de Graduação e Pós-Graduação no Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, onde vem se destacando na temática da Geografia Urbana com ênfase nas cidades médias, por outro lado faz parte do tripé: ensino, pesquisa e extensão que dá sustentação as atividades da universidade.


O curso é gratuito e será entregue certificado para os participantes que tiverem  75% de presença.


Cabe ainda destacar, que este curso é desdobramento de outros projetos e atividades: Acessibilidade ao Espaço Urbano: análise dos deslocamentos das pessoas com mobilidade reduzida em Uberlândia - MG e Palmas – TO, projeto aprovado no Edital CNPq 02/2009 – Seleção pública de projetos de pesquisa nas áreas de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas e do Pós-Doutorado realizado na Universidade de Lisboa no período de outubro de 2010 a março de 2011.

 Público Alvo, Período de Realização e Número de Vagas

 Este curso visa atender as lideranças comunitárias, funcionários de órgãos públicos, entidades sociais e alunos de instituições de ensino superior. Serão oferecidas 60 vagas para a cidade de Uberlândia e região. O curso será realizado em dez módulos com início em 02 de setembro de 2011 e término em  11 de novembro de 2011 (total de 100 horas/aulas).


Objetivo Geral

Fornecer aos participantes um conjunto de conceitos, métodos e técnicas visando à capacitação na compreensão dos temas ligados à mobilidade urbana e as pessoas com mobilidade reduzida.


Objetivos Específicos

Compreender a mobilidade urbana no contexto da cidade e da cidadania;

Identificar as principais barreiras enfrentadas pelas pessoas com mobilidade reduzida em seus deslocamentos cotidianos nos  espaços públicos, áreas de lazer  e comerciais das cidades;

Propiciar aos participantes o contato com as práticas inclusivas e de vivências urbanas das pessoas com mobilidade reduzida  no âmbito do espaço urbano;

Distinguir as diferentes categorias das pessoas com mobilidade reduzida;

Analisar o planejamento e gestão urbanos  no que tange ao cumprimento da legislação urbana e o exercício da cidadania.


Metas a serem Alcançadas

Contribuição para o desenvolvimento e difusão de métodos e técnicas nos deslocamentos das pessoas com mobilidade reduzida no acesso ao espaço urbano;

Qualificação dos atores sociais que estejam atuando na temática em questão, tais como: lideranças comunitárias, funcionários de órgãos públicos, entidades sociais e alunos de instituições de ensino superior;

Publicação de um livro de autoria coletiva com base na temática da Mobilidade Urbana e as Pessoas com Mobilidade Reduzida;

Divulgação na mídia local e regional objetivando dar visibilidade às atividades realizadas durante a execução do projeto.

  

Outras informações:

Prof. Dr. Vitor Ribeiro

Fone: (34) 9141-9408

email: vitor.f@terra.com.br


via Cidade Futura

--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.